Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Lula critica Barack Obama por bisbilhotar o governo de Dilma

por
iG São Paulo
Publicada em 11/09/2013 16:56:22
Foto: iG Brasília
"Pode o senhor Obama e seu sistema de inteligência ficar bisbilhotando as conversas da nossa presidenta?"
"Pode o senhor Obama e seu sistema de inteligência ficar bisbilhotando as conversas da nossa presidenta?"
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer duras críticas às evidências de que os EUA espionaram a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras e pediu que a questão da democracia seja levada à sério no mundo globalizado.
"Pode o senhor Obama e seu sistema de inteligência ficar bisbilhotando as conversas da nossa presidenta? Cadê a decisão judicial que garante ouvir. Cadê a democracia?", indagou o ex-presidente durante seminário "Um Mundo sem Fome", em São Paulo.
Na semana passada, o programa Fantástico, da TV Globo, fez uma denúncia envolvendo a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, sigla em inglês). Com base em documentos fornecidos por Edward Snowden , ex-funcionário terceirizado da NSA, a reportagem afirmou que a agência americana espionou a presidente Dilma .
Nesse domingo, houve uma nova denúncia, afirmando que a agência também teriamonitorado a Petrobras , o que provocou uma pronta resposta da Presidência. Em nota, Dilma afirmou que as denúncias recentes mostravam que a suposta espionagem dos EUA possui interesses comerciais e estratégicos, e não de segurança nacional ou combate ao terrorismo.
Lula pediu também a criação de um fórum global para discutir o assunto e frisou a necessidade de uma governança global para colocar o presidente Obama, a premiê alemã Angela Merkel e Dilma em condições de igualdade.
O ex-presidente criticou os EUA com relação ao fim dos estímulos monetários do Banco Central (FED), que tem sido motivo de apreensão nos mercados e de fortes oscilações do dólar nos últimos meses.
"Até pouco tempo o ouro era a moeda internacional. Quem inventou que dólar é a moeda padrão foram os americanos, que têm a maquininha para fazer o dólar", frisou, antes de pedir a "criação de uma moeda mundial" para evitar problemas como esse.

 

Início de trabalho dos médicos estrangeiros é adiado para dia 23

por
Yara Aquino - Agência Brasil
Publicada em 11/09/2013 17:19:18
Foto: Elza Fiuza/ABr
Profissionais estrangeiros do Mais Médicos em curso de preparação
Profissionais estrangeiros do Mais Médicos em curso de preparação
O início do trabalho dos médicos estrangeiros e dos brasileiros formados no exterior foi adiado para o dia 23. O início estava previsto para o dia 16. Antes de começarem a atender os pacientes, os profissionais terão uma semana de acollhimento nas capitais dos estados onde vão atuar.
No período de acolhimento, os médicos vão conhecer hospitais e demais unidades de saúde e a relação dessas instâncias com as unidades básicas onde trabalharão, de acordo com o Ministério da Saúde. Vão conhecer ainda os hábitos de vida e doenças mais comuns de cada região. A partir do dia 22, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados.
Os 682 médicos formados no exterior, sendo 400 cubanos, participam desde o dia 26 de agosto de módulo de avaliação e acolhimento do programa, que ocorre simultaneamente em oito capitais. A aprovação nesta etapa, que testa também os conhecimentos linguísticos e de comunicação na prática médica, é condição para que eles recebam o registro profissional provisório e comecem a trabalhar.
No módulo de avaliação e acolhimento, os médicos têm aulas sobre legislação, funcionamento e atribuições do Sistema Único  de Saúde (SUS) com enfoque especial na atenção básica e aspectos éticos e legais da prática médica, além de língua portuguesa. O curso tem carga horária de 120 horas.
Dos 282 médicos formados no exterior selecionados pelo edital, 116 são brasileiros graduados em outros países, segundo o Ministério da Saúde.
Os médicos com diploma brasileiro ou revalidado no Brasil que foram selecionados pelo Mais Médicos têm até amanhã (12) para começarem a trabalhar.



Dilma Rousseff confirma viagem para Assembleia Geral da ONU nos EUA

por
Vladimir Platonow - Agência Brasil
Publicada em 11/09/2013 17:57:54
A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira (11/9) que viajará aos Estados Unidos para abrir a Assembleia Geral das Nações Unidas. “Dia 23 [de setembro] eu abro a Assembleia Geral da ONU”, disse Dilma, após cerimônia no Estaleiro Inhaúma, na região portuária do Caju, no Rio.
Em discurso aos trabalhadores, a presidente reafirmou a disposição do governo federal em continuar a investir no setor do petróleo pelos próximos anos. Só o Campo de Libra vai necessitar de mais 15 ou 17 novas plataformas”, disse Dilma. Ela lembrou que no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva só havia 2 mil postos de trabalho nos estaleiros nacionais, número que hoje passa de 70 mil, segundo ela.
Dilma vistoriou as obras da Plataforma P-74, no estaleiro e celebrou o início da operação da Etapa 1 do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pressurizado do Terminal Aquaviário de Ilha Comprida, na região portuária do Caju. O estaleiro é responsável pela conversão dos cascos de quatro navios que serão transformados nas futuras plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77. Cada uma produzirá diariamente até 150 mil barris de petróleo e 7 milhões de metros cúbicos de gás natural, na área do pré-sal da Bacia de Santos.
O terminal de Ilha Comprida, em conjunto com a ampliação do Terminal Aquaviário de Ilha Redonda e a interligação de dutos com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), possibilitará o armazenamento e o escoamento de 4.080 toneladas de GLP por dia por meio de navios.
O terminal de Ilha Comprida tem capacidade de armazenamento de 24.800 toneladas, em dois tanques de 10 mil toneladas e três esferas de 1.600 toneladas. O gás é refrigerado e transferido para navios, que levam o GLP para outras regiões do país.
A conversão do casco da P-74 está prevista para agosto de 2014. Em seguida, será iniciada a etapa de instalação de módulos da planta de produção e processamento de petróleo e gás, além da integração dos sistemas. Os serviços para a P-74 serão feitos em São José do Norte (RS); para a P-76, em Pontal do Paraná (PR) e para a P-75 e P-77, em Rio Grande (RS).


Fãs do Chiclete realizam manifestação em Amaralina contra a saída de Bell

por
Laís Oliveira
Publicada em 11/09/2013 18:12:44
Foto: Divulgação
Bloco com o Chiclete com Banana no Carnaval de Salvador
Fãs do Chiclete com Banana protestam contra a saída de Bell Marques da banda e fecham parcialmente uma pista na região de Amaralina na tarde desta quarta-feira (11/09).
Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a manifestação começou por volta das 17h e ocupa a calçada de um trecho da orla. Às 18h50, os manifestantes estavam próximo a Mazana, produtora da banda Chiclete com Banana, na final da Avenida Manoel Dias.
De acordo com as informações dos usuários do aplicativo Waze, o engarrafamento começa no Largo das Baianas, em Amaralina, com velocidade média de 6km/h e atinge a Praça Nossa Senhora da Luz até o antigo Clube do Bahia, na Boca do Rio com velocidade média de 15km/h. Já na Avenida Paulo IV (a partir dos Correiros) a velocidade média é de 4km/h.
O grupo de "chicleteiros" é contra a decisão do músico anunciada nessa terça (10), de dar início a carreira solo depois do Carnaval de 2014.
Mobilização
A fan page "Fica Bell Marques", criada por fãs do Chiclete com Banana, informa que o grupo irá realizar uma grande mobilização nacional contra a saída de Bell Marques da banda. Os manifestantes pretendem fazer o percurso do "Circuito do Carnaval", atravessando a Barra-Ondina no próximo domingo (15/09), às 11h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário