Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Para Aleluia, Lula e Dilma são responsáveis pelo escândalo em Furnas

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) estranha a postura do Palácio do Planalto em relação ao escândalo envolvendo a estatal Furnas. Para o parlamentar, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sempre atuou na Câmara como ator principal dos debates em torno da infraestrutura, em nome do governo Luiz Inácio Lula da Silva, portanto da então ministra Dilma Rousseff, a ‘mãe do PAC’, segundo o próprio presidente da República. “Os responsáveis pelo escândalo são Lula e Dilma. Eduardo Cunha falou o tempo todo em nome deles no Parlamento. E com autoridade. Falava mais grosso do que os próprios líderes do PT e do governo na Câmara. Isso está registrado nos anais da Câmara. Basta conferir”, afirma Aleluia. Segundo o democrata, que várias vezes participou de debates na Câmara sobre a infraestrutura brasileira, nunca houve qualquer dúvida de que o peemedebista estava ali falando em nome do governo Lula-Dilma. Até porque jamais foi desautorizado. “Eventuais escândalos em empresas do governo não podem ser debitados unicamente na conta do Eduardo Cunha. Ele jamais trataria de assuntos tão significantes para o governo e para o país sem o aval de Lula e Dilma”, observou Aleluia.

Promotores e procuradores terão de ocupar apenas um cargo público

O Conselho Nacional do Ministério Público vai dar um ultimato aos promotores e procuradores com outros cargos na administração pública. Eles receberão um aviso para voltar à função original ou abandonar a carreira. A medida terá impacto direto entre quem ocupa secretarias de Estados e cargos no governo federal. E, por isso, coloca o órgão contra parte da categoria que defende ocupar postos em outras esferas da administração. A determinação tem como alicerce uma resolução baixada em 2004 que proibiu o exercício de atividade político-partidária a integrantes do Ministério Público que tiverem entrado na carreira a partir daquele ano. Ela vetou ainda afastamento dos que tomaram posse após 1988 para assumir outros cargos. A ofensiva é fruto de despacho do conselheiro Almino Afonso, na sexta, em análise de liminar que reivindicava o retorno de três membros da Promotoria do Paraná às funções originais. (Folha)

Começa a divisão do 2º escalão do governo Dilma

O Palácio do Planalto decidiu estabelecer um novo critério para iniciar o loteamento político do segundo escalão, depois da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, amanhã: a divisão dos cargos será feita proporcionalmente ao mapa de poder real de cada partido no novo Congresso que assume esta semana. Parlamentares derrotados nas eleições e sem voz não terão vez na partilha. Essa estratégia foi acertada com a presidente Dilma Rousseff pelo chefe da Casa Civil, ministro Antonio Palocci. As escolhas começam a ser definidas esta semana. A demora para o início das negociações foi motivada pelo temor do governo de fazer uma distribuição antecipada dos principais órgãos e estatais sem ter a garantia de votos correspondentes. Como houve renovação superior a 40%, a ordem é atender a quem tem voto. Com isso, a ideia é evitar o loteamento dos principais cargos com derrotados. Leia mais em O Globo.

Sarney reassume Senado sem tê-lo reformado

Prestes a assumir a presidência do Senado pela quarta vez, José Sarney (PMDB-AP) encerra hoje sua atual gestão sem aprovar a prometida reforma administrativa na Casa. O Senado mantém velhos vícios, estrutura inchada, falta de controle de funcionários fantasmas, excesso de mão de obra terceirizada e de cargos de diretores, além de apadrinhados do senador e de colegas espalhados em gabinetes e secretarias. Em 2009, no auge do escândalo dos atos secretos revelados pelo Estado, Sarney prometeu aprovar uma reforma interna e entregar uma Casa “modernizada”. “O Senado está cumprindo o que prometeu à nossa sociedade”, afirmou, em plenário, no dia 29 de outubro daquele ano. Era uma resposta à avalanche de irregularidades reveladas na época, crise que levou a dez pedidos de processo por quebra de decoro parlamentar contra o senador. Sarney salvou-se com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A turbulência passou e as mudanças administrativas andam a passos lentos. Por outro lado, os senadores ganharão um novo plenário após uma reforma – ainda não concluída – de R$ 5 milhões. (Estadão)

Lauro de Freitas: Mulher é morta por traficantes ao sair de igreja

Uma mulher se tornou mais uma vítima da volência que marca a disputa por territórios de tráfico de drogas na Bahia, na noite deste domingo. Anita Lima Gonçalves, de 45 anos, saía de um culto em uma igreja do bairro de Portão, em Lauro de Freitas, quando foi atingida com um tiro no peito quando passava na frente de um sítio. Segundo informações de agentes da 37ª delegacia, o tiro que atingiu a mulher foi disparado por uma das armas que quatro traficantes disparavam indiscriminadamente na Rua Queira Deus, supostamente para passar a dominar a área explorada por uma quadrilha local. Anita foi socorrida ao hospital Menandro de Farias por familares e pelo pastor da igreja que frequentava, mas sua morte foi constatada por volta da meia-noite. Os assassinos da mulher não foram presos e serão investigados pelos agentes da 37ª delegacia. (Correio)

Carvão vegetal desviado em rota clandestina

Néia Rosseto/A Tarde
Motorista desvia e pega a estrada de terra para escapar da fiscalização estadual
Uma antiga estrada de terra no povoado de Sanharó, entre os municípios de Pindaí e Sebastião Laranjeiras, a 831 km de Salvador, é a nova rota clandestina para escoamento de carvão vegetal produzido ilegalmente no Vale do Iuiu, oeste da Bahia, com destino aos fornos da siderurgia mineira. Os moradores da localidade, a 6 km de Pindaí, dizem ver  passar, todos os dias,  até dez caminhões e carretas, a serviço de sonegadores de impostos, com toneladas do produto. “Antigamente, eles só passavam de madrugada ou depois das 10 horas da noite, mas a coisa ficou tão escancarada que em pleno dia a gente topa com os caminhões na estrada”, contou o lavrador Gilberto Alves Lima. Ao passar por Guanambi, pela BR-122, e logo após Pindaí, o condutor desvia a rota, abandona o asfalto e pega a estrada de terra, deixando para trás os dois postos de fiscalização das secretarias da Fazenda da Bahia e de Minas Gerais. A unidade baiana fica a apenas 20 km do desvio, na mesma rodovia federal. Sem gravar entrevista, os funcionários das unidades dizem saber sobre a rota clandestina, mas que a falta de ação se deve ao reduzido efetivo de fiscais e veículos. Leia mais em A Tarde.

Central de polícia recebe 3 mil trotes por dia

Atendentes do call center da Central da Polícia – órgão da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) – têm um desafio diário: identificar seriedade nas 10 mil ligações com pedidos de socorro. A desconfiança não é à toa, 30% das ligações diárias são confirmadas como trote, informou o superintendente da Stelecom, o delegado Hélio Jorge Paixão. O que o brincalhão do outro lado da linha não sabe é que o trote é crimede interrupção e pertubação do serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, previsto no Código Penal Brasileiro (Art. 266). A pena é de detenção de um a três anos, além de multa. E se a brincadeira for comunicar a existência de um crime que não existiu, a pessoa poderá ser enquadrada aindanoArtigo340(provocar a autoridade, comunicandolhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não se ter verificado), com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa. “Setenta por cento dos trotes são passados por crianças e adolescentes”, afirmou o superintendente Hélio Paixão. Leia mais em a A Tarde. (para assinantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário