Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Escola Neutel Maia recebe premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

O Acre tem participado de forma significativa na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). Este ano foram mais de 80 mil alunos, de 19 municípios, inscritos na sexta edição da competição. É uma iniciativa que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.


Como demonstração desse avanço no ensino de matemática no Acre, a Escola Neutel Maia recebeu nesta quinta-feira, 27, uma TV LCD de 32 polegadas, home theater e uma biblioteca básica de matemática com livros e softwares da área. Em 2008 foram três medalhas e 11 menções honrosas, e em 2009, três medalhas e 10 menções honrosas, além de três bolsas de estudo de iniciação científica. A estratégia da instituição tem sido trabalhar com os alunos no contraturno. “Este ano nosso foco é na sensibilização dos professores diante da importância dessa olimpíada”, explica a gestora Elisângela Fadul.



Oficinas do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar de Matemática têm contribuído com a capacitação dos professores. “Dados os últimos resultados, temos certeza de que o trabalho tem sido desenvolvido a contento e temos conseguido despertar o interesse e o prazer com relação à disciplina, o que sempre foi difícil fazer. Os últimos números do IDEB têm mostrado que nossa escola está no caminho certo”, explica a coordenadora pedagógica Jussara Bonfim.



Para a edição 2010 os estudantes estão animados para ultrapassar o número de medalhas conquistadas. “Estou estudando em casa e com um grupo de colegas orientados pelos professores da escola, fiz vários simulados voltados para a olimpíada desde 2007 e espero desta vez ganhar medalha de prata”, declara Iago Leandro, estudante do 9º ano, medalhista em três anos consecutivos. O pai de Iago, Eurivan Pereira, afirma que seu filho tem apresentado um grande avanço no raciocínio lógico e na compreensão do mundo.





Aluna exibe trofeu (Foto: Assessoria SEE) As provas da primeira fase em 2010 acontecem no dia 08 de junho, que consiste em uma avaliação objetiva com 20 questões-problema. A segunda fase será no dia 11 de setembro, na qual os concorrentes farão uma prova discursiva com 6 a 8 questões. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na 1ª Fase.

Os alunos podem ganhar medalhas de ouro, prata e bronze, menção honrosa e bolsas de iniciação científica Junior. Os professores e as escolas também podem ser premiados nas olimpíadas. O docente do aluno que alcança a 2ª fase pode concorrer a uma placa de homenagem e coleção de livros escolhidos pela OBMEP.



Essa olimpíada é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica. A iniciativa é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas.

sábado, 8 de maio de 2010

Governo concede anistia do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

A partir de agora, os contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderão ter até 100% de dispensa das multas e acréscimos moratórios relativos ao imposto decorrente de fatos geradores ocorrido até 31 de dezembro de 2009.


A medida, conhecida como Programa de Recuperação Fiscal (Refis), por meio da lei nº 11.908/10, foi divulgada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (5). Maiores informações através do call Center da Sefaz, 0800 071 0071 ou pelo site da Sefaz.

A nova lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado com 32 votos a favor, também possibilita que os contribuintes baianos parcelem suas dívidas com o Estado em até oito vezes. Para pagamento a vista, o contribuinte cadastrado deve acessar o site da secretaria e emitir o Documento Estadual de Arrecadação (DAE). Já quem quiser parcelar a dívida deverá procurar a unidade da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) mais próxima, por intermédio das Inspetorias ou SACs, até o dia 25 deste mês.

Os interessados em obter o benefício para pagamento de apenas parte dos débitos de um ou mais processos, deverá formalizar requerimento, também até o dia 25, com indicação dos itens de débito a serem pagos. O modelo do requerimento será disponibilizado pela internet, no site da Sefaz. De acordo com o diretor de arrecadação da Sefaz, Reginato Pereira, o contribuinte não precisará formalizar seu interesse em obter o benefício, quando optar pelo pagamento de todos os débitos. “No caso de pagamento de todos os débitos de um ou mais processos, considera-se manifestado interesse no momento de quitação a vista ou a formalização do pedido de parcelamento”, explicou Reginato.

Para o secretário da Fazenda da Estado, Carlos Martins, o benefício é mais uma medida adotada pelo governo da Bahia com o objetivo de minimizar os efeitos da crise econômica que atingiu a todos em meados de 2008. “A anistia não deve ser utilizada como uma política tributária regular e frequente, mas em situações como a que vivemos no ano passado, quando os contribuintes tiveram dificuldades de pagar os impostos em dia”, ressaltou o secretário.

Prazos e abatimentos

De acordo com a nova lei, os contribuintes poderão ter dispensa de até 100% de multas e acréscimos moratórios para pagamento de débitos relacionados com a falta de pagamento do tributo, se recolhido integralmente até 31 deste mês. Caso optem pelo parcelamento da dívida, o abatimento será de 80% e em oito parcelas mensais, iguais e sucessivas, com a primeira vencendo até o dia 31 e as demais no dia 29 de cada mês.

No entanto, o benefício não se aplica aos débitos fiscais decorrentes exclusivamente de penalidades pecuniárias por descumprimento de obrigações acessórias, que poderão ser quitadas com redução de 90% se recolhidas integralmente até 31 de maio. A redução será de 50% para aqueles que realizarem o recolhimento em até oito parcelas mensais, iguais e sucessivas, sendo a primeira parcela com vencimento em 31 de maio e as demais no dia 29 de cada mês subsequente. Nesse último caso, não incidirão juros.

domingo, 2 de maio de 2010

Polícia Civil encontra desmanche em Senhor do Bonfim

Ação da polícia civil comandada pelo delegado Dr. Felipe Nery localiza em uma fazenda no interior da cidade alguns veículos roubados.

No dia 28, uma ação da Polícia Civil, comandada pelo Delegado Felipe Néri, que também é o coordenador da 19ª CORPIN, descobriu um desmanche de carros em uma fazenda no Cazumba, distrito de Bonfim.

O Delegado informou que a polícia já vinha investigando essa prática, através de uma observação do principal suspeito o Sr. Paulo Sergio, que já era conhecido da polícia, pois há mais ou menos 5 anos atrás foi indiciado como o responsável por um desmanche ao lado do complexo, numa oficina em que ele era o proprietário.

Em fevereiro desse ano, através de uma prisão em flagrante de uma moto, revelou informações dessa fazenda, e em uma primeira diligência, não foi encontrado nenhum suspeito, mas havia ali no local motos roubadas, e já se sabiam também que o Sr. Paulo Sérgio era a pessoa que chefiava uma quadrilha, naquela residência.

A partir desse momento, a polícia montou campanas e passou monitorar o local, aguardando a ocasião em que algum veículo roubado entrasse naquela propriedade e o principal suspeito estivesse presente, para que a mesma fizesse a abordagem e o apanhasse em flagrante.

A meia-noite houve então a confirmação. Havia ali dois carros possivelmente roubados e o Paulo Sérgio e sua companheira, uma jovem menor de idade, o que segundo o delegado já implica em um outro crime, corrupção de menores, pois a garota também estaria envolvida, com o crime em questão.

Na casa a polícia encontrou apenas um carro, um Fiat Uno, mas nas proximidades da residência, em meio ao mato, a cerca de 500 metros da casa, localizaram um Corsa novo, embaixo de uma árvore, coberto por matos. O veiculo foi identificado como sendo de Feira de Santana, e há suspeitas de que o roubo foi recente, pois ainda não havia sido iniciado o seu desmanche. E a chave deste veículo, foi encontrada justamente na bolsa da jovem de 15 anos.

No local, além dos carros roubados, também foram encontrados ferramentas novas para a realização dos desmanches e vários documentos de outros veículos, inclusive o documento de uma Sprinter de Petrolina, que a polícia já conseguiu entrar em contato com a proprietária, e o acusado confessou que realmente este carro havia passado pela fazenda.

O delegado afirmou que o proprietário da fazenda, também tem conhecimento de toda a situação, pois o mesmo esteve presente na delegacia em fevereiro após a primeira diligência, e já havia alegado que não tinha conhecimento dos fatos, mas agora o proprietário poderá responder por participação no crime.

O acusado alegou que só está há um mês residido nesta fazenda e que os carro lá encontrados, estavam sendo apenas guardados a pedido de um amigo, e que ele desconhecia o fato de os mesmos serem produtos de roubos. O mesmo ainda afirma que o proprietário da fazenda, que é conhecido por ser empresário no ramos de postos de combustíveis, não tinha conhecimento algum sobre essa situação.