Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Brasília recebe mutirão itinerante para julgar processos de anistia política

Chega a Brasília nesta quarta-feira (18) a 41ª Caravana da Anistia, atividade organizada pelo Ministério da Justiça para julgar processos de anistia política de forma itinerante pelo Brasil. O evento acontece às 14h, na Câmara dos Deputados. Dentre os sete requerimentos que serão apreciados está o de Herbert José de Souza, o Betinho.



A Caravana da Anistia é a forma encontrada pelo Brasil para pedir desculpas oficiais aos cidadãos e familiares daqueles que foram perseguidos politicamente durante a ditadura militar. Desde 2001, a Comissão de Anistia analisa processos de quem foi perseguido politicamente no Brasil entre 1946 e 1988. Nestes quase dez anos, foram julgados cerca de 57 mil processos, dos quais 33 mil foram deferidos e 12 mil tiveram algum tipo de reparação econômica.



A ação já percorreu 18 estados e apreciou publicamente mais de 800 processos. Entre os anistiados nestas sessões estão personalidades como o educador Paulo Freire, o líder seringueiro Chico Mendes, o jornalista Ziraldo, o cartunista Jaguar, o governador Leonel Brizola, o presidente João Goulart, entre outros.



Além do presidente da Comissão, Paulo Abrão, participam da 41ª edição do projeto o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cezar Britto e a doutora em Direito Deisy Ventura. A atividade faz parte da programação do 4º Seminário Latino Americano de Direitos Humanos e Anistia Política, iniciado na última segunda-feira (16) pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A próxima caravana será no dia 26 de agosto, em Natal (RN).



Os resumos dos processos que serão julgados em Brasília estão disponíveis no site do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário