Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Hoje no Bahia na Política


Nova eleição em Camamu para escolha de prefeito e vice-prefeito em março


Foto: Emiliana de Zequinha da Mata (PP) que foi a única apta a disputar o pleito, mas obteve pouco mais de 20% dos votos válidos

A nova eleição paraescolha do prefeito evice-prefeito de Camamu, no Baixo Sul da Bahia,será realizada no dia 3 demarço de 2013. A decisãodo Tribunal RegionalEleitoral da Bahia (TRE-BA) foi publicada sexta-feira (28).
Dois dos candidatos aprefeito de Camamu –Ioná Queiroz (PT) eAmérico José da Silva (PR) - tiveram ascandidaturas indeferidas. A eleição foi anuladapois, juntos, elesobtiveram mais de 50% dos votos.

Emiliana de Zequinha daMata (PP) foi a única aptaa disputar o pleito, masobteve pouco mais de 20% dos votos válidos. O tribunaljá havia anulado a eleição no início deste mês, definindoagora a data do pleito. Os partidos terão até o dia 6 dejaneiro para realizar convenções para definir os nomesdos candidatos a prefeito. (Pimenta)



Coincidência de mandatos, fim de coligações e acabar com reeleição poderão ser votados em 2013



Em 2012 o CongressoNacional debateu nasduas Casas propostas dereforma política para oBrasil. Entre os pontos demaior consenso para areforma nos debates naCâmara é a coincidência das eleições para cargosexecutivos e legislativos. Atualmente, a cada dois anos oPaís tem processos eleitorais nacionais, ora para elegerpresidente, governadores e congressistas, ora paraescolher prefeitos e vereadores.
Segundo o relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS) a proposta de coincidir os mandatos temo apoio de mais de 80% dos deputados. Ele propôs, porém, mandatos de seis anos sem reeleição.

Renato Molling (PP-RS) concorda com o relator, mas acha que cinco anos seria uma alternativa melhor que seis. “Porque quatro anos é muito pouco, cinco é razoável”, defende. O parlamentar afirma também a reeleição não funciona bem no País. “hoje é algo complicado. Já que quem está no poder e usa a máquina e não dá chance nenhuma para o outro ganhar as eleições", argumenta.(Juliano Pires)



Jailton Batista sofre acidente em Goiás


Foto: Futuro secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jailton Batista

Indicado na sexta-feira, 28, como secretário deCultura, Esporte e Lazerpelo prefeito eleito JoséRonaldo, o empresário ejornalista Jailton Batistasofreu um acidentequando viajava deGoiânia para Andaraí, natarde de ontem. Foi naBR-020, próximo da divisade Goiás com a Bahia.Jailton estava com acompanheira Marisa Garcia. Ambos tiveramescoriações leves, forammedicados, passam beme voltaram para Goiânia. "Estava chovendo muito, o carro - um Pajero - patinou, bateu num barranco ecapotou", contou por telefone ao Blog Demais. Antes devir para Feira de Santana, ele passaria em propriedaderural que tem em sua terra natal, Andaraí. (Blog Demais)



Prefeito Sargento Francisco toma posse nesta terça (1º)




O atual prefeito de Candeias, Sargento Francisco (foto -momento da diplomação em 18 de dezembro), quevenceu o pleito municipal 2012, tomará posse junto com o vice-prefeito eleito, Bom Jorge, e mais 17 vereadores,nesta terça-feira, 1º de janeiro de 2013. Para abençoar otrabalho dos novos executivo e legislativo municipal, umaMissa em Ação de Graças pelas posses será celebradapelo Frei Cristiano, às 10h30min, na Igreja Nossa Senhoradas Candeias. Em seguida, às 12 horas, a Câmara deVereadores selará o ato com a Sessão Especial deCerimônia de Posse.

Hoje no Bahia Notícias


Sarney diz que não disputará cargos a partir de 2014

Foto: Agência Brasil

2013 deverá ser o último ano de atividade política de um dos mais longevos políticos brasileiros, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em entrevista à Folha, o ex-presidente da República (1985 a 1990) reafirmou o mesmo discurso de quando assumiu o comando do Parlamento. “Eu, na minha idade, não posso jamais pensar em ser candidato novamente ao Senado”, garantiu. Apesar de ter seguido o contrário, o peemedebista defende uma mudança na lei para regular o comportamento de ex-presidentes da República. "Nós devíamos ter, no Brasil, uma legislação que não permitisse a nenhum ex-presidente da República que voltasse a qualquer cargo eletivo", sugere. Sarney também defende uma mudança no sistema de governo para o parlamentarismo. "Até lá, nós vamos viver baseados na qualidade do presidente da República de manter o país estável", acredita.


SP: PV ameaça entregar secretaria antes mesmo da posse


Futuro secretário já é o segundo nome sugerido |Foto: Divulgação

O PV, partido que comandará a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, realiza uma reunião de emergência nesta segunda-feira (31), às 10h, para decidir se deixará o governo do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) antes mesmo de seu início, nesta terça (1º). Na sexta (28), o futuro secretário de Governo, Antonio Donato, anunciou que a vistoria veicular terá de ser feita a cada dois anos, a partir de 2013. O PV defende a manutenção do modelo atual, que é anual. A sigla argumenta que a inspeção veicular "salva vidas" e que seu modelo de testes anuais não pode ser alterado, como quer Haddad. O programa só será obrigatório para veículos com cinco anos ou mais de fabricação. A nova proposta chegará ao Legislativo no dia 1º de fevereiro. "Eu comparo a inspeção veicular ao cinto de segurança. Ela salva vidas. Sou totalmente favorável. Vamos agora conversar com o partido. A inspeção deu certo no mundo inteiro, por que só no Brasil não vai dar?", disse no domingo (30) o vereador e [ex] futuro secretário Ricardo Teixeira. O edil, que até 2011 era filiado ao PSDB, foi o segundo nome do PV indicado pelo petista para comandar a pasta, responsável pelo programa citado. Antes, o vereador Roberto Tripoli (PV) já havia declinado do cargo duas semanas após ser confirmado por Haddad.


Ferry Rio Paraguaçu volta à operação após liberação da Marinha


Foto: Evilásio Júnior/ Bahia Notícias

A travessia marítima Salvador-Bom Despacho foi reforçada, no final da tarde deste domingo (30) com a chegada do ferry Rio Paraguaçu. Após receber dois relatórios negativos da Marinha, a embarcação passou por ajustes e foi liberada para navegação. Com o reforço, são quatro ferries (além do Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anna Nery) que trafegam no esquema de bate e volta durante 24h. De acordo com informações da Agerba, que administra o sistema ferry boat, ainda não é possível estimar a redução do tempo de espera para embarque com a liberação da embarcação. Problemas na estrutura do Rio Paraguaçu, que comprometeriam a segurança dos passageiros, fizeram com que a Marinha impedisse que o ferry voltasse às atividades.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Hoje no Bahia na Política


Alexandre Monteiro diz que cargo está à disposição de José Ronaldo

Foto: Diretor presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora de Serviços Públicos Municipais Concedidos em Feira de Santana, Alexandre Monteiro

Atual diretor presidenteda Agência Reguladora eFiscalizadora de ServiçosPúblicos MunicipaisConcedidos em Feira de Santana, AlexandreMonteiro, que temmandato até novembrode 2013 disse ao site Bahia na Políticaque deverá colocar o cargo à disposição dofuturo governo no dia 2 de janeiro, ou seja, pedira sua exoneração.Alexandre argumenta queo futuro prefeito deveficar à vontade paraconstituir a sua equipe eque ele não quer serempecilho naadministração. Quanto àrelocação dos recursos daagência, que tinha fins depagamento de limpezapública, foramdirecionados R$ 22milhões para a Secretariade Serviços Públicos,graças a mudança feitano orçamento pelo vereador ronaldista Justiniano França(DEM). Monteiro disse que até concorda com a relocaçãodos recursos, pois entende que “o papel da Agência,enquanto não existir o fundo, tem que ser de fiscalizar epagar nesse momento poderá promiscuir o objetivo dasua fundação”.



Empresário recebe profissionais de comunicação

Foto: Empresário Edson Piaggio

O empresário EdsonPiaggio recebeu quintafeira pela manhã para umcafé matinal deconfraternização executivos da área deconsultoria imobiliária eprofissionais dacomunicação. Naoportunidade usou dapalavra prometendo queem 2013 fará muito maispelo desenvolvimento de empreendimentos daconstrução civil. O livro de Jolival Freitas intitulado “Baianidade, Baianadas, Balangandans e Mandigas” foientregue a cada convidado como lembrança de final deano pelo anfitrião.



Deputado apresenta titulo de cidadão a Joaquim Barbosa

Foto: Presidente do STF Joaquim Barbosa

Se queria ter, de fato,criado umconstrangimento aospetistas, o peemedebistaLuciano Simões conseguiuem cheio. Ao propor aconcessão de um títulode cidadão baiano aoministro JoaquimBarbosa, presidente doSupremo Tribunal Federalque condenou váriospetistas à prisão como relator do mensalão, não épossível que duvidasse que a reação na bancada dogovernador Jaques Wagner, em especial entre ospetistas, seria pelo menos polêmica. Pois a polêmica estácriada. Os petistas morderam a isca, rejeitaram aproposta e agora colherão como resultado a publicidadenegativa dirigida a qualquer um que se oponha areconhecer os méritos de um homem que marcou ahistória moral deste país.



Deputado Fernando Torres em festa no dia de hoje


Deputado federal por Feira de Santana, Fernando Torres (PSD) promove hoje, no restaurante Kilo Grill, um café damanhã com a participação de familiares, amigos ecorreligionários políticos, para comemorar mais um ano devida. Vereador, deputado estadual e hoje deputadofederal, Fernando Torres, que tem alcançado êxito no seupropósito político deverá receber o abraço de muitospolíticos da cidade e região.



Carlos Geilson que está ao lado do futuro secretário Valdomiro Silva ontem fez um importante encontro




Coronel Adelmário apresenta balanço do ano em Feira de Santana


A imprensa e comunidade feirenses tomaramconhecimento das ações desenvolvidas pelo Comando dePoliciamento Regional Leste (CPRL) em Feira de Santana, no ano de 2012. O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), no estacionamento do Paço Municipal MariaQuitéria. Na oportunidade, o comandante, coronelAdelmário Evangelista, divulgou os números referentes aabordagens, apreensão de drogas e resultado dasoperações deflagradas.
“Esta é uma forma de prestar contas à comunidade. Ocombate ao consumo de drogas continua sendo um dosprincipais problemas enfrentados pela polícia, pois oBrasil é um dos maiores consumidores de crack. E a Bahiaocupa a quarta posição dentre os principais estadosconsumistas do país. No próximo ano continuaremos aintensificar as ações para coibir esta prática”,explicou. Segundo ele, já no início de 2013 novos veículosserão adquiridos para reforçar a segurança no Município.(Lorenna Nascimento)



José Ronaldo mantém direção da SMTT nas mãos de um militar


Foto: Futuro secretário da SMTT Major Ebenezer Tuy

A indicação do Major Ebenezer Tuy para aSecretaria Municipal deTransportes e Transito(SMTT), mantém o perfiladotado nos governosanteriores de ter nocomando um militardesde a sua criação. Comexceção do civil AntônioCarlos Borges Júnior, queassumiu logo após a suacriação, os demaisdirigentes foram inspetorda PRF Jairo Vitor, Capitão Flailton Frankles e agora Major Ebenezer Tuy, que assumirá a pasta dia 1º de janeiro de 2013.



Não faltou dinheiro no Brasil para investimento



O ano termina de maneirafrustrante para o Brasil. Oesperado crescimento de 4% do PIB não seconfirmou. A expectativaé que não chegue a 1%.Os investimentostambém não ocorreramcomo o esperado. Masnão foi por falta de dinheiro. Um levantamento realizadopela empresa de análise financeira Economáticaidentificou que há R$ 240 bilhões no caixa das maioresempresas com ações em bolsa. O que faltou foi segurançapara investir. O ano foi marcado por intervenções doEstado na economia que mudaram, de uma hora para aoutra, as regras do jogo em vários setores. Se o ambientefor mais estável em 2013, não faltarão recursos e apetitepara recuperar o tempo perdido.



Câmara Municipal de Pedrão entra em recesso


Foto: Vereador por Pedrão Edbaldo Brito (PMDB)

A Câmara Municipal dePedrão, que deveriaencerrar seu períodoordinário dia 13 dedezembro, só ontem (27)deu início ao recessooficialmente. Nas sessõesextraordinárias, três aotodo, foram votadas ascontas do prefeito AlceuAraújo de Barros,referentes ao exercício2011, e um projeto de leique cria o Dia da Consciência Evangélica, de autoria dovereador Edbaldo Brito (PMDB).



Deputado Zé Neto destaca investimentos para a Polícia Militar


Foto: Deputado Estadual Zé Neto (PT)

Durante a divulgação dobalanço das açõesdesenvolvidas pela PolíciaMilitar em Feira de Santana ontem pelamanhã em frente aPrefeitura, o deputadoestadual Zé Neto (PT)ressaltou osinvestimentos do Governodo Estado em armas,veículos e novos coletespara os policiais. Eleainda destacou aaprovação do projeto queviabiliza o investimentode R$ 600 milhões para asegurança pública.
“Atualmente o Município conta com uma frota de 80 veículos, entre carros e motos, o que não é suficiente, mas já melhora bastante a situação. Diversas ações preventivas estão sendo realizadas na cidade, como o projeto Ronda nos Bairros”, informou Zé Neto. O parlamentar falou aindasobre a implantação da segunda Base Comunitária de Segurança, no bairro Rua Nova.

Zé Neto disse que é importante a imprensa cobrar melhorias, mas também não se deve esquecer dos investimentos para a Polícia Militar, que reflete na segurança da população. “O Estado tem feito a parte dele e buscando parcerias com as outras esferas. Em relação às drogas, este é um problema que está sendo enfrentado em todo o país”, afirmou o deputado.(Lorenna Nascimento)



José Ronaldo e secretariado fazem reunião com Superintendência da Caixa


Executivos da Superintendência Regional da CaixaEconômica Federal em Feira de Santana, inclusive opróprio superintendente, José Raimundo Cordeiro,participou nesta quinta-feira, 27, de um encontro comfuturo prefeito José Ronaldo e todo o secretariado queassume o comando da cidade no dia 1º de janeiro de 2013. O evento, realizado no auditório da PousadaAcalanto, começou às 9 horas e foi até às 17h30.
O futuro prefeito quer que a sua equipe seja informada de todos os procedimentos relacionados a projetos vinculados à instituição financeira, que atua, na área governamental, em diversas áreas como habitação, Bolsa-Família, PAC, entre outros. José Ronaldo pretende dar maior agilidade e transparência nos processos de financiamentos e repasses de verbas federais através daCaixa.



Uefs entre as 200 melhores universidades iberoamericanas em produção científica



O Scimago Institutions Ranking (SRI) 2012mostra a Uefs na 181ªposição no rankingIberoamericano (Espanha, Portugal e América latina e Caribe) entre 1.401instituições de ensinosuperior, e na 118ªposição no ranking deuniversidades da América Latina e Caribe (mesmasposições de 2011). Entre as universidades brasileiraslistadas no SRI, a Uefs ocupa a 57ª posição de um total de 370 instituições. O SRI é produzido pela SCOPUS®,uma base de dados sobre a produção científica mundialmantida pela Elsevier, uma das mais importantes editorasmundiais de revistas científicas.
O ranqueamento das universidades leva em conta cinco indicadores, construídos com dados da publicação de artigos e citações dos mesmos por outros artigos em todo o mundo, no período de 2006 a 2010. O primeiro indicadoré a Produção científica, que contabiliza todos os artigos publicados pelas universidades no período da avaliação. O segundo é a Colaboração Internacional, que mede o percentual de artigos publicados em coautoria com pesquisadores de universidades estrangeiras. O terceiro éÍndice Normalizado, que mede o quanto os artigos de pesquisadores de uma universidade são citados em comparação com média internacional (valor normalizado = 1) de todos os artigos catalogados na SCOPUS®. O quarto é o Q1, que mede o percentual de artigos de autores de uma dada universidade publicados em revistascientíficas que estão entre os 25% de maior prestígio no mundo (medido pelos índices de citação de artigos). E o quinto é a Taxa de Excelência, que mede quantos artigos de autores de uma universidade estão entre os 10% maiscitados do mundo.



Eleição da Assembleia Legislativa acontece dia 1º de fevereiro

Foto: Presidente da Assembléia Estadual Marcelo Nilo (PDT)

Já de recesso, aAssembleia Legislativa daBahia terá seu maiorcompromisso dia 1º defevereiro de 2013. É queacontecerá a eleição daMesa Diretiva, tendocomo candidato – talvezúnico – o atual presidenteMarcelo Nilo (PDT). Comuma candidatura supra-partidária, Marcelo Nilovai para o seu quartomandato.



Câmara sem representação nas áreas de Medicina, Direito e Odontologia


Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

A Câmara Municipal deFeira de Santana, quecomeça nova legislaturadia 1º de janeiro de 2013, depois de muitosanos não terá vereadormédico, advogado edentista. Ganha oLegislativo a participaçãode um sindicalista, já queelegeu Alberto Nery (PT).Há muitos anos que a Câmara não tem umarepresentação sindical. Já no segmento religioso, a Câmara sai de quatro vereadores evangélicos da atuallegislatura para nove na que começa dia 1º de janeiro de 2013.



Secretário de Agricultura diz que deixará a secretaria como encontrou

Foto: Secretário de Agricultura Josafá Ramos, conhecido Tutinho

Com a posse no dia 1º dejaneiro de 2013, o futurosecretário de Agriculturado Município, OzenyMorais, encontrará asecretaria como deixou: com estiagem,prorrogação do estado deemergência, problemasainda da Expofeira desetembro, sementes paraserem entregues, etc. Adedução se dá em razãoda declaração do atualsecretário Josafá RamosDantas, conhecido comoTutinho, que deixará asecretaria dia 31exatamente comoencontrou. Então...

Hoje no Bahia Notícias

Oito casos de violência contra homossexuais chegam ao Disque 100 por dia
O serviço telefônico da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH)De janeiro a novembro deste ano, Disque 100, recebeu em média, oito denúncias por dia contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). O serviço recebeu 2.830 denúncias de violência. O Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, divulgado pela SDH, informou que, de janeiro a dezembro do ano passado, 6.809 violações de direitos humanos foram relatadas ao Disque 100, à Central de Atendimento à Mulher e à Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a secretaria, tais violações envolveram 1.713 pessoas, o que deu uma média de 3,97 violações por vítima. Só o Disque 100 recebeu 4.614 denúncias de homofobia em 2011.A própria secretaria reconhece que as notificações não correspondem à totalidade dos casos de violência homofóbica, já que muitos deles não são denunciados.


‘A ação penal é história agora’, diz ex-ministro de Lula sobre mensalão


Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Educação e da Justiça no governo Lula, Tarso Genro, atual governador do Rio Grande do Sul, afirma que o PT precisa esgotar a "agenda de solidariedade" aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão. “Eles têm de ter a solidariedade devida em função de um julgamento sem provas, mas é uma agenda que o partido tem de esgotar. Quando falo que nossa agenda não pode ser composta por um escritório de explicações quero dizer que já falamos o suficiente sobre isso. A ação penal, para nós, é história agora”, defende, em entrevista à Folha. Tarso foi presidente interino da legenda de julho a outubro de 2005, durante a crise do esquema no governo Lula. Ele assumiu o cargo logo depois que o escândalo tirou do cargo o então presidente da sigla, José Genoino, e passou a defender uma "refundação" do partido. Sem apoio para seguir no comando do PT, ele foi substituído por Ricardo Berzoini.


Mais de 11 toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos em dezembro

Cerca de 11,59 toneladas de produtos de origem animal e vegetal impróprios para consumo foram apreendidos durante ações realizadas nas barreiras sanitárias fixas e móveis no mês de dezembro de 2012. Entre os produtos estavam pescados, banana, carne e produtos lácteos que seriam vendidos em cinco municípios baianos. Os produtos foram apreendidos e destruídos, de acordo com a legislação. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza mensalmente fiscalizações em diferentes barreiras sanitárias das estradas baianas. Neste mês, mais de mil veículos foram fiscalizados nas rodovias estaduais.


Policial militar é baleado no Rio Vermelho

Um policial militar foi baleado no Largo de Santana, no Rio Vermelho, na noite desta quinta-feira (27), segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi socorrido. O PM foi identificado apenas com o prenome Igor. Uma viatura da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar socorreu o baleado para a unidade médica. Segundo o posto, ele foi baleado no tórax e na perna direita e passa bem. A suspeita é que a própria companheira da vítima, que é lotada na 5ª CIPM, de Vera Cruz, tenha atirado contra ele durante uma discussão. Ela também teria se cortado com uma tesoura no pulso e no pescoço e socorrida para o HGE. O estado de saúde dela é considerado estável. A 7ª Delegacia deverá investigar o caso. Informações do Correio.


Sete juízes foram aposentados por suspeita de irregularidade em 2012

Sete juízes suspeitos de irregularidades como venda de sentenças e favorecimento indevido foram aposentados compulsoriamente após processos abertos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o ano de 2012, segundo balanço obtido pelo G1. A aposentadoria compulsória, quando o juiz perde o cargo e recebe uma parte de seu salário, é a punição máxima permitida para magistrados na esfera administrativa. Caso haja processo judicial, o juiz pode ser exonerado e perder o cargo ou ter a aposentadoria cassada. Outros dois juízes foram punidos no mesmo ano pelo plenário do CNJ com remoção compulsória, quando o magistrado é transferido para outro local, e dois com censura. Além dos11 punidos, outros seis foram afastados preventivamente de suas funções em 2012 em razão da abertura de investigações após suspeitas de irregularidades, dois deles do Rio Grande do Norte, dois de Tocantins, um do Piauí e um do Ceará.


Mortes por câncer de pulmão crescem 98% na Bahia



Os casos de mortes por câncer de traqueia, brônquios e pulmões na Bahia passaram de 390 para 774 em dez anos. De 2000 a 2010, foi registrado um aumento de 98%. O estado é o segundo do Nordeste com maior quantidade de óbitos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). "E entre 90% e 95% dos casos de neoplasias (câncer) nestas regiões são motivados pelo uso de cigarros", informa Francisco Hora, médico pneumologista do programa estadual de antitabagismo, da Secretaria da Saúde Estado (Sesab), e professor da Universidade Federal da Bahia. Um ano após ter sido sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, a Lei Antifumo (12.546/11) ainda espera pela regulamentação no Congresso Nacional. A Bahia também não tomou iniciativa de restringir o tabagismo, a exemplo de outros estados como Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima, Paraíba e Paraná, que adotaram legislações próprias para banir o uso de cigarros em locais fechados e a áreas reservadas a fumantes. Informações do A Tarde.


Presidente do PT pede apoio de aliados a Carballal: 'É melhor forma de fiscalizar governo de Neto'

por Evilásio Júnior


Foto: Mariele Góes / Bahia Notícias

Após a troca de farpas entre o vereadores Everaldo Augusto (PCdoB) e Henrique Carballal (PT), o presidente estadual petista, Jonas Paulo, resolveu entrar em cena para apagar o incêndio que tomou conta da sucessão da presidência da Câmara Municipal de Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele fez um apelo à consciência dos aliados do governador Jaques Wagner quanto a importância da disputa no Legislativo para o futuro político das legendas. " A dispersão das lideranças é um equívoco. Pior ainda a troca de acusações entre essas forças. Dirigir a Câmara com um dos nossos é a melhor forma de fiscalizar o governo de [ACM] Neto, tarefa que nos foi dada pelo povo", cobrou o dirigente. No entendimento de Jonas Paulo, a possibilidade de o postulante do PT vencer o pleito é real e precisa do apoio de todas as agremiações que integram a base estadual e foram derrotadas ao lado do prefeiturável Nelson Pelegrino. "Carballal tem todas as credenciais, como líder, fiscalizador, propositor e integrante do nosso projeto. Ainda por cima, ter a unidade na base é deixar que os tucanos permaneçam voando baixo", analisou o petista. Nesta quinta, uma reunião foi realizada com integrantes do PT, do PCdoB e do PSB, siglas que têm quatro representantes e anunciaram adesão ao projeto de Câmara, sem que houvesse qualquer definição. "Não mudou nada. O que se discutiu hoje foi a formação de uma comissão para procurar Paulo Câmara e Carlos Muniz, que estava chamando há muito tempo Carballal para conversar. Nós temos que influenciar na formação da Mesa [Diretora] para que se assuma compromissos com projetos e transparência. Só assim, na próxima legislatura, a gente vai ter como fazer cobranças. Se a gente não interferir agora e ficar apenas preocupado em montar chapa, vai comprometer uma série de compromissos", assinalou Everaldo Augusto. Caso Carballal consiga reverter o jogo, só as legendas que marcharam com Pelegrino somam 23 dos 43 votos.


Vereador eleito questiona 'a quem interessa' posição de Muniz; trio não vai a evento do PTN

por Rodrigo Aguiar

O vereador eleito Toinho Carolino (PTN) engrossou o coro encabeçado pelo presidente estadual do PTN, João Carlos Bacelar, ao defender que os integrantes do partido sigam o que foi acertado no último final de semana e apoiem o tucano Paulo Câmara para a presidência do Legislativo soteropolitano. Nesta quarta-feira (26), o vereador Carlos Muniz (PTN) surpreendeu a todos ao anunciar que a sua candidatura estava mantida, o que vai de encontro ao que orientou o comandante da sigla no estado. “Não entendi ainda. A orientação é seguir o que foi acordado. Quero ouvir de Carlos Muniz a quem interessa esta posição”, especulou Carolino, que prometeu ainda ir à casa do correligionário nesta sexta (28) conversar sobre o assunto. O vereador eleito foi um dos filiados ao PTN que compareceram nesta quinta (27) a um evento do partido em uma churrascaria, no bairro da Boca do Rio. No começo da festa, um homem ao microfone resumiu: “A finalidade deste encontro é confraternizar. O PTN virou uma família”. O fato, porém, é que três dos filhos mais “ilustres” da família faltaram à reunião: além do próprio Muniz, os vereadores Geraldo Júnior e Alan Castro. Estavam de dieta ou o cardápio oferecido não era do gosto da atual bancada do PTN na Câmara. Além de Muniz e de Paulo Câmara, permanece na disputa pelo comando da Casa o petista Henrique Carballal, alvo de críticas da própria bancada.


Bacelar promete reivindicar espaço para PTN na gestão de ACM Neto

por Rodrigo Aguiar


Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Presidente estadual do PTN, o secretário municipal de Educação João Carlos Bacelar afirmou na noite desta quinta-feira (27) aos seus correligionários que buscará preencher espaços da administração do prefeito eleito ACM Neto (DEM) com integrantes da sua legenda. “O prefeito não ofereceu nada em troca quando o apoiamos, mas vamos reivindicar a participação de vocês no governo. Desde que a pessoa tenha capacidade técnica e haja necessidade da prefeitura”, discursou Bacelar, em evento de confraternização do PTN, que reuniu candidatos derrotados a vereador, deputados e prefeitos da sigla. Segundo o titular, que permanecerá à frente da pasta da Educação no próximo governo, a participação do PTN ocorrerá de forma “transparente, democrática e competente”. Em entrevista ao Bahia Notícias, Bacelar disse que ainda não há definição quanto ao seu substituto no comando do PTN baiano. “Estamos consultando o estatuto nacional para saber se é o primeiro vice, se precisamos fazer convenção ou reunião do diretório”, explicou.


Brust diz ter 'certeza' que frente parlamentar resolverá problema do cacau

por Evilásio Júnior


Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O presidente estadual do PDT, em contato com o Bahia Notícias, exaltou o desempenho do seu partido em 2012, ano em que a sigla passou a ser a terceira da base do governador Jaques Wagner em número de prefeitos eleitos (42). Como destaque, o dirigente ressaltou a criação da frente parlamentar do cacau, proposta pelo deputado federal Félix Mendonça Jr., que já conta com a participação de 200 congressistas. "Tenho certeza que, agora em 2013, essa frente vai equacionar a problemática do cacau, solução que já foi prometida pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT)", apostou. Para o pedetista, a definição do valor do fruto típico da região sul da Bahia será o pilar para sanar as carências dos agricultores. "O cacau é uma das poucas commodities que não têm um preço mínimo. Enquanto não tiver, não tem saída. Foi assim, por exemplo, com o café e a soja. O deputado Félix, em uma tirada, no seu primeiro mandato, sacou do fundo do baú uma solução que parecia inviável para resolver a situação de 95 municípios e 245 mil produtores, em uma área de 3 milhões de habitantes", salientou, ao pontuar ainda a importância da ação para o meio ambiente. "A grande importância é manter a mata atlântica, que são os pulmões da Bahia. O resto é semiárido", comparou. Brust também felicitou os secretários de Estado, parlamentares estaduais e federais, os vereadores e, sobretudo, o senador João Durval, a quem chamou de "presidente de honra do partido na Bahia". "Ele foi considerado o 12º melhor senador do Brasil em 2012, fazendo jus exatamente ao 12 do PDT", calculou.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Hoje no Bahia Notícias


Câmara de Salvador terá oito vereadores milionários

Oito milionários farão parte da próxima legislatura da Câmara Municipal de Salvador, segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde. Fazem parte do grupo que declarou à Justiça Eleitoral bens superiores a R$ 1 milhão Edvaldo Brito (PTB), com R$ 5,5 milhões; José Trindade (PR), com R$ 4,43 milhões; Waldir Pires (PT), com R$ 2,92 milhões; Palhinha (PP), com R$ 1,62 milhão; Silvio Humberto (PSB), com R$ 1,214 milhão; Fabíola Mansur (PSB), com R$ 1,113 milhão; Alfredo Mangueira (PMDB), com R$ 1,124 milhão; e Euvaldo Jorge (PP), com R$ 1,066 milhão. Ainda de acordo com a publicação, outros seis vereadores estão em uma faixa entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão. São eles Tiago Correia (PTN), com R$ 925 mil; Alberto Braga (PSC), com R$ 888 mil; Carballal (PT), com R$724 mil; Pedrinho Pepê (PMDB), com R$ 790 mil; Paulo Câmara (PSDB), com R$ 668 mil; e Everaldo Augusto (PCdoB), com R$ 509 mil.



‘Pibinho’: Renda per capita dos brasileiros deve ter maior retração em dez anos


Mantega: 'Pibinho é o da União Europeia'

A renda dos brasileiros medida em dólares deverá sofrer o maior recuo em uma década em 2012 provocada pela expansão fraca do Produto Interno Bruto (PIB) e pela desvalorização do real, informa a Folha de S. Paulo. O cenário de longo prazo do PIB per capita também mostra uma piora relativa a outros países porque as expectativas de expansão da economia caíram. Dados compilados pela consultoria Consensus Forecast mostram que as projeções médias para o crescimento do PIB brasileiro no longo prazo recuaram de 4,5% para 3,9%, entre abril de 2010 e outubro deste ano. A maior parte dos países teve revisões para baixo. Houve reduções grandes para China, zona do euro e Japão. Mas, de forma geral, as quedas nas revisões foram menos significativas que a brasileira. Há também casos, como México e Alemanha, para os quais o cenário econômico melhorou um pouco. Como resultado dessas e de outras tendências, o Brasil deve recuar, entre 2012 e 2022, do 38º para o 39º lugar (entre 52 países) no ranking de renda per capita elaborado pela Consensus Forecast (que coleta projeções de bancos e consultorias estrangeiros e nacionais). Com informações da Folha.


STJ arquiva queixa de conselheiro do TCE contra sindicalista



A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, em decisão publicada nesta segunda-feira (24), a queixa crime apresentada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) França Teixeira e o presidente do Sindicato dos Servidores dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios (Sindicontas), Amilton Carneiro. O arquivamento foi pedido pela ministra relatora do caso, Eliana Calmon, e acatado por unanimidade. Ela também é relatora do processo que o presidente do Sindicontas move contra França Teixeira, por calúnia e difamação. Durante uma sessão do TCE em 2009, os dois discutiram rispidamente e o conselheiro alegou que sua honra foi ofendida. Segundo Teixeira, o sindicalista teria lhe imputado a pecha de “ladrão, mau-caráter e corrupto”. O embate teria começado a partir de um comentário do integrante do tribunal sobre o Sindicontas. De acordo com a ata da sessão, Teixeira referiu-se a Carneiro como “ímprobo administrativamente” e “figura indesejável”. Ao escutar como resposta a frase “mas não sou corrupto”, o conselheiro dirigiu-se ao sindicalista com os termos “vagabundo”, “descarado”, “ladrão”, “fdp” e “gigolô do serviço público”. Informações do jornal A Tarde.



SP: Ex-ministros, governador e até conselheiro do TCE recebem pensão vitalícia da Assembleia

Reportagem do Estadão revela que dois ex-ministros, um ex-governador, um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma viúva de governador, a madrasta de um senador e até o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão entre os 266 ex-deputados ou dependentes que recebem pensão vitalícia relativa à carteira previdenciária dos deputados paulistas, extinta em 1991. Apesar de encerrada há mais de dez anos, aqueles que contribuíam com a carteira, instituída em 1976, tiveram seus direitos preservados. O jornal informa que o governo de São Paulo gasta por ano R$ 33 milhões com os 148 dependentes e 118 ex-deputados que recebem o benefício - são 125 na lista, mas sete cumprem mandato e atualmente não ganham. A lista dos beneficiários foi repassada ao Estado pela Secretaria da Fazenda após pedido com base na Lei de Acesso à Informação. Até a vigência da lei, a secretaria informava o número de pensionistas e o valor total gasto, mas preservava o sigilo da identificação deles. Ainda de acordo com o Estadão, os vencimentos variam de R$ 10.021 a R$ 18.725 no caso de ex-deputados, e de R$ 7.515 a R$ 18.725 no caso de dependentes. Os dois ex-ministros que recebem pensão da Assembleia são Wagner Rossi, que chefiou a Agricultura no governo Dilma Rousseff, e Almir Pazzianotto, responsável pelo Trabalho no governo José Sarney. Ambos cumpriram dois mandatos na Assembleia e recebem, mensalmente, R$ 10.021, metade do salário de um deputado estadual.



Greves paralisam as 3 maiores obras do país por quase 6 meses

Os três maiores projetos em construção no país somam quase seis meses de obras paralisadas devido a greves. Os empreendimentos são a Hidrelétrica de Belo Monte, a Refinaria Abreu e Lima e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), este último campeão em greves. Entre novembro de 2011 e maio deste ano, os trabalhadores do complexo ficaram 82 dias parados, dos quais 58 somente este ano, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon). Na Abreu e Lima, também chamada de Rnest, foram 71 dias de paralisação desde 2010; e em Belo Monte, onde as atividades tiveram início no ano passado, 16 dias. A estratégia dos trabalhadores tem funcionado e, além de reajustes salariais bastante acima da inflação, eles conseguiram aumentar os benefícios concedidos pelas empresas, como o valor da cesta básica, que foi o item que mais cresceu nas três obras. Informações da Agência Estado.

Hoje no Bahia na Política

Lideranças políticas se solidarizam a família Veloso




O governador Jaques Wagner (PT), o prefeito JoãoHenrique (PP) e o prefeito eleito ACM Neto (DEM) e váriospolíticos baianos uniram-se ontem em solidariedade àfamília Veloso, enlutada pela morte de Dona Canô, umexemplo de liderança política não-partidária que emergiuda pacata Santo Amaro como a mãe dos cantores ecompositores Caetano Veloso e Maria Betânia, masexerceu como ninguém influência política na região,relacionando-se com autoridades baianas em váriasetapas da história do Estado, em todas defendendo suacidade. Seu exemplo de firmeza e ao mesmo tempodoçura deixou os baianos, de todos os cantos do Estado, credos e religiões igualmente emocionados. De Feira de Santana prestaram solidariedade a família Veloso oprefeito eleito José Ronaldo (DEM) e o deputado estadualCarlos Geilson (PTN)

Paulo Augusto deixa a Caixa Econômica após 28 anos


Foto: Paulo Augusto que deixa a Caixa Econômica Federal

Gerente geral dasagências da CaixaEconômica Princesa doSertão e Shopping Boulevard e gerente decarteira da agênciaSubaé, Feira de Santana, Paulo Augusto desdesexta-feira (21) deixou ainstituição financeiradepois de 28 anos deatuação. Paulo aproveitao PAA – Plano de Apoio aAposentadoria – parabuscar uma novaatividade. Natural deSátiro Dias, PauloAugusto está em Feira de Santana há 48 anos, atuandono momento na Superintendência da Caixa Econômica.



PPS vai administrar o Departamento de Desenvolvimento Social


Foto: Presidente do PPS de Feira de Santana Carlos Lacerda

O PPS, que apoiou JoséRonaldo em 7 de outubropara prefeito de Feira de Santana e elegeu umvereador, Isaías de Diogo, vai administrar oDepartamento de Desenvolvimento Social. O indicadoserá o cadeirante e presidente da legenda socialistaCarlos Lacerda. Quem anunciou foi o prefeito eleito JoséRonaldo.



Presidente do PTB será assessor de José Ronaldo



No propósito decontemplar as legendasmenores no segundoescalão do seu governo, oprefeito José Ronaldoconvidou para ser seuassessor no gabinete opresidente do PTB, Pastor Elias Santos. O PTBcoligou com o PHS eelegeu dois vereadores:Correia Zezito (PTB) eRobeci da Vassoura(PHS).



Pasta de Gestão e Projetos fica com um técnico


Foto: Futuro secretário de Gestão e Acompanhamento de Projetos Arsênio Oliveira

O prefeito eleito JoséRonaldo vinha anunciandona imprensa a criação deuma secretaria de Gestãoe Acompanhamento deProjetos para a Prefeiturade Feira de Santana. Nacoletiva concedida naquinta (20), José Ronaldojá anunciou o titular dapasta. Será o engenheiroArsênio Oliveira, que jáfoi secretário deHabitação do Municípioem seu governo.



Dois ex-vice-prefeitos no governo José Ronaldo

Apesar de pouca influência política quando passaram pelavaga de vice-prefeito, Antônio Carlos Borges Júnior(2001/2008) e Paulo Aquino (2009/2012) estão nogoverno José Ronaldo, na condição de secretários. BorgesJúnior na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Paulo Aquino na Secretaria de Governo. Os dois foramindicação pessoal do prefeito eleito José Ronaldo.



Borges Júnior diz como vai resolver problema


Foto: Futuro secretário de Desenvolvimento Econômico Borges Junior

Antônio Carlos Borges Junior foi a escolha doprefeito eleito JoséRonaldo de Carvalho paraassumir a pasta deTurismo, Trabalhoe DesenvolvimentoEconômico e junto comela um dos maioresproblemas de Feira de Santana na atualidade: afalta de ordenamento docentro da cidade. BorgesJúnior disse que ouvirá asnecessidades da sociedade, diagnosticando cada questão,para que se possa fazer uma grande ação detransformação. Borges Júnior afirmou ainda que énecessário que Feira de Santana se organize e melhoresua forma de gerenciar as questões urbanísticas e quetem certeza que a união da sociedade civil com o poderpúblico viabilizará essas decisões. (Karoliny Dias)



Jaiana Ribeiro fala sobre o desafio de assumir Secretaria


Foto: Futura secretária de Educação Jaiana Ribeiro

A área de educação nagestão de José Ronaldo de Carvalho foi uma dasmais criticadas,principalmente pelaoposição, na Câmara deVereadores. O vereadorMarialvo Barreto (PT), porexemplo, disse váriasvezes que o atualprefeito Tarcízio Pimentafoi melhor para aeducação do Município doque ele. Questionadasobre o desafio deassumir a pasta, JaianaRibeiro afirmou quetrabalhar em conjunto, jáque a Secretaria deEducação tem uma equipemuito forte. “Precisamosreorganizar algumasquestões, mas a equipede profissionais écompetente e já trabalhana área há muito tempo”,disse. Jaiana já faz parte do quadro da Secretaria,portanto conhece as escolas e o que precisa ser avaliadoe melhorado. (Karoliny Dias)



Orçamento triplicou e a saúde continua a mesma, reclama Ângelo


Segundo o vereador Ângelo Almeida (PT) o orçamentodestinado para a saúde em Feira de Santanapraticamente triplicou desde que o prefeito José Ronaldoassumiu o seu primeiro mandato, em 2001, mas não seviu nenhuma mudança. “As pessoas não percebem, nãosentem na pele os benefícios que deveriam estarchegando com a triplicação dos recursos da saúde nacidade”, avaliou. (Karoliny Dias)



Armando Sampaio afirma que impostos não são bem utilizados no Brasil

Foto: Presidente da ACEFS Armando Sampaio

Segundo o presidente daAssociação Comercial eEmpresarial de Feira de Santana (ACEFS), Armando Sampaio, acontrapartida oferecidapelo Governo nautilização dos impostosque são arrecadados emtodo o país não ésatisfatória. “A máaplicação, sustentandoinclusive uma máquinagovernamental exageradamente grande em pessoal,ministérios, autarquias e similares, nos deixa desejososde que parte desses recursos ficassem alocados com ainiciativa privada para melhor investimento nodesenvolvimento dos seus negócios, gerando maisempregos e até assumindo algumas responsabilidades deatendimento hoje mal operadas pelo setor publico”,sugeriu. Armando disse ainda que o comércio, a indústria, e o setor de serviços geralmente são apontados como osculpados pelos altos preços praticados no Brasil, quandona verdade são vítimas de uma política que esconde overdadeiro vilão: os impostos extorsivos. (Karoliny Dias)



José Ronaldo pede paciência aos que ainda não foram indicados


O prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho tem pedidocompreensão àqueles que ele não pode indicar nessemomento. Tem dito também que os nomeados terão maisum desafio administrativo do que um presente. Opropósito é arrumar a casa em seis meses. Ou seja, 40por cento dos cargos deverão ser preenchidos somente apartir do segundo semestre.



Wagner aposta que 2013 será um ano bem melhor



Ao analisar odesempenho e acapacidade deinvestimento do Estadoao longo de 2012, ogovernador JaquesWagner aposta que a Bahia vai ter umcrescimento que deve sero dobro da médiabrasileira. Ele traça umcenário otimista para 2013 e define o atual período como"um ano duro, mas graças a Deus a gente conseguiuultrapassar". A previsão feita no programa de rádioConversa com o Governador desta terça-feira (25) finalizaas edições de 2012 e ainda traz uma mensagem de BoasFestas do gestor para todos os baianos: "Muita paz,muita saúde, muita tranquilidade em família e desejarque 2013 chegue carregado de boas notícias, para que agente possa ter, cada vez mais, uma Bahia de todosnós".
O programa destaca também os investimentos do Estadonas mais diferentes áreas como saúde, segurança,desenvolvimento social e economia. Outro assuntobastante comentado é o efeito do longo período deestiagem, considerado o mais longo e severo dos últimos50 anos. "Estamos fazendo muitas obras estruturantes.Estão aí a Adutora do Algodão, para Guanambi, a Adutorado São Francisco, que já está em teste, para a região deIrecê, Pedras Altas...", detalha ao afirmar que além dasobras importantes existe a pretensão da construção de novas barragens para reservar ainda mais água, bemcomo reforçar as ações emergenciais que ajudaram asocorrer o sertanejo: carro-pipa, cestas básicas e bolsaestiagem.



Novo secretário diz que terá relacionamento aberto com a imprensa




Questionado sobre o posicionamento em relação aotratamento que será dado à imprensa feirense nospróximos anos, o jornalista Valdomiro Silva, indicado paraassumir a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom),diz que pretende estabelecer um relacionamento aberto.Ele acredita que fará um bom trabalho a partir de janeirode 2013.
“Tenho 30 anos de imprensa, trabalhando comreportagens, notícias, por isso acredito que meurelacionamento com os colegas já está consagrado. Orelacionamento do governo com a imprensa será aberto,transparente, sem barreiras e privilégios. Vamosestabelecer um relacionamento saudável, com respeito”,pontua.

Valdomiro entende que a escolha de seu nome pelo prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho (DEM) não tem outra razão, a não ser ter visto nele qualidades para exercer determinada função. “O entendimento entre a gente não foi difícil, porque temos muito em comum e uma relação de respeito consagrada. Ambos honramos com a palavra”, ressalta.
Sobre a nova equipe que irá compor a Secretaria de Comunicação, ele informa que ainda não há definições. “Agora que vamos começar a articular, pois existem indicações minhas e do Governo. A partir da próxima semana conversarei com o prefeito para fazermos os ajustes necessários”, informa. (Lorrena Nascimento)



Zé Neto e o secretário Cézar Lisboa visitarão a FAMFS nesta quarta-feira (26)


Com o objetivo de fazer uma avaliação precisa parabuscar uma solução que revitalize a Fundação de Apoio aoMenor de Feira de Santana (FAMFS), o deputado estaduale líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto(PT), visitará a entidade, às 9h, ao lado do secretário derelações institucionais, Cézar Lisboa.
O relatório da vista será entregue ao governador queavaliará como pode ajudar a entidade no sentido detrazer recursos e, assim, dar condições para o plenofuncionamento da instituição.

Inaugurada em 1990, a FAMFS realizou diversas atividades beneficiando jovens e adolescentes através de projetos esportivos sociais. O deputado Zé Neto e o secretário Cézar Lisboa serão recebidos pelo presidente da entidade, Antonio Lopes, e diretoria.



Imbassahy lamenta morte de Dona Canô



Foto: Deputado Federal Antonio Imbassahy (PSDB)

O Natal perde um poucodo seu brilho, esse ano,para nós baianos, com ofalecimento de DonaCanô, uma pequenagrande mulher, que setransformou num símbolo, um modelo de mãe.Defensora das suasraízes, exemplo de fé,coragem e determinação,ela deu vida e voz à suaamada Santo Amaro daPurificação, e conquistouo respeito até mesmo de presidentes da República. Tive oprivilégio de conhece-la mais de perto e constatar a suaforça. Me solidarizo, nesse momento de dor, com todos osseus familiares e conterrâneos de Santo Amaro e de todaa nossa Bahia.