Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aberta Semana de Aleitamento Materno

Com o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação, foi aberta, oficialmente, nesta terça-feira (3), na Maternidade Marly Sarney, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Durante o evento, aberto pelo diretor da maternidade, Frederico Barroso e pela superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Marielza Cruz Sousa, foi realizada a entrega de brindes para as mães que doam leite para o Banco de Leite da maternidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é a forma mais eficiente de assegurar a saúde e a sobrevivência da criança. A agência da ONU revelou que 1,5 milhão de mortes de crianças antes dos cinco anos de idade poderiam ser evitadas com a amamentação.
"O aleitamento materno é uma prática, cientificamente comprovada, que traz redução de mortalidade materna, reduz doenças diarréicas, respiratória, as alergias e que tem um impacto financeiro extremamente salutar, pois  não tem custo, do ponto de vista econômico, para a família" enfatiza  o diretor da Marly Sarney.
A maternidade tem dado uma atenção especial a esta questão. No Banco de Leite da maternidade as mães que têm dificuldade para amamentar encontram todo o apoio de uma equipe de profissionais qualificados que passam todas as informações e orientações necessárias para a prática da amamentação correta.
Segundo informou a coordenadora do Banco de Leite, Irenildes Rodrigues,  a prática do aleitamento materno na Marly Sarney tem início desde a assistência pré-natal e continua no momento do parto, na enfermaria com o acompanhamento diário das mães e dos bebes, além do acompanhamento dos bebês, por meio de consultas mensais, até os seis meses. "Com este trabalho de conscientização temos conseguido aumentar o número de mães que amamentam, mas ainda não é o ideal. Muitas mulheres deixam de amamentar seus filhos por falta de orientação", observa Irenildes.
As mães que só amamentam seus filhos até os seis meses de vida, reconhecem a importância da amamentação. "Tem período, como quando estão nascendo os dentinhos, a criança fica muito ruim para comer e o leite materno é, muitas vezes, o único alimento que ela aceita. Por isso amamento o meu filho até hoje, com dez meses, mesmo já tendo inserido outros alimentos", conta a mãe Michele Rodrigues. 

Veículo de promoção
A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde - OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.  A semana é considerada como veículo para promoção da amamentação e ocorre em 120 Países.
Cada ano é definido um tema a ser trabalhado na semana. Os temas podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento. O tema da campanha no Maranhão é "Amamentação apenas 10 passos ! O caminho amigo do bebê". "Esta semana é uma forma de lembrar a todas as mães e as autoridades que mamar no peito da mãe é o primeiro direito do cidadão", disse a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Marielza Cruz Sousa.
A programação da semana continua até sexta-feira, (6), com palestra sobre "amamentação e drogas", "leite humano
e pasteurizado" e a "importância da amamentação". As palestras acontecem no auditório da maternidade a partir das 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário