Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Bonde de Wagner: Rui Costa é estrela, Gabrielli excluído, Caetano sai antes e Pinheiro não vai

por Rodrigo Aguiar
Bonde de Wagner: Rui Costa é estrela, Gabrielli excluído, Caetano sai antes e Pinheiro não vai
Foto: Carol Garcia / Governo da Bahia
A cerimônia de assinatura da concessão do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas deixou clara a diferença de tratamento recebida pelos pré-candidatos do PT ao governo estadual. Preferido de Lula e Dirceu para disputar a sucessão de Jaques Wagner pelo Partido dos Trabalhadores, o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, não teve assento reservado junto à presidente Dilma Rousseff, apesar de o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do metrô – quando se iniciava a discussão do modal – ter sido tocado pela sua pasta, na época comandada por Zezéu Ribeiro. O ex-presidente da Petrobras ficou na plateia, entre prefeitos, vereadores, deputados e outros políticos e gestores. Já o secretário da Casa Civil, Rui Costa, teve posição de destaque no palco. Apontado como o favorito de Wagner para substituí-lo no posto máximo do Executivo estadual, o petista colheu os louros do metrô e ficou entre os “convidados especiais” do evento, entre deputados federais, senadores e ministros, além do próprio governador e da presidente. Com o contrato da parceria público-privada assinado, a estratégia de associar o chefe da Casa Civil ao metrô deve permanecer, caso sua candidatura seja efetivada. Por meio de nota, o senador Walter Pinheiro, outro pré-candidato petista, explicou que uma mudança na programação da visita presidencial a Salvador e Vitória da Conquista e votações importantes no Senado impediram sua participação. A senadora Lídice da Mata (PSB), por sua vez, esteve no Gran Hotel Stella Maris. Já o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano também participou da cerimônia de forma discreta e nem ficou até o final. Considerado azarão na disputa interna do PT, o antigo gestor foi a um evento de professores em Lauro de Freitas, agendado anteriormente. 

   
Brust: 'Nilo vai ser candidato' com ou sem indicação de Wagner; 'PDT não pode ser humilhado', diz Lupi
Foto: Divulgação
O PDT terá um candidato a governador mesmo sem a indicação do atual ocupante do cargo, Jaques Wagner (PT). O nome do escolhido pela legenda para concorrer ao Palácio de Ondina é o do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que “independentemente” de ser o nome indicado pelo “técnico”, estará nas urnas em 2014. Apesar de o próprio Nilo preferir manter o tom de que “tenta viabilizar ser o candidato da base”, o presidente do PDT, Alexandre Brust, garantiu ao Bahia Notícias que “não existe hipótese de o partido não ter candidato ao governo do Estado”. O cenário já está desenhado, pois apesar de os pedetistas não admitirem que o postulante de Wagner será petista, a decisão já foi tomada (ver aqui, aqui, e aqui). Nilo preferiu não especular o que faria neste cenário, mas Brust não escondeu que decisão será tomada. “Aí Marcelo Nilo será candidato independente, até porque temos dois turnos e podemos nos juntar lá na frente. Lídice [da Mata, senadora do PSB-BA] também é candidata para dar palanque a Eduardo [Campos, presidente nacional do PSB] e diz que o governador dela continua sendo Jaques Wagner. Nós não admitiremos a hipótese de ficar fora da majoritária. Pretendemos a cabeça, mas se não houver espaço, evidentemente que Nilo é candidato”, garantiu Brust. A chapa majoritária tem três vagas: governador, vice-governador e senador. O primeiro será petista e o terceiro terá como candidato o atual vice de Wagner, Otto Alencar (PSD). A vaga de vice está em aberto, mas o presidente do PP na Bahia, deputado federal Mário Negromonte, assegura que o posto foi prometido a ele pelo chefe do Executivo baiano, apesar de recentemente ter criticado o PT.
 

Foto: Reprodução - Marcelo Nilo / Facebook
 
Apesar de negar uma possível insatisfação com a falta de espaço na chapa para o PDT, o presidente da legenda na Bahia concordou com o líder nacional pedetista, Carlos Lupi, que considerou a ausência da sigla entre os indicados uma “humilhação” e afirmou que a legenda não está “para brincadeira”. Alexandre Brust falou ao BN que o PDT pode até “ficar fora da majoritária da base do governo”, mas alegou que Negromonte “falou o que ele espera acontecer”. Em contato com o BN, Marcelo Nilo manteve o discurso de que não ouviu da boca de Wagner que o candidato será petista e aguarda “o passar da água debaixo da ponte”. Nesta terça-feira (15), o presidente da AL-BA realizou um “encontro de amigos”, que ele diz não ter sido um evento para reforçar a corrida pelo Palácio de Ondina, mas sim uma apresentação das diretrizes do PDT para 2014. Segundo Nilo e Brust, o evento contou com mais de 600 pessoas, de diversos partidos e cidades do estado. Muitos correram do Gran Hotel Stella Maris, onde a presidente Dilma Rousseff participou da assinatura da concessão do metrô (ver aqui e aqui), para o churrasco pedetista. Entre eles, o líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT); o presidente estadual petista, Jonas Paulo; além de prefeitos e parlamentares baianos. Também estiveram presentes o líder da oposição na AL-BA, Elmar Nascimento (DEM); o presidente baiano do Democratas, Paulo Azi; e Lupi. “Minha candidatura é suprapartidária, não é exclusiva do PDT”, declarou Nilo. Em 2012, na eleição de Salvador, o PDT bateu pé firme de que teria candidatura, cogitou postular a vice-prefeitura com Nelson Pelegrino (PT) e acabou de mãos abanando, com apenas um vereador eleito – Odiosvaldo Vigas.

   
Quarta, 16 de Outubro de 2013 - 00:00

A cidade encurralada

por Ricardo Luzbel
A cidade encurralada
Foto: Reprodução
A decisão do Pleno do Tribunal de Justiça remete ao limbo que são todas as leis aprovadas na gestão de ACM Neto. A manutenção da inconstitucionalidade da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos) por desobediência ao Art. 64 da Constituição Estadual, por inexistência de audiências públicas, exigirá que tanto o Código Tributário, recém-aprovado, quanto a lei que reformou os valores do VUP para efeito de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), terão que retornar à Câmara Municipal de Salvador (CMS) para efetivar as audiências públicas não realizadas. Com a anulação do PDDU de 2012, passa a vigorar o plano de 2008. Nele consta o poder deliberativo do Conselho da Cidade e, mais ainda, todas as obras de mobilidade urbana terão que ser submetidas ao colegiado. Isto significa paralisar de imediato as obras do Imbuí, a duplicação da Avenida Orlando Gomes, duplicação da Avenida Pinto de Aguiar e Gal Costa, todas as obras do metrô, as obras da prefeitura na Barra, a nova Avenida 29 de Março e por aí vai, até o conselho se manifestar.

   
Quarta, 16 de Outubro de 2013 - 00:00

Guerra de Titãs: Novo imbróglio na briga de Dantas e Pessoa

por Ricardo Luzbel
Guerra de Titãs: Novo imbróglio na briga de Dantas e Pessoa
Foto: Divulgação
A briga entre os empresários baianos Marcelo Pessoa e Daniel Dantas pela Brasil Exploração Mineral S.A. (Bemisa), ganhou novos capítulos e mais personagens. Depois de deferir protesto judicial apresentado contra Dantas pela tomada dos direitos de Pessoa na GME4 e na Bemisa, a Justiça da Bahia recebeu uma nova ação. Na 10ª Vara Cível de Salvador, Eleonora Pessoa, esposa de Marcelo, reclama o desfazimento de operações que, nas duas mineradoras, responsáveis por investimentos de mais de R$ 2 bilhões, atingiram o patrimônio da família. No Rio de Janeiro, os Correios já citaram Daniel Dantas, o Opportunity e as mineradoras. Mas, em vez de voltar para a Bahia, a citação sumiu. A Justiça agora quer saber onde ela foi parar. 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Protestos no RJ e SP terminam em confronto entre mascarados e PMs

por Agência Estado
Protestos no RJ e SP terminam em confronto entre mascarados e PMs
Foto: Reprodução / Globo News
O protesto de professores promovido no centro do Rio de Janeiro acabou por volta de 20h15 desta segunda-feira (7), mas os confrontos entre manifestantes e policiais continuam. Dezenas de ativistas, quase todos mascarados, incendiaram caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil, no centro da cidade, e atiraram mais de 20 coquetéis molotov dentro da Câmara Municipal de Vereadores, além de depredar o prédio do Clube Militar. A manifestação começou de forma pacífica e chegou a ter mais de 20 mil pessoas, com poucos policiais na segurança, mas terminou com mais cenas de vandalismo e confronto entre PMs e integrantes do grupo conhecido como Black Block. Um ônibus foi incendiado e ruas do Rio foram palco de cenas de destruição, como fachadas quebradas, lixo queimado no chão e pichações. Em São Paulo acontece uma manifestação de apoio ao movimento carioca, também com registro de confrontos e depredações. Uma viatura da PM (foto abaixo) foi virada por mascarados.

Foto: Daniel Teixiera / Estadão Conteúdo

   
Após prova com respostas marcadas, candidatos prestam vestibular da FTC
Depois do cancelamento da segunda-fase do vestibular para o curso de medicina da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), neste domingo (6), os candidatos realizaram a prova nesta segunda-feira (7), “sem intercorrências”, de acordo com a instituição. A prova deste domingo foi cancelada após os vestibulandos encontrarem diversas questões com as respostas corretas marcadas em negrito, o que legou a FTC a remarcar o exame para a noite desta segunda. O resultado será divulgado a partir das 12h de quarta-feira (9).

   
Grupo de Eike Batista já demitiu 355 de 400 funcionários, diz jornal
O grupo EBX, do empresário Eike Batista, já chegou a ter 400 funcionários em operação na luxuosa sede de 23 andares no centro do Rio, no ano passado. Atualmente, segundo uma pessoa que preferiu não ser identificada, apenas 65 pessoas trabalham em toda a holding, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo. A troca de sede é uma boa representação da derrocada do império X. Segundo o jornal, após a reestruturação do grupo, as empresas que sobrarem com Eike deverão trocar os 23,3 mil metros quadrados de área construída do edifício Serrador pelos poucos andares de dois prédios na praia do Flamengo, na zona sul carioca, onde ficavam os escritórios originalmente. Além disso, em 2010, quando os executivos se mudaram para o edifício Serrador, as companhias valiam R$ 98 bilhões; hoje, o valor de mercado das empresas não passa de R$ 2 bilhões.

   
Segunda, 07 de Outubro de 2013 - 20:40

Tarifa de ligação no Brasil é a mais cara do mundo

Tarifa de ligação no Brasil é a mais cara do mundo
O Brasil é o país que tem a tarifa de celular mais cara, em termos absolutos, entre as 161 economias analisadas pelo relatório Medindo a Sociedade da Informação, divulgado nesta segunda-feira (7) pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Os dados da pesquisa são referentes ao ano de 2012. De acordo com o documento, uma ligação de um celular para outro de mesma operadora custa, em média, 71 centavos de dólar por minuto no Brasil. Quando a ligação é para outra companhia, o custo médio sobe para 74 centavos de dólar. A UIT usou dados de custo de ligações em São Paulo como base para o levantamento. Como meio de comparação, em Bangladesh e Hong Kong, esse custo médio é de apenas 2 centavos de dólar. Na Itália, onde está localizada a controladora da TIM, a Telecom Italia, o custo médio da tarifa é de 17 centavos de dólar. Em Portugal, sede da Portugal Telecom, que acaba de anunciar fusão com a brasileira Oi, o custo médio é de 25 centavos de dólar. Na Espanha, da Telefónica/Vivo, o custo médio é menor, de apenas 15 centavos de dólar. No México, sede da Telemovil, controladora da Claro, o custo médio de ligações de celular para a mesma operadora é de 32 centavos de dólar. Segundo a Veja, os brasileiros comprometem em média 6,7% da renda com telefonia móvel. Com isso, o país aparece na 112ª posição. Já o custo de telefonia fixa aumentou para 3,3% da renda em 2012, comparado a 2,7% em 2011, o que coloca o Brasil na 112ª posição entre 161 países.

   
A seca que castigou a Bahia nos últimos anos atingiu também a produção de flores. De acordo com matéria do A Tarde, os prejuízos ficam em média na casa de 50%, mas há agricultores, na região de Maracás, no sudoeste baiano, principal produtor do estado, que apontaram perdas de até 90% na produção. No último censo do IBGE, a cidade tinha aproximadamente 15% de toda a área destinada ao plantio de flores na Bahia. Outros fatores aumentam a preocupação dos produtores, como a "invernada" (período de chuvas entre junho e setembro) abaixo da média esperada para o período e a falta de apoio do Estado para vender a colheita.

   
Segunda, 07 de Outubro de 2013 - 20:00

MEC reprova 30% dos cursos avaliados em 2012 pelo Enade

por Rafael Moraes Moura / Agência Estado
Cerca de 30% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5), informou nesta segunda-feira (7) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O Enade é um teste do governo federal que serve para avaliar redes de ensino, públicas e privadas. A edição de 2012 avaliou 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior - participaram 536 mil estudantes concluintes, do penúltimo e último semestre de seus respectivos cursos. A cada três anos, o Ministério da Educação (MEC) aplica o Enade para um mesmo conjunto de cursos. Ao todo, dez cursos de bacharelado (administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo) e seis que conferem diploma de tecnólogo (gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais) foram avaliados no Enade 2012. Em 2009, ano em que o mesmo grupo de cursos foi avaliado, o porcentual de cursos com desempenho abaixo da média (notas 1 e 2) foi de 24,9%. Para o ministro, no entanto, o aumento na quantidade de cursos com desempenho insatisfatório deve-se à diminuição na quantidade de cursos sem conceito avaliados pelo Enade: em 2009, 26,6% dos cursos avaliados não apresentaram uma nota final, em virtude da não formação de turmas ou boicote dos estudantes. A quantidade de cursos sem conceito diminuiu para 1,8% na edição de 2012

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Eunápolis: TCM vota por rejeição de contas da Câmara; Vereador tem que devolver 8 mil

Eunápolis: TCM vota por rejeição de contas da Câmara; Vereador tem que devolver 8 mil

Eunápolis: TCM vota por rejeição de contas da Câmara; Vereador tem que devolver 8 mil
Foto: Reprodução
O Tribunal de Contas do Município (TCM) votou pela rejeição das contas da Câmara Municipal de Eunápolis no exercício de 2012. A votação aconteceu nesta terça-feira (1°) e o presidente, à época, era o vereador Ubaldo Suzart Gomes. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, imputou multa de R$ 2 mil, e o ressarcimento de R$ 8.483, com recursos pessoais, referentes ao pagamento de juros e multas por atraso de obrigações junto à Telemar, Embratel e Coelba, em fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. A relatoria enumerou como motivadoras para a reprovação das contas da Câmara as seguintes irregularidades: abertura e contabilização de crédito adicional especial no valor de R$ 3 mil sem apresentação da lei que autorizou sua abertura; contratação de pessoal sem concurso público, o que fere o art. 37, inciso II, da Constituição Federal, de janeiro a julho. Foram encontradas irregularidades também em peças publicitárias e publicação do conteúdo, ausência de comprovação de despesas referentes à aquisição de passagens aéreas; ausência de publicação em jornal de grande circulação da Tomada de Preços nº 001/2012 (R$ 95 mil) e pagamento de diárias sem a devida comprovação, o que totaliza R$ 11 mil.

   
Terça, 01 de Outubro de 2013 - 19:30

ACM Neto volta a criticar gestão de JH; Transalvador só tinha dinheiro para 8 meses

por Sandro Freitas
ACM Neto volta a criticar gestão de JH; Transalvador só tinha dinheiro para 8 meses
Foto: Betto Jr. / Ag. Haack/ Bahia Notícias
Durante a apresentação do orçamento da prefeitura de Salvador para 2014, na tarde desta terça-feira (1º), uma coisa ficou muito clara, apesar de não ter sido dita abertamente. O prefeito ACM Neto (DEM) voltou a criticar a administração financeira feita por João Henrique (PSL), apesar de não citar nomes. Ao destacar o aumento superior a 50% na receita da gestão municipal para o próximo ano e a necessidade de barrar investimentos para controlar as contas, o gestor revelou o tamanho do abacaxi que recebeu do ex-prefeito. No entanto, o secretário municipal de Gestão, Alexandre Paupério, destacou alguns pontos do que foi encontrado pelo atual comando municipal, entre eles: arrecadação superestimada; subdimensão das despesas; alto endividamento de curto prazo; demandas acumuladas de servidores; concursos pendentes na Saúde e Educação; excesso de terceirizações; e gastos com pessoal quase no limite, perto de 48%, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal permite até 48,6%. Um dos principais exemplos da alarmante situação em que Salvador se encontrava financeiramente no começo do ano é a necessidade de dar um calote temporário. “Se fosse pagar todas as dívidas parava a administração”, indicou Paupério. Outro exemplo negativo da gestão de JH foi o valor estimado para o orçamento da Transalvador de 2013. O secretário de Gestão revelou que o planejamento orçamentário para a pasta só permitia o funcionamento do órgão por oito meses. Para o ano que vem, o orçamento prevê R$ 577 milhões para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte, na qual está inserida a Transalvador. Só para o transporte público serão R$ 152 milhões. O prefeito ACM Neto disse que o novo orçamento prevê dinheiro para criação de corredores exclusivos de ônibus, reorganização do trânsito e instalação de semáforos inteligentes na cidade. As ações que envolvem a mobilidade urbana também utilizarão recursos destinados ao urbanismo, que tem verba prevista para 2014 de R$ 1,5 bilhão.

   
Terça, 01 de Outubro de 2013 - 19:20

Lula diz que julgamento do mensalão foi 'um linchamento'

Lula diz que julgamento do mensalão foi 'um linchamento'
Foto: Ag Haack / Bahia Notícias
O ex-presidente Lula acredita que daqui a meio século, quando puder falar sobre o mensalão sem a pressão da conjuntura, a posteridade vai reescrever o noticiário. “A história não é contada no dia seguinte, a história é contada 50 anos depois”, afirmou. “E eu acho que a história vai mostrar que, mais do que um julgamento, o que nós tivemos foi um linchamento, por uma parte da imprensa brasileira, no julgamento”.  Lula falou sobre o escândalo, porém ainda mede as palavras: “Eu tenho me recusado a falar disso porque sou ex-presidente, indiquei os ministros. Vou falar quando o julgamento terminar.” “Uma coisa eu não posso deixar de criticar. Se pegar o último julgamento agora [dos embargos infringentes], o que a imprensa fez com o Celso de Mello foi uma coisa desrespeitosa à instituição da Suprema Corte, que é o último voto. Ou seja, depois dela, ninguém mais pode falar…”, completou. Além de comentar a atuação da imprensa, o petista atacou também a atuação de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal. “Há quem me pergunte se não me arrependo de ter indicado tais pessoas para a Suprema Corte. Eu não me arrependo de nada. Se eu tivesse que indicar hoje, com as informações que eu tinha na época, indicaria novamente”, finalizou. Informações do Uol.

   
Prefeitura vai apresentar cronograma de ações para 2014; ACM Neto promete fechar ano 'no azul'
Foto: Max Haack / Agecom
A coletiva de imprensa convocada pelo prefeito ACM Neto (DEM), realizada na tarde desta terça-feira (1º), teve como foco principal a promessa de um planejamento real para a gestão municipal em 2014 e “transparência” na execução dos investimentos na capital baiana. O democrata adiantou que, no próximo dia 14, irá detalhar o planejamento estratégico (ver aqui) para o ano que vem. “Ele vai trazer quais são as aspirações, as metas e as iniciativas de cada órgão do governo. Também vai permitir que o cidadão conheça quanto vai ser gasto em cada projeto e qual é o prazo para execução de cada um. Não vai ser apenas apresentado como aspiração da prefeitura, já vamos apontar de onde vai sair o dinheiro”, resumiu ACM Neto. (Confira o orçamento de cada órgão aqui, aqui, aqui e aqui) O gestor destacou, repetidamente, que o orçamento do próximo ano é “mais de 50%” superior ao deixado pelo ex-prefeito João Henrique para 2013. O valor chega a R$ 6,38 bilhões, sendo que R$ 1,15 bilhão será destinado para investimentos, valor que no orçamento de JH era de R$ 207 mil (aumento de 456%). A intenção é pular da previsão de gastos com intervenções de 2% este ano para até 15% em 2014 (ver aqui). “Tivemos que sacrificar investimentos para equilibrar as contas”, lamentou ACM Neto. Outra promessa do prefeito é de tirar Salvador do posto de “pior arrecadação per capta do Brasil”. O documento também prevê R$ 43 milhões em emendas para vereadores.

 
 
O gestor reforçou a tese defendida desde que assumiu o cargo: o aperto nas contas para “colocar a prefeitura nos eixos”. Segundo ele, o aumento do orçamento para 2014 foi feito mediante corte de gastos, contingenciamento e mudanças na tributação. “Isso tudo é fruto de um grande esforço que nós fizemos ao longo deste ano, sobretudo a aprovação de um conjunto de medidas legislativas que modificaram tanto o Código Tributário Municipal como a Planta Genérica de Valores. E é claro que também é fruto da estruturação de projetos e apresentação de propostas ao governo federal”, enumerou ACM Neto. Nos gastos que serão feitos em cada secretaria, destaques para Saúde e Educação. O primeiro setor terá um orçamento de R$ 1,2 bilhão, enquanto João Henrique previu gastar em 2013 R$ 926 milhões. No caso da educação, em 2013, o planejamento previa R$ 826 milhões e, em 2014, o valor subirá para R$ 1,1 bilhão. O prefeito ainda adiantou que estuda pegar empréstimos. “Estamos em estágio avançado [de negociação] com instituições financeiras para contratar operações de crédito, que terão que ser autorizadas pela Câmara e, por isso, não constam no orçamento”, relatou.
 
Um dos pontos principais do novo o planejamento é a promessa de reduzir os gastos com a chamada máquina pública, ou seja, despesas com servidores e órgãos municipais. Atualmente, 48% do que é gasto do dinheiro de Salvador vai para o setor de pessoal, segundo o secretário municipal de Gestão, Alexandre Paupério. Ele declarou que a projeção é de reduzir o porcentual para 35% em 2014. Questionado pelo Bahia Notícias se o orçamento já prevê os reajustes de salário, o prefeito ACM Neto garantiu que sim, ao sinalizar que o aumento da receita da prefeitura e a manutenção dos atuais gastos com os funcionários permitirão a redução do porcentual. No documento enviado à Câmara, e que será votado até o final do ano, já há a estimativa de um novo plano de cargos e salários, com promoção por meritocracia. “Vamos ser bastante seguros com relação a impedir o que tradicionalmente acontece nos governos: o aumento do custeio da máquina pública. O meu conceito é gastar menos com a prefeitura e mais com o cidadão. Não é justo que esse recurso adicional seja concentrado no gasto público com a máquina do Município”, finalizou ACM Neto.

   
Terça, 01 de Outubro de 2013 - 18:40

Estudo aponta retrocesso democrático na América Latina

por Portal Terra
Estudo aponta retrocesso democrático na América Latina
Manifestações no Brasil foram citadas | Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias
A fraqueza institucional e o fim de um "boom" econômico, que não reduziu as desigualdades sociais, fez com que o desenvolvimento democrático na América Latina retrocedesse levemente este ano, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (1°) na Alemanha. Esta é a principal conclusão da 12ª edição do Índice de Desenvolvimento Democrático (IDD-Lat) – feito pela fundação Konrad Adenauer (KAS) e pela empresa de consultoria argentina Polilat – que destaca que 11 dos 18 países analisados apresentaram piora em seus registros. O estudo considera que "o aumento da classe média", "o aumento da renda per capita" e o "descenso da pobreza", que proporcionaram "as excelentes condições econômicas internacionais para o desenvolvimento latino-americano", entre 2003 e 2008, foram desperdiçados em termos democráticos. Os resultados da pesquisa criticam o fato de "a região não conseguir reverter uma de seus falhas estruturais: a desigualdade na distribuição da riqueza". Neste sentido, a KAS lembrou que "centenas de milhares" de brasileiros foram às ruas "protestar contra a corrupção e os excessos dos políticos" e "a insatisfação crescente em Argentina, Chile e outros países". O ranking geral do IDD-Lat 2013 tem nas primeiras posições Uruguai, Costa Rica e Chile, os três países que obtiveram, respectivamente, os melhores resultados nos últimos 10 anos por seu "alto desenvolvimento democrático". Já Paraguai, Guatemala e Venezuela são os três últimos por apresentarem um "desenvolvimento democrático mínimo". O estudo inclui cinco países na categoria de "desenvolvimento médio" em matéria democrática: Peru, Argentina, Panamá, México e Brasil. El Salvador, Colômbia, Bolívia, Nicarágua, Equador, Honduras e República Dominicana foram qualificados como "subdesenvolvidos". O valor médio do desenvolvimento democrático na região ficou situado em 4,868 pontos este ano, um pouco abaixo dos 4,975 obtidos em 2012. O Uruguai alcançou a pontuação máxima (10) e Venezuela a mínima (2,649). O Paraguai foi o país que sofreu o maior retrocesso este ano, segundo o estudo da KAS, seguido por Panamá, Chile, Guatemala, Costa Rica, México, Colômbia, Argentina, Honduras e Peru.

   
Terça, 01 de Outubro de 2013 - 18:20

Bairros de Salvador estão sem água desde a sexta

Doze bairros de Salvador continuam sem água desde a última sexta-feira (27), quando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) suspendeu o fornecimento para realizar uma obra para colocar em operação novas adutoras. Segundo o Correio, o abastecimento em áreas elevadas e consideradas críticas na cidade, como os bairros de Sete de Abril, São Marcos, Pau da Lima, Canabrava, Boca da Mata, Cajazeiras X, Jardim Nova Esperança, Mirante de Periperi, Plataforma, Marechal Rondon, Lobato e parte de Coutos, seguem sem abastecimento. O retorno deve acontecer de forma gradativa nos próximos dias.

   
Terça, 01 de Outubro de 2013 - 18:00

Sem assumir candidatura, Souto cria fan page no Facebook

por Rodrigo Aguiar
Sem assumir candidatura, Souto cria fan page no Facebook
O perfil criado no Facebook pelo ex-governador Paulo Souto (DEM) deu lugar a uma fan page. A novidade foi anunciada na tarde desta terça-feira (1º) pelo próprio democrata. “Tem sido motivo de grande satisfação para mim esta nossa convivência diária. Não se passou nem tanto tempo assim, mas tendo o número de amizades atingido o limite de cinco mil pessoas, estou a partir de então migrando para uma Fan Page para que possa acolher mais amigos e continuar conversando, dialogando, trocando ideias como em qualquer bate-papo, mantendo uma conversa saudável e troca de informações, utilizando as boas práticas de comunicação”, escreveu Souto em seu novo espaço. Apesar de negar uma candidatura ao governo estadual no próximo ano, ele tem utilizado constantemente o Facebook para opinar sobre temas como o novo Marco Regulatório da Mineração ou o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Bem colocado em pesquisas sobre a sucessão de Jaques Wagner, o ex-governador chegou a questionar um levantamento realizado na Assembleia Legislativa da Bahia, entre deputados, que apontou o vice-governador Otto Alencar como preferido para o cargo.

   
Ciro Gomes chama Eduardo Campos de 'zero completo' e 'oportunista simples'
O ex-ministro Ciro Gomes criticou duramente nesta terça-feira (1º) o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, possível candidato à Presidência da República em 2014. Desfiliado recentemente da legenda, Gomes classificou o governador de Pernambuco como “um zero completo, um oportunista puro e simples”. De acordo com o ex-socialista, Campos “controla a burocracia [do partido] como uma capitania hereditária que ele herdou do avô [Miguel Arraes, 1916-2005]”. “Eu acho que ele está em uma aventura pessoal, vai afundar o PSB nisso, mas é problema dele”, completou Ciro, nomeado secretário de Saúde do Ceará pelo irmão Cid Gomes, que governa o estado. Favorável à reeleição da presidente Dilma Rousseff, um grupo liderado pelos Gomes deixou o PSB cearense. Informações da Folha.

   
São Francisco do Conde: Casa de Teixeira de Freitas será restaurada
Foto: Divulgação
A casa onde residiu Mário Augusto Teixeira de Freitas, fundador do IBGE, passará por uma restauração. A iniciativa, anunciada pela prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), é transformar o imóvel, que está bastante degradado, em um centro de cultura e museu para abrigar todo o acervo do ex-morador. A Fundação IBGE assinou convênio com a prefeitura  para transferir o material composto de documentos, utensílios e busto, e ainda instalará uma agência de coleta no local. A obra está orçada em R$ 648 mil e será bancada com recursos próprios do município. “Além de preservar nossa história, estamos proporcionando que a população e visitantes conheçam o potencial turístico e cultural da região”, explicou a petista.

   
Terça, 01 de Outubro de 2013 - 17:20

Greve dos Correios continua em 21 Estados e no DF

por Thiago Moreno | Agência Estado
Greve dos Correios continua em 21 Estados e no DF
Foto: Nova Cruz / Reprodução
A greve dos Correios ainda paralisa os serviços postais de 21 Estados e do Distrito Federal. Os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, Rondônia e Amapá e Tocantins aceitaram a proposta que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) apresentou no dia 13 de setembro. De acordo com os Correios, 93% dos seus empregados trabalham normalmente. A federação nacional da categoria protocolou junto ao Tribunal Superior do Trabalho uma contraproposta na última sexta-feira (27) e aguarda a resposta da companhia. No início da campanha, os grevistas reivindicavam correção salarial com base na inflação do período mais 6% de aumento real. A empresa ofereceu reajuste linear de 8% aos salários e de 6,27% aos benefícios dos empregados. Os Estados que não aceitaram a proposta pedem que os 8% se estendam a todos os benefícios. Segundo os Correios, essa mudança representaria um impacto de R$ 1,6 bilhão. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) acusa a ECT de tentar iludir os trabalhadores "com a falsa expectativa de avançar nas negociações regionais". A empresa alega, porém, que empreendeu todos os esforços para fechar um acordo, mas a Fentect se recusou a dialogar.