Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Adiamento da visita de Dilma aos EUA traduz sentimento de toda uma região, diz chanceler

Adiamento da visita de Dilma aos EUA traduz sentimento de toda uma região, diz chanceler
Foto: Reprodução
A decisão da presidente Dilma Rousseff de adiar a viagem aos Estados Unidos, programada para outubro, "foi uma das mensagens mais importantes da região para o mundo nos últimos anos", disse nesta quinta-feira (19) o chanceler argentino Héctor Timerman, durante encontro com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Dilma anunciou terça-feira (17) que só marcará nova data para a visita de Estado aos EUA, depois que o presidente Barak Obama investigar as denúncias de que tanto ela quanto a Petrobras foram alvo de espionagem eletrônica por agências norte-americanas. Em nota oficial, Dilma exigiu do governo americano o compromisso de cessar as atividades de interceptação de correspondência e telefonemas alheios. Segundo a Agência Brasil, este é o primeiro encontro bilateral de Timerman e Figueiredo, que assumiu o comando da diplomacia brasileira em agosto, no lugar de Antonio Patriota. Segundo Figueiredo, embora a espionagem cibernética não tenha sido o principal tema da conversa, Timerman elogiou muito a postura adotada pelo governo brasileiro, que resume "o sentimento de toda uma região". Figueiredo e Timerman trataram também da questão das barreiras comerciais e dos avanços na elaboração de uma proposta, antes do final do ano, para um acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Uniao Europeia (UE).

   
Quinta, 19 de Setembro de 2013 - 21:40

Fux sinaliza rapidez no novo julgamento do mensalão

por Mariângela Gallucci | Agência Estado
Fux sinaliza rapidez no novo julgamento do mensalão
Foto: Reprodução
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá ser ágil na condução dos pedidos dos 12 condenados por envolvimento com o mensalão que garantiram o direito a um novo julgamento. Em nota à imprensa, o chefe de gabinete de Fux, José Antônio Nicolao Salvador, afirmou que após receber os requerimentos dos advogados dos réus e preparar o processo, o ministro vai levá-lo a julgamento. "Tão logo todas as partes se manifestem nos autos, obedecido o devido processo legal, colocará o feito em pauta para julgamento", informou Salvador, na nota. Ele acrescentou que devido à Lei Orgânica da Magistratura, Fux está impedido de comentar o processo.

   
Otto chama resposta da ANTT de ‘rasteira e covarde’ e acusa César Borges de ordenar ataques
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
O governador em exercício Otto Alencar (PSD) enviou nota ao Bahia Notícias para rebater as críticas feitas nesta quinta-feira (19) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que considerou as afirmações dele, motivadas pelo atraso nas obras da cratera da BR-324, “levianas, inverídicas e performáticas”. Um dos destaques da resposta do também secretário estadual de Infraestrutura foi a afirmação de que o ministro dos Transportes, César Borges (PR), está por trás das palavras que considerou “rasteiras e covardes”. “Como governador em exercício cobrei da ANTT providências em relação aos péssimos serviços prestados pela concessionária Via Bahia e, para a minha surpresa, acabei alvo de agressões gratuitas, covardes e rasteiras por parte de pessoas que sequer se identificaram”, disparou. Para Otto, a resposta da ANTT, que responde ao comando do Ministério dos Transportes, tem cunho político. “Ele ainda não se conformou com a derrota que teve para o Senado em 2010 e agora usa destes artifícios para nos atingir. Essa postura é inaceitável e lamentável. A atitude que eu tomei deveria ter partido do ministro que tem o poder de atuar sobre a Via Bahia, por ele ser baiano e ver o que a população está sofrendo, mas não, o que recebo são essas palavras raivosas que nada ajuda para solucionar o problema que há mais de cem dias tem prejudicado a vida de todos nós. Não sabia que a ANTT advogava para a Via Bahia”, ressaltou o governador em exercício, que ainda garantiu ter conversado com o diretor-geral em exercício da ANTT, Jorge Passos, ter sido “tratado com muita cordialidade”. “Agora me vejo surpreendido com palavras descabidas que partem, certamente, não da ANTT, mas da assessoria do ministro César Borges”, finalizou. 
 

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
 
Mais cedo Otto havia cobrado ações do grupo de trabalho criado pelo Ministério Público da Bahia para lidar com manifestantes. O BN entrou em contato com o órgão, que garantiu já estar atuando. “Na última segunda-feira (16), o grupo de trabalho coordenado pelo MP agiu rapidamente, ao lado dos demais parceiros, e conseguiu desobstruir o trânsito na Avenida Luís Eduardo Magalhães. Também nesse dia, uma manifestação de moradores da comunidade de Areia Branca, realizada na Via Parafuso, foi agilmente gerenciada com a atuação do grupo de trabalho. Na terça-feira, o grupo, com o apoio da Promotoria de Justiça de Mutuípe, articulou reunião de emergência com autoridades locais e conseguiu, mais uma vez, gerenciar uma manifestação na BA 540. Para o MP, a eficácia das medidas tende a crescer com o apoio fundamental da comunidade, bem como com os desdobramentos do protocolo que se encontra em fase de conclusão”, disse o MP também em nota.

   
Pinheiro cobra celeridade na tramitação do Voto Aberto no Senado
Foto: Bahia Notícias
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) cobrou do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta quinta-feira (19), celeridade na realização das sessões de discussão para a votação da proposta que garante o fim do voto secreto em todas as tramitações do Legislativo. Pinheiro reiterou o pedido para inclusão da proposta na pauta, como já havia feito no dia anterior, e a apreciação da PEC nas próximas sessões, sem que haja interrupção da tramitação das sessões de discussão. O receio dele é que a proposta tenha o mesmo destino de outra de igual teor – a PEC 20/2013, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que já se encontrava na pauta do plenário, com requerimento votado com apreciação em regime especial e, mesmo assim, não foi votada. A segunda sessão de discussão está prevista para a próxima terça-feira (24). De acordo com a Constituição, para ser aprovada, uma PEC tem que passar por dois turnos de votação no Plenário, sendo que o primeiro deve ser precedido de cinco sessões de discussão. Em cada turno, são necessários pelo menos 49 votos favoráveis.

   
Trabalhador morre em fábrica da Trifil de Itabuna; MPT pede indenização de R$ 15 milhões
Foto: Blog do Gusmão
Após a morte de um trabalhador de 18 anos na fábrica da empresa de moda íntima Trifil de Itabuna, no sul baiano, o Ministério Público do Trabalho (MPT) cobra o andamento do processo contra o grupo por descumprimento de normas de segurança e saúde no trabalho. Bispo Oliveira, de 18 anos, morreu na unidade após ser sugado por uma centrífuga, apenas quatro dias após ser contratado, fato que mobilizou trabalhadores a denunciarem a decisão da empresa de colocar o funcionário na linha de montagem sem treinamento.  “O que a Trifil, nome fantasia da Itabuna Têxtil, faz é dumping social, ou seja, a empresa prefere pagar as multas da fiscalização em vez de cumprir a lei no que se refere a normas de segurança e essa morte é fruto desse comportamento”, denunciou a procuradora Cláudia Soares, autora da ação civil pública contra a empresa. Segundo o MPT, nos últimos dez anos foram registrados cerca de 400 acidentes de trabalho na fábrica e, em novembro passado, fiscais do trabalho interditaram 18 máquinas e assinaram 33 autos de infração contra a Trifil. “Essa ação tem o objetivo de combater a mentalidade adotada pela empresa de descumprir as normas de segurança e tentar atribuir esse grande número de acidentes e de doenças ocupacionais ao acaso ou até mesmo às vítimas”, reafirmou. A primeira audiência do caso está marcada para a próxima terça-feira (24), às 8h45, na 3ª Vara do Trabalho de Itabuna. Na ação, o MPT requer que a empresa seja obrigada a atender ao que determina o Ministério do Trabalho e Emprego em termos de normas para garantir um meio ambiente de trabalho seguro e saudável, além de indenização por danos morais coletivos de R$15 milhões. 

   
Quinta, 19 de Setembro de 2013 - 20:20

Al-Qaeda captura cidade no norte da Síria

por Agência Estado
Militantes da rede extremista Al-Qaeda capturaram nesta quinta-feira (19) uma cidade síria perto da fronteira com a Turquia. Os radicais islâmicos expulsaram de Azaz os rebeldes que combatem, com o apoio de potências ocidentais, forças do governo do presidente Bashar Assad. A ofensiva dos jihadistas contra os rebeldes do Exército Livre da Síria começou na noite de ontem. Dezenas de combatentes do Exército Livre da Síria foram mortos antes de os demais baterem em retirada nesta quinta-feira. Confrontos esporádicos nas proximidades prosseguiram durante o dia, segundo apurou a Associated Press. A presença de militantes da Al-Qaeda tão perto da fronteira também preocupa o governo da Turquia. A passagem de fronteira de Bab al-Salameh, a poucos quilômetros de Azaz, está fechada, segundo uma fonte na chancelaria turca. Fonte: Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário