Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Brasil tem 38% dos adolescentes vivendo em situação de pobreza

Pesquisa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgada, nesta sexta-feira, revela que 38% dos adolescentes no Brasil vivem em situação de pobreza, enquanto esse percentual é de 29% em relação à média da população brasileira. De acordo com o estudo, dentre as crianças e adolescentes negros o percentual dos que vivem em situação de pobreza é ainda maior, 56%. Nas regiões Sul e Sudeste, onde a pobreza é considerada menor do que nas demais regiões, os jovens negros têm 70% de chances de serem pobres do que os brancos. A região com mais adolescentes pobres (67,4%) é o semi-árido nordestino, seguida pela região amazônica, onde 56,7% dos jovens vivem em situação de pobreza. Segundo o Unicef, o índice negativo no Nordeste, se deve, entre outros fatores, às condições climáticas desfavoráveis, à falta de acesso à água potável, saneamento, educação e serviços de saúde de qualidade. Nessa região, 16% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, e o percentual da população de adolescentes que não foi alfabetizada é quase o dobro da média nacional. De acordo com o estudo do Unicef, dos 1,8 milhão de brasileiros entre 7 e 24 anos que não sabem ler, 54% moram na região Nordeste. 

Prefeitura anuncia acordo com servidores

A prefeitura de Salvador concluiu hoje as negociações com os servidores municipais e publicou a tabela final com os valores a serem pagos durante o carnaval. O vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB), que coordenou as negociações junto com a chefe da Casa Civil, Lisiane Guimarães, e o diretor geral da Seplag, Péricles Neto, declarou: “Cientifiquei a todos, independente de opinião deles, e todos concordaram com os valores”. Os funcionários tiveram outras reivindicações atendidas, como a garantia de efetivos mínimos e abono de faltas durante a paralisação.

Governo federal vai liberar verbas para Salvador

Divulgação
João Henrique em reunião nesta manhã
O ministério da Integração Nacional vai liberar uma verba de R$ 10 milhões para a limpeza de canais, que devem minimizar o impacto da temporada de chuvas, que tem início nos próximos meses. A prefeitura vai enviar imediatamente os projetos e as obras devem ser iniciadas ainda em março. “O momento é de união em prol de Salvador. Trata-se de uma parceria entre as diversas esferas governamentais que já está de fato trazendo benefícios à cidade. Salvador tem boa perspectivas em curto prazo, com projetos municipais e verbas federais em diversas áreas. A equipe da Prefeitura está bastante coesa”, declarou o prefeito João Henrique. O anúncio foi feito em reunião que contou com a presença do deputado federal João Leão (PP), que assume a Casa Civil da administração municipal depois do Carnaval.

Aécio será convidado para PDB, diz aliado de Kassab

Integrante do grupo político do prefeito paulistano Gilberto Kassab, o deputado federal Eleuses de Paiva (DEM-SP) fez uma declaração curiosa. Ele disse que se vingar o PDB, novo partido idealizado por Kassab, o tucano Aécio Neves será convidado a integrá-lo. “Não há a menor dúvida de que o Aécio é um ótimo quadro. Se houver [a criação da legenda], a tendência é procurarmos os melhores quadros”, disse Eleuses. “E Aécio será um dos primeiros a serem procurados, senão o primeiro”, ele acrescentou. O PDB de Kassab deve virar porto de insatisfeitos. Do DEM, os nomes mais vistosos que a nova legenda seduziria são os de Guilherme Afif Domingos, vice-governador de São Paulo, e o da senadora Katia Abreu (DEM-TO). Os aliados de Kassab estimam em 20 o número de deputados que serão atraídos para a empreitada. Quatro viriam do oposicionista PPS, cujo presidente, Roberto Freire (SP), não costuma servir refresco a infiéis. Os outros despiriam as camisas do PR, PTB e PP. Em São Paulo, seriam arrastados para a legenda do prefeito dois vereadores do PSDB. No Palácio dos Bandeirantes, local de trabalho do governador tucano Geraldo Alckmin, o PDB anhou apelido antes mesmo de virar realidade: “Partido da Boquinha”. A despeito das declarações do deputado Eleuses de Paiva, parece improvável que Aécio se anime a levar as digitais à aventura.

Dilma viaja às pressas a São Paulo e omite informação em agenda oficial

Agência Brasil
Presidente Dilma Rousseff em reunião no começo do mandato
A presidente Dilma Rousseff voltou a marcar compromissos presidenciais e não informá-los em sua agenda oficial. Dessa vez, a transparência foi deixada de lado em nome de uma viagem às pressas para São Paulo nesta sexta-feira. Ela deixou o Palácio do Planalto em direção à base aérea de Brasília no final da manhã. Ela embarcou por volta das 11h30 e deve chegar à capital paulista no começo da tarde. Como a informação vazou, a assessoria da Presidência afirmou que o compromisso seria incluído na agenda presidencial ainda hoje. O motivo da viagem, no entanto, foi mantido em segredo. De acordo com a assessoria, “a presidente fará despachos internos na sede da Presidência na avenida Paulista”. E depois, ela vai conversar com a imprensa? – Não. Essa não é a primeira vez que Dilma não dá satisfação do que faz à frente da Presidência. Ela já concedeu uma entrevista para a apresentadora Hebe Camargo e não contou nada a ninguém, se reuniu com o senador petista Paulo Paim para convencê-lo a votar no projeto do governo para o salário mínimo e ninguém ficou sabendo até que a informação vazou.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alckmin convida filha de Orestes Quércia para coordenadoria do governo

Andréia Quércia
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou, nesta quinta-feira, o convite à filha do ex-governador Orestes Quércia, Andréia (PMDB), para assumir o comando da Coordenadoria de Programas para a Juventude, órgão que integra a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Após evento, na capital paulista, o governador negou, contudo, que a indicação seja um prêmio de compensação pelo apoio da sigla nas eleições do ano passado. “Não tem nenhuma compensação, é um convite para a Andréia Quércia trabalhar conosco na Coordenadoria da Juventude. Ela é do PMDB”, disse. Caso aceite o convite, Andréia irá substituir a antiga titular Mariana Montoro Jens, cuja exoneração foi divulgada ontem.

Sérgio Brito presidirá Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara

Em reunião com todos os líderes de partidos foi escolhido o nome do deputado federal Sérgio Brito (PSC) para presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal. O parlamentar assume a presidência da comissão permanente na próxima quarta-feira. Segundo a assessoria do parlamentar, a comissão é considerada uma das mais próximas do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão para o qual o deputado está cotado a participar como ministro.

Bahia lidera empregos gerados no Nordeste

A Bahia liderou no Nordeste o número de empregos formais gerados em janeiro de 2011, com um saldo de 7.438 novos postos de trabalho com carteira assinada, seguido de Sergipe (1.730), Alagoas (1.395), Piauí (154), Ceará (-956), Maranhão (-1.060), Paraíba (-1.112), Rio Grande do Norte (-2.243) e Pernambuco (- 5.957). Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os setores que mais se destacaram foram os de Serviços (+2.852), da Agropecuária (+1.801 postos), da Indústria de Transformação (+995) e da Construção Civil (+820).

Geddel acusa secretário do prefeito de tentar agradar PP com gravatas de Hong Kong

Política Livre
Geddel Vieira Lima (PMDB)
O ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) deu prosseguimento, em seu twitter, à campanha de intriga entre o PP e o prefeito João Henrique. Agora, o peemedebista acusou o secretário particular de João Henrique, Ricardo Araújo, de tentar manter o seu cargo na prefeitura, agradando integrantes do PP com gravatas importadas de Hong Kong. “Ameaçado por Leão, que quer área limpa, Ricardo Araújo tá no B Beef (Baby Beef, restaurante de Salvador) distribuindo p C Leao (Cacá Leão, deputado estadual do PP) saco de gravatas de H Kong. As mesmas q dava p o Pmdb”, disparou. Geddel ironizou ainda a proximidade entre Araújo e a primeira-dama da capital, deputada estadual Maria Luiza (PSC). “Resposta de R Araujo se sai da Pref (prefeitura): Saio não. Não sou Ricardo Coração de Leão mas sou Ricardo Coração de Madame”, disse.

Caged: país fecha janeiro de 2011 com 152 mil empregos gerados

Foram criados 152.091 novos empregos formais no mês de janeiro de 2011, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, nesta quinta-feira, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que representa uma expansão de 0,42% em relação ao estoque de dezembro. Os números indicam que janeiro de 2011 foi o segundo melhor em relação ao saldo da série histórica do Caged para o período, iniciada em 1992. Apenas janeiro de 2010, quando foram criadas mais de 184 mil vagas, superou o aumento registrado no mês passado. Segundo Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, também divulgada hoje, houve uma queda de 0,8% na taxa de ocupação entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Já em comparação com o mês de janeiro de 2010, a taxa de ocupação subiu 1,1%. A diferença entre as pesquisas é que Caged indica as vagas formais criadas em todo o país; já o IBGE inclui postos formais e informais e analisa apenas seis regiões metropolitanas.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Salvador e Feira de Santana estudam parceria para atrair eventos

Salvador e Feira de Santana poderão formar uma importante parceria na atração de turistas de eventos e negócios. Um passo nesse sentido foi dado pelo presidente do Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention e Visitors Bureau, Pedro Costa, e o prefeito de Feira de Santana, Tarcísio Pimenta (DEM), que se reuniram para discutir estratégias que podem incrementar o número de visitantes nas duas cidades. O encontro, realizado no dia 14, também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Magno Felzemburg, e a superintendente do Convention de Salvador e presidente do capítulo Latino-Americano da ICCA (International Congress and Convention Association), Silvana Gomes. “Feira tem todas as características necessárias para realizar eventos e Salvador conta com infraestrutura para abrigar os participantes desses encontros”, pontuou Pedro Costa.

Jonas Paulo responde críticas de Aleluia sobre defesa de CPMF feita por Wagner

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, respondeu às críticas feita pelo ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM), presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, sobre a defesa da volta da CPMF feita pelo governador Jaques Wagner (PT) durante o Encontro dos Governadores do Nordeste. “Depois do fiasco eleitoral e da quase lanterna senatorial se esperava do ex-deputado Aleluia o mínimo de sensatez; pois era a imagem pessoal que se tinha dele e de sua trajetória. No entanto, o mesmo se comporta como um desnorteado vagando nas ‘Trevas do Demo’ atirando em todas as direções e, principalmente, no próprio pé”, comentou o petista. “Mas logo o Aleluia que defendeu o governo da CPMF regressiva genérica e desvinculada da saúde na era FHC. Nada a ver com a proposta de contribuição social especifica para a saúde defendida pelo governo do Estado que extrai dos grandes lucros e dos que mais possuem parcelas ínfimas de cada operação financeira para garantir o financiamento e saúde dos mais pobres que só tem o SUS para se valer”, disse.

Mário Negromonte Jr. é indicado vice-líder do PP

Divulgação
Mário Negromonte Jr., deputado estadual
O deputado estadual Mário Negromonte Jr. foi indicado por unanimidade, na abertura dos trabalhos legislativos, no último dia 15 de fevereiro, para assumir a vice-liderança do PP na Assembleia, compor a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Saúde e Saneamento. “Estou consciente da responsabilidade de ser vice-líder do PP, membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Saúde e Saneamento, pela importância que elas representam. Vou procurar honrar as indicações do meu partido e desempenhar com altivez e zelo minhas atribuições, visando sempre o desenvolvimento do povo baiano”, disse o deputado.

Homem morre sem atendimento em fila do INSS

Enquanto aguardava atendimento numa fila do posto de atendimento do INSS no bairro de Brotas, em Salvador, Israel Alexsandro dos Santos, 49, sofreu um ataque cardíaco e morreu antes de ser transferido para um hospital na manhã desta quarta-feita. Ele foi socorrido por seguranças e outras pessoas que estavam no posto, mas testemunhas informaram que ligaram para o SAMU (Serviço de Atendimento de Urgência) e para o Salvar (unidade do Corpo de Bombeiros), mas, devido à demora, Israel terminou morrendo no próprio local onde sofreu o ataque. A demora do atendimento se deu por conta da greve do SAMU – com as atividades suspensas desde as 7hs desta quarta – e ao fato de que o Salvar possui apenas seis ambulâncias para atender a toda a população da capital baiana. O SAMU tem uma frota de 41 ambulâncias distribuídas na capital baiana para o atendimento das emergências, mas com o movimento grevista somente 30% dos funcionários estão trabahando, a maior parte deles em atividades internas. A assessoria do INSS divulgou nota informando que Israel Alexsandro foi ao posto de atendimento buscar o resultado de uma perícia e que teria sido atendido, inicialmente, por peritos que trabalham no local. Ainda segundo a nota, Israel já estava morto quando a ambulância do Salvar chegou para o atendimento.

Salvador participa de evento da FIFA em Brasília

A prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa (ECOPA), participa até amanhã do Seminário Geral das Sedes da Copa do Mundo da FIFA, que está sendo realizado em Brasília desde ontem. Representando a capital baiana, o gestor do ECOPA, Leonel Leal, acompanha as atividades. “É um evento importantíssimo para entendermos a logística da realização da Copa. Uma oportunidade para tirar algumas dúvidas, conhecer mais o processo, propor assuntos de interesse de Salvador e fazer contatos com a FIFA, o COL e as outras sedes”, afirmou Leal.

Antes da votação do mínimo, Dilma encontra dissidente do PT

O senador Paulo Paim (PT-RS), dissidente declarado na bancada petista contra o projeto que reajusta o salário mínimo para R$ 545, encontrou a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, dia em que o Senado deve aprovar a proposta do governo. A foto que registrou o encontro dos dois foi divulgada pelo site da Presidência nesta manhã, mas ainda não há informação sobre o que eles conversaram. Na última segunda-feira, Paim disse que não desistiu de apresentar emenda antecipando 2,75% do aumento previsto para 2012. Essa antecipação elevaria o piso para R$ 560, valor defendido pelas centrais sindicais e pelo DEM. O petista admitiu, no entanto, que será voto vencido na discussão e já sinalizou que pode recuar e acabar votando com o governo. Paim é autor de projetos de lei que desagradam o Planalto, entre eles, a proposta que equipara o reajuste das aposentadorias ao do salário mínimo e a que extingue o fator previdenciário. 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Neto pede para MPF investigar contratos do ministério dos Esportes


ACM Neto, líder do DEM na Câmara
A oposição quer que o Ministério Público Federal (MPF) investigue as denúncias de fraude no programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, publicadas no jornal O Estado de S. Paulo. O MPF instaurou ontem uma investigação sobre a aplicação dos recursos do programa no Piauí. A decisão foi tomada pelo procurador-chefe da República no estado, Marco Túlio Lustosa Caminha. A investigação é fruto de reportagem publicada no diário paulista revelando que uma entidade dirigida por membros do PCdoB, partido ao qual é filiado o ministro da pasta, Orlando Silva, recebeu R$4,2 milhões para cuidar do Segundo Tempo, mas abandonou os núcleos esportivos do projeto. O líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto, vai protocolar hoje representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo investigação os convênios denunciados. Neto também quer uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). “Não podemos dar um cheque em branco para essas ONGs. Vamos exigir do Ministério dos Esportes explicações em relação à prestação de contas. Essas justificativas apresentadas até agora são superficiais e inconsistentes”, afirmou ACM Neto.

Dilma desiste de se mudar para o Palácio da Alvorada

A presidente Dilma Rousseff, por influência da mãe e da tia, não deve se mudar definitivamente para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. As três devem permanecer morando na Granja do Torto, casa de campo da Presidência, há aproximadamente quinze quilômetros da região central de Brasília. A mãe da presidente, Dona Dilma Jane, de 86 anos, e sua irmã, Arilda, de 74, vieram morar em Brasília, com a vitória de “Dilminha” – como a petista é chamada em família. Ambas consideram o ambiente da Granja do Torto mais “aconchegante e agradável” do que o do Alvorada, com suas amplas salas e espaços “impessoais”. Argumentaram com a presidente que “aquilo não é casa”.

PMDB decide “mostrar serviço” para mudar imagem negativa

Os deputados do PMDB, que garantiram a Dilma Rousseff o maior índice de fidelidade na votação do salário mínimo com todos os 77 votos da bancada, decidiram mostrar serviço. Por iniciativa do vice-presidente, Michel Temer, e do líder, Henrique Eduardo Alves (RN), telegramas já foram despachados convocando toda a bancada para reuniões semanais sobre os “eixos políticos prioritários” do governo. Com a iniciativa, os peemedebistas pretendem trabalhar para mudar a imagem de fisiologistas e assumir “protagonismo político”, uma vez que se propõem a governar ao lado de Dilma. Está decidido que a bancada promoverá reuniões semanais, normalmente às quartas-feiras, para discutir e tirar as posições do partido em torno de quatro temas: as reformas política e tributária, segurança pública e saúde. A bancada se reúne nesta quarta, no plenário um da ala das Comissões da Câmara, para começar a trabalhar numa minuta de proposta do PMDB para a reforma tributária. O encontro sobre a reforma política aconteceu na última quarta, com a presença de Temer.

Governo nega debate sobre criação de nova ‘CPMF’


Ministro das Relações Institucionais Luiz Sérgio
O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, negou nesta terça-feira que o governo esteja discutindo a criação e uma nova “CPMF” para financiar a saúde. A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foi extinta pelo Congresso, em 2007. “Não existe no governo nenhum debate acerca da recriação da CPMF”, disse o ministro, após a reunião de coordenação política, no Palácio do Planalto. Nesta segunda, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), disse que a presidente Dilma Rousseff quer abrir um debate público sobre a proposta de recriação da CPMF. Ela participou o do 12º Fórum de Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE). De acordo com Luiz Sérgio, a votação do salário mínimo no Senado, marcada para quarta-feira, foi o tema da reunião de coordenação. O encontro contou com a participação do líder do governo no Senado , Romero Jucá (PMDB-RR)             EXCLUSIVO!: João Leão será chefe da Casa Civil de João Henrique

João Leão
O deputado federal João Leão (PP) deve ser o novo chefe da Casa Civil do prefeito João Henrique (PMDB). O anúncio foi feito hoje informalmente pelo prefeito durante uma reunião com uma equipe de funcionários próximos pela manhã. Um dos caciques do PP, Leão foi o principal articulador, junto com o ministro Mário Negromonte (Cidades), do ingresso do prefeito no partido, o que está programado para acontecer no próximo dia 12 de março. Sua participação direta na administração é um indicativo de que o PP investirá todas as forças para resgatar a Prefeitura do limbo, como já anteciparam fontes da legenda. O prefeito João Henrique deu a entender que está felicíssimo com a escolha. Com a ida de Leão para a secretaria, assume o mandato de deputado federal em seu lugar João da Pesca, do próprio PP e muito ligado ao ministro e a Leão.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

‘Não investir em refinarias é suicídio no longo prazo’, diz Gabrielli

O Globo
José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, enfatizou nesta segunda-feira, durante o seminário “Cenários da Economia Brasileira e Mundial em 2011″, evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a necessidade de investimentos no refino de combustíveis. “Não investir em refinarias nesse momento é suicídio no longo prazo. E temos que investir agora”, ressaltou. Segundo Gabrielli, o aumento da importação de gasolina em 2010 está condicionado ao aumento da demanda pelo mercado interno. Gabrielli disse que as refinarias brasileiras estão no limite da produção, tanto de gasolina, quanto de gás liquefeito de petróleo (GLP) e querosene para aviação (QAV). “Nosso objetivo é evitar a importação de gasolina, mas a Petrobras nunca deixou de atender o mercado interno”.

Em público, Dilma critica sua própria assessoria

A presidente Dilma Rousseff, que participa do XII Fórum dos Governadores do Nordeste, perdeu a paciência com sua assessoria e, no meio de governadores, parlamentares e jornalistas, criticou o fato de algum assessor ter informado errado o nome de uma cidade no agreste pernambucano que desenvolve uma política de arranjo local de produção. Dilma falava sobre a ideia de o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, juntamente com o futuro Ministério da Pequena e Média Empresas incentivarem esse tipo de associação, quando quis citar um exemplo bem sucedido em Pernambuco. “Nós achamos que há que dar suporte e fazer com que se reproduza experiências de sucesso, como é o caso das confecções em Botirama, né, Eduardo”, afirmou, dirigindo-se ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos. “Apicultura em Botirama”, corrigiu-se. “Eu falei para vocês que não era Botirama”, afirmou. “Vocês vejam o que é uma ótima assessoria. É Toritama. E eles acharam essa Botirama sabe onde? Na internet”, concluiu. Na verdade, a presidente queria usar como experiência desenvolvido pelo polo textil Caruaru, que envolve, além dessa cidade, Toritama e Santa Cruz do Capiberibe.

Edvaldo Brito discute na Defensoria Pública integração de ações durante o carnaval

O vice-prefeito e coordenador geral do carnaval Edvaldo Brito teve uma manhã de trabalho hoje, na Defensoria Pública do Estado da Bahia, na Pituba, quando se reuniu com a atual titular Teresa Cristina Ferreira e sua sucessora, Célia Padilha, que toma posse no dia 11 de março, e outras defensoras públicas de diversas áreas. Na pauta, a atuação da Defensoria durante a maior festa popular do planeta e a integração de ações com outros órgãos que cuidam dos direitos e da proteção do cidadão. Durante a folia, a Defensoria Pública vai estar com um efetivo de 33 funcionários trabalhando para garantir os direitos, principalmente daquele em situação de risco. Na mira estão os cordeiros, que terão observado o cumprimento por parte dos blocos do que estabelece o Estatuto das Festas Populares. Outra preocupação é com os espetinhos de churrasco, que podem ser transformados em armas.

Advogado diz que Fátima Mendonça não pode ser candidata

O advogado Jarbas Magalhães, especialista em Direito Público e Eleitoral, entrou em contato com o Política Livre, afirmando que a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, não pode ser candidata até 2014, quando termina o mandato do governador Jaques Wagner (PT). “(…) Afirmamos veementemente: não é possível a candidatura de Fátima a nenhum cargo na Bahia enquanto JW for governador. Essa veemência toda é encontrada na Constituição Federal, artigo 14, parágrafo sétimo que diz: São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. Ou seja, sem chance LEGAL para Fátima ser prefeita de Salvador em 2012″, disse.

Eliminar miséria exige investir mais no NE que no resto do país, diz Dilma

Divulgação
Dilma, Déda e Fernando Bezerra
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda, em Sergipe, que a redução das desigualdades regionais depende de uma ação mais intensa no Nordeste que em outras regiões. Ela afirmou que é “impossível” cumprir a meta de erradicação da miséria estabelecida pelo atual governo sem erradicar a miséria no Nordeste. “Só conseguiremos reduzir a desigualdade regional se fizermos aqui um pouco mais do que fazemos no resto do Brasil porque aqui há uma trajetória de desigualdade que vem da oligarquia, da escravidão. Temos que fazer aqui um esforço imenso. Por isso, eu tenho um compromisso, eu diria, de alma, com esta região”, afirmou. Na região, Dilma obteve 18,4 milhões de votos no segundo turno da eleição presidencial, mais que o dobro dos votos do adversário, José Serra (PSDB). Segundo ela, “a pobreza tem uma certidão de nascimento que privilegia, infelizmente, esta região do país”. A presidenta discursou na abertura do 12º Fórum de Governadores do Nordeste, no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. “O Nordeste é o grande desafio da minha gestão, como foi na gestão Lula”, afirmou. Durante o discurso, ela também anunciou a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas como forma de estímulo ao investimento e apoio aos pequenos empreendedores.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

MPE pede cassação de governador e senador do Acre, informa TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o Ministério Público Eleitoral ingressou nesta sexta-feira com um recurso em que pede que sejam cassados os diplomas do governador do Acre, Tião Viana, do seu vice, Carlos Cesar Correia de Messias, do irmão do governador, o senador Jorge Viana (PT), e seus suplentes. De acordo com o TSE, a ação será relatada pela ministra Cármem Lúcia. Segundo o MPE, eles teriam cometido abuso de poder econômico e feito uso indevido de meios de comunicação durante a campanha eleitoral. A defesa do governador e do senador nega as acusações e afirma que o Ministério Público teria classificado, equivocadamente, ações do governo Binho Marques (PT) como “atos de favorecimento” a Jorge e Tião Viana.

Quadrilha de roubo a carros é desarticulada

Reinaldo Onílio Santos e Vanderlei dos Santos Pereira, o ‘Lêi’, integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de carro e assaltos em pelo menos três estados foram presos por investigadores da delegacia do município de Tanque Novo, a 766 quilômetros de Salvador. Outros dois integrantes do bando, identificados como Manuel Eulino dos Santos, o ‘Nego Lino’, e Jean Onílio Santos, irmão de Reinaldo, conseguiram escapar ao cerco policial e estão sendo procurados. Segundo informou o delegado Clécio Magalhães, um quinto homem ainda não identificado participou do assalto a um produtor rural da região, que teve a quantia de R$ 24 mil referente à venda de gado levada pelos assaltantes. Na fuga, os bandidos abandonaram um automóvel Gol, com placa falsa de Brasília, nas proximidades da Fazenda Várzea, e roubaram um Pálio e R$ 500 em espécie de outra vítima.

Não se trancam portas em política, afirma Marta Suplicy

Vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP) não para. Ao mesmo tempo em que cobra a fixação de um quadro na parede de seu gabinete, herdado de Aloizio Mercadante, ela acompanha o tititi em busca de nomes para disputas eleitorais e frequenta as reuniões das comissões de Constituição e Justiça e Direitos Humanos. Apesar de satisfeita na nova atividade, porém, garante não ter feito acordo com Mercadante, hoje ministro de Ciência e Tecnologia, para que ele seja o candidato do PT à Prefeitura, em 2012. “Não se trancam portas em política”, afirma Marta, sem pestanejar. “Só faz isso quem é mentiroso, quem não pretende cumprir a promessa.”

Maré baixa interrompe por 3 horas travessia Salvador-Mar Grande

Um aviso importante para os usuários da travessia marítima Salvador-Mar Grande: em consequência da maré baixa desta manhã de sábado, o sistema não funcionará das 8h30m até às 11h30m. A maré baixa inviabiliza a atracação das embarcações no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Hoje o sistema Salvador-Mar Grande começou a operar às 4h30m e com bom movimento de passageiros. Quando retomar as operações às 11h30m, toda a frota de 13 lanchas estará à disposição dos usuários, com saídas de 15 em 15 minutos, segundo previsão da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), que espera intenso movimento a partir das 12 horas. 

Lula quer memorial interativo inspirado no Museu do Futebol

O museu que contará a história do primeiro governo petista terá inspiração tucana. O ex-presidente Lula definiu os museus do Futebol e da Língua Portuguesa, em São Paulo, como modelos para o memorial que abrigará o acervo do seu mandato. Ambos foram construídos em gestões do PSDB e usados por José Serra na campanha presidencial de 2010. Nos últimos dias, Lula disse a aliados que planeja um memorial interativo, que convide os visitantes a “participar” de momentos históricos da sua trajetória. Ele tem usado dois exemplos: as assembleias de metalúrgicos em São Bernardo do Campo, em 1979, e o grande comício das Diretas na Praça da Sé, em 1984. A ideia do ex-presidente é criar ambientes que “transportem” as pessoas para as manifestações. Ele só não deixou claro aos interlocutores se o visitante “participaria” das manifestações como povo, com a perspectiva da multidão, ou como Lula, do alto dos palanques.

Sem cursos reconhecidos, estudantes da Uneb ficam sem diploma

Os cursos de pedagogia, letras, matemática e ciências biológicas do Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Barreiras, não são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação. A estimativa é que pelo menos 180 pessoas concluíram os cursos sem que tenham, até agora, direito ao diploma. A pedagoga Mônica Costa, 24, que concluiu o curso em 2009, investiu R$ 2 mil e passou em concurso para sua área de conhecimento no Estado do Tocantins, com salário de R$ 3 mil. “Não pude assumir, por não ter recebido o diploma reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação”, lamentou. Para ela, que trabalha como secretária em uma escola, com salário de nível médio, “o sentimento é de frustração e de impotência pela impossibilidade de resolver o problema e pela demora para que o reconhecimento aconteça”.

Inauguração de escritório de advocacia atrai juristas e políticos do Governo

Cândido Vaccarezza, Eric Vaccarezza e Zé Neto
A inauguração da sede do Escritório Eric Vaccarezza Advogados Associados em Feira de Santana, ontem à noite, movimentou o município e chamou a atenção pela presença ilustre de juristas e políticos da base do Governo de Dilma. Entre as personalidades, o líder petista na Câmara Federal, Cândido Vaccarezza, o líder do governo na Assembléia, Zé Neto, empresários, prefeitos e vereadores da região. A atração do público ao evento é o fato do escritório ser referência nestes dez anos na regularização ágil para que prefeituras captem recursos do Governo Federal, por validar legislações ambientais para municípios, por legalizar mineradoras e projetos ambientais. A cerimônia teve como ponto alto o descerramento da placa em homenagem à memória da juíza Sônia Regina de Souza Vaccarezza, responsável pela formação moral e intelectual do idealizador do escritório, Eric Vaccarezza Miranda.

Soteropolitano volta a sofrer com pane da Oi

Nem sinal. Essa é a mensagem nos milhares de celulares da empresa de telefonia Oi em Itapuã, São Cristovão e em Lauro de Freitas. Desde a última quinta-feira, os aparelhos saíram do ar. Conforme a empresa, o que aconteceu foi um problema num equipamento daquela região e nada tem a ver com o incêndio que aconteceu numa loja da Oi no final do ano passado. Moradora do Jardim das Margaridas, a administradora Graciele Torres, 25 anos, está sem poder se comunicar através do celular desde as 15h30 de quinta-feira. “Quando tento originar uma chamada, aparece somente emergência e não tem sinal”, lamentou a administradora, que esteve ainda no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e em Itapuã e continuou sem conseguir fazer ou receber chamadas.

Quarto acusado de roubar banco de Formosa do Rio Preto é morto

Foi morto na última sexta-feira, em confronto com a polícia, mais um integrante do bando acusado de assaltar, no dia 7 deste mês, a agência do Banco do Brasil de Formosa do Rio Preto, no Oeste baiano. O bandido portava um documento em nome de Carlos José de Souza, 32 anos, mas, segundo  a polícia, o RG pode ser falso. Antes de ser morto, o acusado roubou um Fiat Strada em Formosa, mas capotou durante o tiroteio. Com ele foi encontrada uma submetralhadora 9 mm. Também ontem, o delegado André Lima, de Barreiras, no Oeste, apresentou outro integrante da quadrilha, Edgar Silva Freitas, capturado na quarta- feira pela polícia do Tocantins, onde os bandidos estavam escondidos. Amaury Silva Araújo, baleado na mão e internado no estado vizinho, ainda será transferido para Barreiras.

Michel Temer quer mudar regra para a eleição de deputados

O vice-presidente da República, Michel Temer, tenta convencer seu partido, o PMDB, a patrocinar uma reforma política idealizada por ele. E, embora não tenha apoio unânime na própria sigla, já busca outras legendas e entidades sociais para bancar a proposta. Temer defende que a eleição de deputados e vereadores obedeça o mesmo sistema que define a escolha dos ocupantes de cargos majoritários. Ele também prega a abertura de uma janela na regra da fidelidade partidária, que viabilizaria a troca de partido sem punição seis meses antes das eleições. Pela teoria do peemedebista, se São Paulo tem direito a 70 cadeiras na Câmara dos Deputados, seriam eleitos os 70 candidatos mais bem votados pelo Estado. A tese extinguiria o cálculo do quociente eleitoral, que faz com que campeões de votos em legendas ou coligações “puxem” para o Parlamento candidatos com votações pouco expressivas. 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde diz que Bahia é referência no combate à dengue

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse, nesta sexta-feira, 18, que a Bahia é referência para outros estados brasileiros que enfrentam o risco de epidemia de dengue. A afirmação foi feita nesta manhã, na reitoria da Universidade Federal da Bahia, durante encontro de sensibilização de prefeitos e secretários municipais de Saúde e representantes dos conselhos estadual e municipal de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia da doença. O evento organizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) contou com a participação do governador do estado, Jaques Wagner. O ministro afirmou que medidas tomadas durante epidemia que atingiu a Bahia no ano passado, como instalação de salas de hidratação e reserva de leitos para pacientes de dengue, foram exemplares. “Os leitos e atendimento de pronto socorro estão preparados para enfrentar uma nova epidemia, se ocorrer”, disse. O governador Jaques Wagner observou que o número de casos de dengue na Bahia caiu 30% em janeiro, em relação ao ano passado. 

Governo já avalia como punir deputados infiéis

No dia seguinte à vitória expressiva do governo na votação do valor do salário mínimo na Câmara, os interlocutores políticos da presidente Dilma Rousseff avaliam as medidas a serem tomadas contra os deputados infiéis. Uma decisão é clara: não haverá perdão. Os primeiros alvos de cobrança serão o PDT, do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e os dissidentes do PT. No caso petista, as punições não serão apenas para os dois que votaram a favor do mínimo de R$ 560, como também aos deputados ausentes na sessão. Um interlocutor político de Dilma resumiu a linha a ser adotada com a base. – A fidelidade terá de ser total. Sem isso, não tem por que estar presente no governo. O governo contou com 361 votos contra 120 e 11 abstenções para derrubar a emenda que previa o mínimo de R$ 560, valor maior do que os R$ 545 concedidos no projeto da presidente Dilma. Entre os partidos da base, foram 16 votos contra o governo entre os 492 deputados que participaram da votação.

Site do Partido Progressista de São Paulo é hackeado


Site do Partido Progressista de São Paulo foi invadido por hackers quinta-feira
O site do Partido Progressista de São Paulo foi hackeado na noite de quinta-feira. Ao entrar na página principal do partido, uma foto do deputado federal reeleito Paulo Maluf (PP-SP) aparecia com as frases: “Maluf procurado pela Interpol. Vivo ou Morto”. A página hackeada ainda dizia: “Você não pode confiar, você não pode perdoar. Você faz a diferença! Lute pelos seus direitos!”. A mensagem é uma referência à página da Interpol que classifica Maluf como um criminoso procurado. O pedido de prisão foi expedido por um tribunal de Nova York. Flávio Maluf, filho do deputado reeleito, também está na página da Interpol. A Justiça brasileira absolveu Maluf, que permitiu que o deputado fosse reeleito mesmo com a lei da Ficha Limpa. O hacker se identificou como TRON e disse que foi patrocinado pelo Partido Verde. O G1 entrou em contato com o PP de SP e eles não sabiam que o site havia sido hackeado.

STJ aumenta indenização de colunista para filha de Lula

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aumentou em dez vezes a indenização que o colunista Gilberto Luiz di Pierro, conhecido como Giba Um, terá de pagar a Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A condenação chega agora a R$ 100 mil. O ministro Luis Felipe Salomão afirmou que a cifra estipulada inicialmente não cumpre os dois objetivos de “desestímulo” e “compensação”. Na decisão, o ministro levou em consideração a gravidade do dano causado por notícias consideradas “de forte carga valorativa” sobre Lurian e o ex-prefeito da cidade de Blumenau (SC) Décio Nery de Lima. Além disso, Salomão aponta a reincidência das publicações e a posição profissional e social dos envolvidos. O colunista publicou em seu blog notícias que, conforme a decisão do ministro, fazem parecer que Lurian foi beneficiada “de forma escusa” pelo ex-prefeito de Blumenau, que é do PT. Na época da publicação dos textos, de dezembro de 2001 a janeiro do ano seguinte, Lula concorria ao seu primeiro mandato de presidente da República.

Decreto enxuga Casa Civil e deixa o órgão mais político

A presidente Dilma Rousseff transferiu nesta sexta-feira à Secretaria Geral da Presidência, comandada pelo ministro Gilberto Carvalho, uma série de atribuições burocráticas antes de responsabilidade da Casa Civil. A medida dá seguimento à intenção do ministro Antonio Palocci de transformar o órgão em um braço de assessoramento político e técnico à presidente. O decreto publicado hoje no “Diário Oficial da União” põe sob responsabilidade da pasta de Carvalho a Secretaria de Administração –responsável por todas as licitações ligadas ao dia a dia do Palácio do Planalto. Também saiu da Casa Civil a Secretaria de Controle Interno, que tem, entre suas atribuições, a realização de auditorias sobre o uso de recursos federais por órgãos e entidades públicos e privados. Com o enxugamento da Casa Civil, o órgão perde 224 cargos para a Secretaria Geral.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

‘Votei com o povo’, diz Tiririca sobre voto em salário mínimo de R$ 600

Tiririca, durante sessão de votação do salário mínimo, no Congresso
O deputado Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, votou nesta quarta-feira a favor do salário mínimo de R$ 600. Ele negou ter votado errado. Sua posição foi contrária à orientação do partido, que faz parte da base do governo e apoiou o valor de R$ 545. Após a sessão, um grupo de parlamentares e assessores cercou Tiririca. Um deles disse: “votar errado é normal. Eu já votei errado umas dez vezes.” A preocupação do grupo, manifestada nas conversas, era evitar que Tiririca falasse com jornalistas no momento. A repórter do G1, que presenciava os diálogos, aproximou-se do deputado e perguntou se ele havia ficado nervoso no instante da votação. Tiririca respondeu: “Cá para nós, eu votei com o povo. Eu vim de onde? Quem me colocou aqui? Eu não estou aqui por acaso”, disse o deputado. Ao ser questionado sobre a versão de seu partido, de que teria se enganado na hora de votar, o deputado voltou a negar. “Como eu fui o parlamentar mais votado, é natural essa preocupação do partido”, afirmou. 

Roseana Sarney recebe alta de hospital após cirurgia

Divulgação
Roseana Sarney
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), recebeu alta na manhã de hoje do UDI Hospital, em São Luís, onde foi internada na manhã de ontem para a realização de um procedimento cirúrgico por conta de um quadro de sangramento retal. A hemorragia foi identificada ontem após a realização de um exame de colonoscopia. O último boletim médico divulgado pelo hospital, às 18 horas de ontem, apontava que o quadro de saúde da paciente era estável e que ela se recuperava bem. Com 59 anos, a governadora já foi submetida a 21 cirurgias, tendo sido a primeira aos 19 anos, para retirada do apêndice. As intervenções cirúrgicas foram nos sistemas reprodutivo, respiratório, digestivo e no cérebro.

Dilma diz que vai promover ‘luta sem quartel’ contra o crack

Presidência da República
Governo anunciou criação de 49 centros de referência sobre drogas
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que vai promover “uma luta sem quartel contra o crack” durante seus quatro anos de mandato. Ela participou de uma cerimônia de lançamento de 49 Centros de Referência em Crack e outras Drogas. “Temos um quadro extremamente preocupante no que se refere à drogas e à criminalidade. Meu governo vai fazer um combate sustentável ao crack. Tenho o compromisso de levar uma luta sem quartel ao crack”, afirmou. A presidente lembrou que há poucas informações sobre os efeitos e formas de diagnosticar o consumo de crack. “O fato de não haver um acerco de conhecimento e metodologia sobre o tratamento faz com que os centros de referência sejam uma iniciativa pioneira”, disse. “Saber é uma condição privilegiada para desvendar as drogas.Temos que devorar, metabolizar e expelir este processo”, afirmou a presidente.

Jobim deve sair e Aldo Rebelo é o mais cotado

São iminentes a demissão do ministro Nelson Jobim (Defesa) e sua substituição pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que estabeleceu bom relacionamento com a caserna quando presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Jobim tem sido aconselhado a se antecipar, deixando o cargo. Ele foi praticamente afastado das negociações, após sua posição na compra dos caças da FAB, estimada em R$ 20 bilhões, foi rejeitada pela presidenta Dilma. Nelson Jobim opinou pela compra dos aviões franceses Rafale, mas Dilma surpreendeu ao reabrir negociações com os demais países. Dilma estabeleceu a estratégia de condicionar a compra à abertura do mercado do país fornecedor dos caças às exportações brasileiras.

Completa sete dias a greve dos trabalhadores da construção da Bahia

A greve dos trabalhadores da construção civil no estado completa sete dias nesta quinta-feira. Segundo informações da assessoria do sindicato, o impasse continua. Segundo avaliação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção da Bahia (Sintracom-Ba), José Ribeiro, a greve atinge cerca de 90% dos canteiros de obras. Às 14 horas de hoje haverá uma reunião com os representantes dos trabalhadores e dos empresários na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Paralelamente, os trabalhadores se concentram no Campo Grande, de onde saem em passeata até o Largo de São Bento. Desde o último dia dez, os operários da construção estão parados, conforme decisão aprovada em assembléia realizada no dia oito. Foram realizadas passeatas nas principais vias da cidade e manifestações em diversos pontos.  Inicialmente, os trabalhadores reivindicavam 18,7% de reajuste salarial, mas aprovaram em assembléia o percentual de 15% de reajuste.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sarney pede que STF não tome nenhuma medida contra servidora

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu nesta terça-feira ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, que não tome nenhuma medida contra a servidora da Corte que postou no Twitter uma piada com seu nome, perguntando quando ele deveria pendurar as chuteiras. O Supremo ainda avalia a punição que pode ser adotada contra a funcionária terceirizada responsável pelo post. Sarney também decidiu reagir com bom humor diante do post e gravou um vídeo dizendo que não se incomoda em ser confundido com o jogador Ronaldo. A declaração de Sarney deve ser divulgada nas próximas horas. No início da tarde, o presidente do STF telefonou para Sarney para esclarecer o constrangimento. Em nota, o STF afirmou que o Twitter da instituição foi utilizado “indevidamente por funcionária terceirizada, para tecer comentários impróprios a respeito de eminente autoridade, a qual o STF e a SCO pedem encarecidas desculpas”.

DEM quer mínimo de R$ 560, diz ACM Neto

O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto, confirmou nesta terça-feira que o partido vai apresentar emenda ao projeto do governo sobre o reajuste do salário mínimo para aumentar o valor para R$ 560. A bancada do partido se reuniu hoje pela manhã para discutir a estratégia para a votação do assunto, marcada para amanhã. A emenda do DEM é a primeira ao projeto. Ele argumenta que esse valor aumentaria o poder aquisitivo do trabalhador, sem comprometer a Previdência nem as contas públicas de prefeituras, governo estaduais e União. ACM Neto disse concordar com a necessidade de uma política de valorização do salário mínimo de longo prazo, mas ressalta a necessidade de o governo ser flexível neste ano e conceder um aumento maior.

Defesa prevê corte de cerca de 36% no Orçamento para 2011

O Orçamento do Ministério da Defesa vai sofrer um corte de cerca de 36% nas despesas contingenciáveis, informou nesta terça-feira o ministro Nelson Jobim. Segundo Jobim, sobrará para a pasta em 2011 um volume de R$ 6,9 bilhões para “distribuir entre manutenção operativa e projetos”. “Agora eu tenho de trabalhar na distribuição de valores. Depois preciso verificar o número consolidado, que sairá hoje à tarde, daí chamo as Forças e vou distribuir esses valores entre elas e vou baixar numa portaria determinando o que terá de ser suspenso ou paralisado”, afirmou após reunião no Ministério da Fazenda com Guido Mantega e Miriam Belchior (Planejamento).

Dilma cobra explicação de ministro sobre posição do PDT para mínimo

Divulgação
Presidenta Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff pediu explicações nesta terça-feira ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, sobre a posição do PDT em relação à proposta do governo de R$ 545 reais para o salário mínimo, que será votada na quarta-feira na Câmara dos Deputados. Após a reunião com Dilma no Planalto, o ministro disse que os dois conversaram sobre vários assuntos e também sobre o salário mínimo. – Ela me perguntou como estava a bancada [do PDT]. E eu disse que conversaria com os deputados agora. Lupi preside o PDT, mas está temporariamente afastado porque ocupa o cargo de ministro. O partido é o principal foco de resistência dentro da base aliada à proposta do governo no Congresso. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, tem liderado o movimento dentro da Câmara por uma proposta alternativa ao valor estipulado pelo Executivo.

Barbosa defende na Câmara corte de gastos do governo

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, defendeu hoje o contingenciamento no orçamento federal, ao ser questionado pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) sobre a necessidade de cortes de R$ 50 bilhões no orçamento da União. Barbosa explicou que, desse montante, R$ 18 bilhões se referem à revisão do crescimento da receita, que está se recuperando porém não no ritmo esperado pelo governo, quando do envio da proposta orçamentária ao Congresso em 2010. Outros R$ 32 bilhões são relativos à decisão do governo de cumprir a “meta cheia do superávit primário”, fixada em R$ 117 bilhões para o setor público.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Governador de RR diz que adversário tenta ‘desestabilizar’ população

Mantido no cargo por liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), disse nesta segunda-feira que seu adversário, Neudo Campos (PP), “age de forma sórdida e irresponsável para desestabilizar a população”. Campos assumiria nesta segunda-feira o cargo de governador, após a cassação de Anchieta Júnior na sexta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima. O governador foi acusado de usar a emissora de rádio do governo para se promover durante as eleições do ano passado.

Liminar do TSE mantém governador de Roraima no cargo

O ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu há pouco liminar que mantém no cargo o governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB). Acusado de usar uma emissora de rádio do governo para se promover durante as eleições de 2010, Junior teve o mandato cassado na última sexta-feira (11) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. Na ocasião, por cinco votos a dois, o TRE determinou, além da cassação, a aplicação de multa de R$ 53.205 e a diplomação de Neudo Campos (PP), segundo colocado nas eleições. A decisão vale até que o TSE julgue o mérito do mandado de segurança protocolado pelos advogados de defesa na manhã de hoje.

Jobim nega desprestígio com Dilma e diz que vai negociar caças

Ministro da Defesa, Nelson Jobim
O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou estar desprestigiado no governo Dilma Rousseff e afirmou nesta segunda-feira que vai participar da compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira). Ele negou também que o governo brasileiro tenha suspendido a negociação, o que chamou de “invenção” da imprensa. Segundo a Folha informou no último dia 20, a presidente Dilma decidiu adiar a decisão da compra dos novos caças para o final do ano por causa do aperto fiscal. O governo anunciou corte no Orçamento deste ano de R$ 50 bilhões. Dilma, também, optou por consultar outras pessoas sobre a negociação, entregando documentos referentes à compra ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), seu amigo.

‘Forças ocultas’ rondam o PT da Câmara

O racha no PT – iniciado em dezembro do ano passado com a indicação de Marco Maia (RS) para a presidência da Câmara – ganhou um novo capítulo. Desta vez em uma versão que beira o sobrenatural. O motivo da briga agora é a presidência da principal comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça. De um lado, o grupo de Maia quer aproveitar o momento para conquistar mais espaço e confirmar Ricardo Berzoini no comando da comissão. Do outro, parlamentares do partido que apoiaram a pré-candidatura derrotada de Cândido Vaccarezza (SP) contra Maia, não abrem mão do nome de João Paulo (SP). Segundo integrantes desse grupo, na última quarta-feira em reunião da corrente CNB, a maior do PT, o deputado Odair Cunha (MG), do grupo de Maia, chegou a se queixar da interferência do Palácio do Planalto na disputa. Na ocasião, Cunha teria dito que não adiantava a presidenta Dilma fazer “cara feia” e “dar de durona” que não haveria recuo por parte do grupo. Há quem diga dentro do PT que Cunha inclusive cogita a criação de uma nova corrente, caso Berzoini não seja eleito presidente da CCJ. Parte da insatisfação de Cunha com o Planalto também viria do fato de Dilma ter anunciado a troca de toda a diretoria de Furnas, inclusive a de Operação ligada ao deputado.

Começa vistoria de trios para o Carnaval 2011

Começou hoje a vistoria de trios elétricos e carros de apoio para a maior festa popular do planeta. A Central de Vistoria do Carnaval 2011 vai funcionar até o dia 04 de março, das 8h às 18h, no Parque de Exposições, na Avenida Paralela. A ação visa garantir a segurança de trios elétricos e foliões, além do ordenamento dos blocos que desfilarão na folia. No Portal do Carnaval estão disponibilizadas para download as cartilhas de veículo e de blocos, com informações sobre os aspectos técnicos e mecânicos das perícias, assim como as taxas e impostos a serem recolhidos.