Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ator de filme que aborda homossexualidade e contracultura diz que Feliciano é ‘estúpido’

Ator de filme que aborda homossexualidade e contracultura diz que Feliciano é ‘estúpido’
Foto: Flávio Gusmão/Divulgação
Protagonista do premiado “Tatuagem”, filme que aborda o universo homossexual e a contracultura nos anos 70, o ator Irandhir Santos (“O Som ao Redor”, “Tropa de Elite 2”, “Febre do Rato”, etc), disse que as bandeiras levantadas pelo filme ainda não foram conquistas e criticou políticos como o deputado federal Marco Feliciano. Clique aqui e leia mais na Coluna Cultura.

   
Para tentar reverter afastamento, Hirs e Telma Brito acionam Justiça contra atos do CNJ
O presidente afastado do Tribunal de Justiça da Bahia, Mário Alberto Hirs, e sua antecessora, também afastada, Telma Britto, impetraram conjuntamente, nesta quinta-feira (14), Mandado de Segurança contra atos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) praticados nos autos da sindicância que resultou na instauração de processo administrativo e posterior afastamento dos magistrados para apuração de supostos casos de improbidade administrativa sobre o pagamento de precatórios. Eles pleiteiam liminar, sem ouvir o CNJ, para suspender parte da decisão do Conselho que os afastou das respectivas funções, assim como para suspender o trâmite do Processo Administrativo Disciplinar, por ausência de justa causa, com base no voto do conselheiro Fabiano Silveira, representante do Senado no CNJ. O processo, que ainda não foi distribuído, já está disponível, através de peças eletrônicas, no site do Supremo Tribunal Federal. A petição inicial de 52 laudas tem os nomes dos advogados Alberto Pavie Ribeiro, Emiliano Alves Aguiar e do ex-ministro do STF Carlos Veloso, além de Antônio Nabor Areias Bulhões, criminalista alagoano conhecido por defender o bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e advogar para o governo da Itália no caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti. 

   
Sexta, 15 de Novembro de 2013 - 11:10

Depois do 'Tô com Zé', surge no Facebook campanha 'Tô com Pinheiro para governador'

por Bárbara Affonso
Depois do 'Tô com Zé', surge no Facebook campanha 'Tô com Pinheiro para governador'
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Depois que o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, considerou o adiamento do anúncio do nome do partido para concorrer à sucessão do governador Jaques Wagner nas eleições do ano que vem –inicialmente previsto para próximo dia 30 – e da dificuldade em se construir um consenso entre os principais pré-candidatos da sigla, começou a circular nas redes sociais um banner que lança extraoficialmente a campanha ao governo do Estado do senador Walter Pinheiro. Diferentemente do secretário do Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, que lançou candidatura oficial em evento intitulado “movimento Tô com Zé”, no mês de outubro, o parlamentar negou, por meio de sua assessoria de imprensa, ter partido de seu gabinete a campanha “Para a Bahia continuar a crescer, um governador do tamanho da Bahia – Tô com Pinheiro para governador”.
 
Se, por um lado, Gabrielli aposta no encontro com o ex-presidente Lula, no próximo dia 22, em Alagoinhas, durante a inauguração da fábrica de cerveja da Itaipava, o senador já agendou, para o dia seguinte, plenária com aliados para reafirmar o desejo de ser o escolhido petista. Apontado como preferido de Wagner, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, tem apostado no Facebook para alfinetar oposicionistas e festejar dados oficiais que considera positivos para o governo. Como vislumbrou Gabrielli em entrevista recente ao Bahia Notícias, apesar de os três nomes reiterarem, em diversos momentos, a importância de se conseguir um nome de consenso no partido, a realização de prévias internas pode ser a única solução dos governistas.

   
Prefeitura de Lauro de Freitas nega autorização para instalação de barracas na areia de Vilas
Foto: Bahia Notícias
A prefeitura de Lauro de Freitas se pronunciou nesta sexta-feira (15) sobre as denúncias de descumprimento, por barraqueiros de Vilas do Atlântico, do decreto que proíbe que barracas de praia invadam a extensão de areia da parte litorânea no município. Enquanto os donos dos estabelecimentos Maré Blu e Timoneiro alegam ter recebido do prefeito da cidade, Márcio Paiva (PP), permissão para instalar os equipamentos, a assessoria de imprensa da gestão alega que "não houve nenhuma autorização do gênero". "A PMLF [Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas] já encaminhou a fiscalização para o referido local para verificar a situação e adotar as medidas cabíveis”, pontua o órgão em nota enviada ao Bahia Notícias.
Em Salvador, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) restringiu o número de senhas para o cadastramento de candidatos às barracas que serão instaladas na orla da capital. Apenas 600 comerciantes concorrerão à exploração de 200 equipamentos. Apesar de o cadastramento estar previsto para começar nesta segunda-feira (18), 100 pessoas conseguiram realizar o procedimento nesta quinta (14) e as 150 últimas senhas para atendimento na data prevista foram distribuídas.

   
Sexta, 15 de Novembro de 2013 - 10:40

Eliana Calmon abre o leque em entrevista-bomba sobre o TJ-BA

por Samuel Celestino
Eliana Calmon abre o leque em entrevista-bomba sobre o TJ-BA
A entrevista da ministra do STJ, ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, sobre a situação do Judiciário baiano alcançou uma imensa repercussão. A ministra, como disse, precisava falar na hora certa e falou, não deixando uma pergunta sequer sem resposta e, de certa forma, exibindo as entranhas do Tribunal de Justiça "que se recusava sistematicamente - como disse - a cumprir as ordens do CNJ.” Dos acontecimentos recentes, como o afastamento do presidente, Mário Hirs, e da ex-presidente, Telma Brito, à teimosia de não se abrir concurso “o que não se faz há tempos para suprir o judiciário de pessoal." Relatou a existência de mais de 40 comarcas sem juízes,  "a situação de descalabro dos cartórios extrajudiciais, e a tramitação de diversos processos contra juízes, desembargadores, alguns (poucos) que estão com ela e que serão julgados pelo Conselho na medida em que a pauta das reuniões permita." “Tudo isso será apurado e virão novas punições”. Confirmou que existe "venda de sentenças na Bahia, que é do conhecimento do Conselho que está a apurar os desvios em buscas de provas consistentes". Enfim, a ministra Eliana Calmon afirmou que o problema da má justiça que se pratica na Bahia "é consequência da falta de gestão e de explicações que não são cabíveis, como alegar a falta de dinheiro." “Assim sendo, o melhor que se faz é trancar o Tribunal de Justiça e jogar a chave fora,” disse ela na entrevista-bomba que concedeu à rádio Tudo FM,  no programa Bahia Notícias no Ar, que ocupa diariamente o horário das 12 às 13 horas.