Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cofre é encontrado debaixo de uma ponte na estrada que liga Monte Santo a Cansanção

O compartimento reservado para guardar dinheiro e objetos de valor não foi arrombado.

Na Rodovia BA 220, estrada que liga Euclides da Cunha a Monte Santo, um cofre com várias perfurações a bala foi encontrado debaixo de uma ponte neste domingo, na proximidade da Fazenda Fortaleza. O compartimento reservado para guardar dinheiro e objetos de valor não foi arrombado. O móvel de aço e concreto deverá ser aberto nesta segunda-feira, 24, por um perito criminalístico do DPT, segundo foi informado pelo Bel.Paulo Jason delegado titular, que acrescentou ter mantido contato com delegacias da região, porém, em nenhuma delas havia registro de ocorrência de furto ou roubo do móvel de metal reforçado.
 Fonte: euclidesdacunha.com.br 
 

MEC vai criar autarquia para aumentar fiscalização sobre universidades privadas

75% das vagas no ensino superior são instituições privados.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (20), em São Paulo, que o governo pretende criar um órgão para ampliar a fiscalização sobre as universidades privadas. O trabalho de regulação e fiscalização é hoje feito por uma secretaria e a ideia do Ministério da Educação (MEC) é criar uma autarquia para ampliar o trabalho.
“Vamos criar uma autarquia para ter uma carreira, para ter especialistas só voltados e formados para essa competência, para melhorar a educação pública e privada no Brasil”, disse. “O MEC já faz isso. Hoje, 75% das vagas no ensino superior são de faculdades, universidades ou centros universitários privados. Portanto, eles têm papel fundamental na massificação do ensino”, disse o ministro, após participar da cerimônia de abertura da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.
A intensificação da fiscalização é importante, segundo o ministro, porque tem crescido o número de matrículas financiadas pelo governo por meio de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
“Temos hoje uma série de políticas públicas nessas universidades como, por exemplo, o Prouni. Essas universidades têm um milhão de vagas e, em contrapartida, têm isenção de impostos. Temos 500 mil bolsas do Fies. E temos, portanto, recursos públicos para aquisição dessas vagas e a competência do MEC é exigir qualidade”, disse o ministro.
De acordo com o ministro, o projeto já foi encaminhado para o Congresso Nacional. “Mas ainda estamos em fase de diálogo com as instituições”, disse.
O ministro também disse hoje (20) que, após a greve dos professores das universidades federais, o MEC vai exigir reposição total das aulas para os docentes das universidades federais. Segundo Mercadante, as universidades estão apresentando seu calendário de reposição e cada aula perdida será integralmente reposta.
“Essa é uma exigência do MEC e vamos fiscalizar e acompanhar, portanto, não existe risco de atropelamento [das aulas]. Não podemos contar julho, porque julho não tem aula, mas seguramente uma parte das férias do final de ano [ficará comprometida e o aluno] pode sentar na cadeira, abrir o livro e vai ter que estudar, porque os professores vão ter que dar aula. E nós estaremos fiscalizando”, disse.

Fonte: Agência Brasil
 

Pesquisa indica, um em cada cinco domícilios tem computador

Cerca de 70% são usuários (sete em cada dez). O número de usuários cai para menos de quatro em cada dez pessoas a partir dos 40 anos.

O número de usuários de internet no Brasil aumentou em 10 milhões entre 2009 e 2011, um crescimento de 14,7%. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje (21), com o o aumento, 77,7 milhões de pessoas acessaram a rede mundial de computadores no período, mais de quatro em cada dez brasileiros (46,5%).

Entre as regiões do país, a Centro-Oeste foi a que ganhou mais usuários: 1 milhão (17,2%). As regiões Nordeste e Sudeste tiveram crescimento de 16,4% e 15%, o equivalente a mais 2,2 milhões e 5,1 milhões de internautas, respectivamente. Os novos acessos no Norte e no Sul ficaram entre os mais baixos, com mais 1,2 milhão e 508 mil internautas.

Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento revela que no Sudeste (54,2%), no Centro-Oeste (53,1%) e no Sul (50,1%), mais da metade dos habitantes acessam a rede. No Norte e no Nordeste, uma em cada três pessoas é internauta (35,4% e 34%, respectivamente).

A internet se popularizou entre todas as faixas de idades, mas, entre os jovens de 15 a 19 anos, o acesso é mais frequente. Cerca de 70% são usuários (sete em cada dez). O número  de usuários cai para menos de quatro em cada dez pessoas a partir dos 40 anos.

“São os mais jovens que mais acessam, mas tem um crescimento importante entre as faixas de 25 a 29 e de 30 e 39 anos. Eram percentuais de 53% que passaram para 60% no primeiro grupo, e de 42% para 51% no segundo”, destacou a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira.

A pesquisa do IBGE também mostra que, pela primeira vez, em todas as regiões, mais da metade dos moradores com 10 anos ou mais têm um celular para uso pessoal. Em 2011, 115,4 milhões de brasileiros tinham um aparelho, 21,7 milhões a mais do que em 2009. O aumento reflete a popularização do equipamento no Nordeste e entre os indivíduos na faixa de 10 a 17 anos.

Fonte: Agência Brasil
 

Avião bimotor cai e atinge casa em Tapiramutá

O bimotor transportava uma faixa com o nome e o número de um candidato a prefeito

Um bimotor caiu em uma casa localizada no centro de Tapiramutá, no início da tarde deste sábado (22). A aeronave era utilizada para propaganda política de um candidato a prefeito da cidade.
Por volta de 13h, o bimotor caiu no quintal da casa, próximo a Escola Municipal São Sebastião. O piloto Leonardo Campos, que estava sozinho na aeronave, sofreu escoriações no rosto e quebrou uma perna.
Ele foi socorrido para o Hospital José Nery, em Tapiramutá, e transferido para uma unidade médica em Salvador. De acordo com a Delegacia local, nenhum morador da casa ficou ferido.
O bimotor transportava uma faixa com o nome e o número do candidato Antonio Carlos Fonseca Gomes, conhecido como Dr. Toinho. O objetivo era aproveitar a aglomeração de pessoas na feira local para divulgar a candidatura.
 Fonte: Corereio / Foto: Reprodução/Facebook Edmária Valadão 



Carla Perez e Xanddy estariam em crise, diz jornal

No último mês, Carla adiantou gravações do programa que comanda só para poder acompanhar o marido numa viagem fora do país.

Do EGO, em São Paulo
Carla Perez e Xanddy posam nos bastidores do Sauípe Folia (Foto: Saulo Brandão/Divulgação)Carla Perez e Xanddy
(Foto: Saulo Brandão/Divulgação)
O casal Xanddy e Carla Perez recentemente passou por uma crise. Mas a loira está se dedicando à relação. No último mês, por exemplo, ela adiantou algumas gravações do programa que comanda - numa filial do SBT - só para poder acompanhar o marido numa viagem fora do país. As informações são do "Diário de S. Paulo".
Na sexta-feira, 21, o casal mostrou aos seguidores do Twitter uma foto da viagem para os Estados Unidos.
 
 

Com 118 quilos e 107 de cintura, Ronaldo começa o Medida Certa

O objetivo de Ronaldo é chegar aos 94 de circunferência.
publicidade
 
 
 


  Chegou o grande momento da noite. Ronaldo vai passar pelo exame dos médicos é o primeiro episódio de medida certa - o Fenômeno.

O próprio Ronaldo admitiu, no início do programa, que se sente gordo, cansado, indisposto. O ídolo do penta se incomoda com o corpo que hoje vê no espelho. O que os exames mostram? Qual é o peso de Ronaldo? E qual o preço que a saúde do Fenômeno está pagando pela vida sedentária dos últimos meses?

“Problema grave, que eu não gosto de tomar café da manhã. Sempre treinava de manhã em jejum e. sabendo que era errado. Vou tentar corrigir isso. Às vezes eu não consigo comer pão inteiro, de manhã não desce”, conta Ronaldo.

Falta grave, Ronaldo! Mas, como você está começando agora, Marcio Atalla perdoa! Atalla é o preparador físico responsável pelo programa de exercícios e reeducação alimentar que o Fenômeno vai seguir.

“O Medida Certa, ele parte da atividade física, isso pra você é muito fácil. Colocando o corpo em movimento, você precisa só fazer pequenas melhorias na alimentação. São quatro regrinhas: beber água, comer fibra, diminuir gordura, menos sal e menos açúcar. O resto, você não vai passar fome, nem privação. E vamos malhar”, diz Marcio Atalla, professor de educação física especializado em nutrição.

Primeira parada, uma avaliação física completa para saber como está o corpo do Fenômeno.

“A gente vai fazer uma avaliação no equipamento que vai dar pra gente como ta sua composição corporal, quando você tem de músculo, quando você tem de gordura e uma estimativa também de qual é o seu gasto calórico diário.Pra isso eu preciso que você fique de sunga”, diz a nutricionista Luciana Lancha.

“Pô, privacidade? No Fantástico?”, brinca Ronaldo.

“Você vai por a touca, vai ficar tão bonitinho”, diz nutricionista.

“To parecendo o Zé Gotinha”, brinca Ronaldo.

Apesar do barrigão, Ronaldo ainda tem estrutura de atleta.

Atalla: Deu mais, mais assim, deu 25,5, mas eu esperava muito mais alto. Então pro nível de sedentarismo que você falou que está, ter 25,5 não é ruim.
Luciana: Não.
Atalla: Não é ruim de fato.
Luciana: É um sinal de que você tem bastante massa magra ainda. Bastante massa muscular.
Atalla: Isso vai ajudar nesse processo de emagrecimento.
Luciana: Quanto mais massa muscular, maior o seu gasto calórico. Então o pouco de exercício que você comece a fazer, sem dúvida que vai ter um resultado muito rápido.
Atalla: Bora agora pro teste que você mais gosta de fazer.

Direto para o consultório do cardiologista para um teste de resistência. Aqui, além da pressão arterial, o objetivo é medir o esforço físico que o corpo de Ronaldo suporta. Isso vai definir que tipo de treino o Atalla vai passar pra ele.

Luiz Costa, cardiologista - Você fez a última vez, esse teste de esforço, há quanto tempo atrás? Ronaldo: Dois anos...
Luiz: Agora aqui, a diastólica, a pressão mínima, deu 90. É um bom valor. A máxima deu 160. Eu diria que está assim, uma pressão bastante adequada pra começar o teste.
Então, já pra bicicleta! A máscara vai medir a respiração dele durante a atividade.

Luiz: Quando tiver fácil, dedo pra cima, começou a cansar você inclina, aqui ta moderado, ficando difícil, e pra baixo, a gente para o esforço, respeitando o seu cansaço.

Os eletrodos controlam a frequência cardíaca, que aumenta conforme a intensidade do exercício.

Luiz: Não deixa cair a velocidade agora, Vamos lá, pelo menos em 70. Vamos, vamos, vamos. Excelente, vamos lá. São dez minutos bem puxados, e o Atalla ali, de olho.

Ronaldo: Falei pra ele todo ano a gente faz isso em pré temporada, Mas eu não contei que em vários anos eu faltava essa época. Esse exame é o pior do mundo.

E aí, doutor? Qual o resultado?

“A sua máxima freqüência cardíaca pra você ter uma ideia, foi de 157 batimentos, ta na expectativa, pela sua faixa etária, é de 185. Então você atingiu 85% da freqüência esperada”, explica Luiz.

Traduzindo: o coração de Ronaldo faz menos esforço para bombear sangue para o corpo. É o que se espera de um ex-atleta.

Luiz: Ele tem algumas alterações, o colesterol total, 283 miligramas por decilitro. 283 é uma medida que a gente considera elevada, ta? O ideal é que você tenha isso até 200.

Quando o nível de colesterol no sangue fica muito alto, como é o caso do Ronaldo, isso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Luiz: Eu diria pra você o seguinte, como você ta há dois anos sedentário, e você está agora buscando uma série de orientações, eu diria que você tem uma oportunidade, que é a oportunidade de dar o exercício essa mudança.

Ronaldo: Com exercício físico.
Atalla: Bom, vamos lá, rapidamente: a glicemia dele é boa.
Luiz: perfeita.

Glicemia é a taxa de açúcar no sangue. O normal é marcar abaixo de 110. Se ela for muito alta, acima de 200, pode ser sintoma de diabetes.

Atalla: E eu queria que você falasse da tireóide, Você tem uma disfunção, mas ela ainda não entrou em falência, porque você ainda não ta no nível abaixo do normal.

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, responsável pela fabricação de vários hormônios. Ronaldo sofre de hipotiroidismo, ou seja, uma diminuição da atividade hormonal, o que contribui para o aumento de peso.

Ronaldo: Então o recomendável é controlar o hormônio através de medicamento.
Luis: É, com medicamento, a correção da tiroide já seria bastante interessante, te ajudaria também na resposta ao exercício e também na questão do seu peso.
Ronaldo: Maravilha.

Atalla: Eu vou medir sua circunferência, que é um dos fatores de risco.
Atalla: 107. Bom, quando você tem a circunferência acima de 102, é que o risco cardíaco, ele é bem elevado.
Ronaldo: Acima?
Atalla: 102. Tá com 107. Então a gente vai baixar aí de 94, ta bom?

Chega de suspense. O Brasil quer saber: qual o peso do fenômeno? 118 quilos!

Falta ainda uma última parada: a sala do nutricionista!

Antonio Lancha Junior, nutricionista - Bom, Ronaldo, a gente está aqui com as suas duas avaliações, o teu teste de esforço e o teu teste de composição corporal

“A gordura que você tem, ela ta acumulada nessa cavidade abdominal. E essa gordura dessa cavidade, que é essa que a gente vê aqui nessa imagem, é a gordura que pode provocar aumento do colesterol, aumento da pressão arterial e pode induzir diabetes, essa gordura, ela é depositada nessa região por dois nutrientes, basicamente, pelo consumo de gordura na alimentação, que a gente consome carne, frango, peixe, queijo, além das frituras e tudo mais, e também pelo consumo de álcool. Então a gente vai diminuir a ingestão de gordura na sua alimentação e a ingestão de álcool”, explica Antonio Lancha Junior, nutricionista.

Nutricionista - O que que você acha disso?
Ronaldo: Tranquilo.

Calma, com o Atalla, nada é tão tranquilo assim.

Atalla: Bom, vamos aumentar duas coisinhas nisso. Comer fracionado, combinado, pra você não ficar passando fome? E a segunda coisa, não sei se é o caso dele, ele vai falar aqui pra gente, como que será o consumo de fibra dele. Não ficar em jejum.

Nutricionista: Porque você sempre foi um atleta que tinha um gasto calórico muito grande, Quando você diminuiu esse seu gasto, a sua memória alimentar, ela se manteve. Então, a gente vai trabalhar com duas vertentes, é aumentar o gasto, com uma atividade física mais enquadrada com a sua capacidade física que a gente viu aqui, e mudar o seu padrão alimentar, mudando o padrão, a gente diminui a entrada de gordura, e aumentando o gasto, a gente aumenta o teu gasto de gordura.

É, Ronaldo, muito trabalho pela frente!

Atalla: De tudo que você ouviu hoje, o que é difícil, o que não é difícil, como que a gente vai seguir?
Ronaldo: Não, a parte física, com certeza vai ser difícil.
Atalla: O que que eu preciso de você? Frequencia. O que que é freqüência? Tem que ser cinco vezes na semana, e isso que vai ser o difícil, acostumar o seu corpo, que todo dia a gente vai pingar um pouquinho de atividade física ali.
Ronaldo: Tá ok.
Ronaldo: Tá ok, tranquilo.
Atalla: Estou com você, se você falar que está dentro, estamos dentro.
Ronaldo: Tô dentro.

Semana que vem, Ronaldo dá a largada para chegar na Medida Certa!
Calma, Fenômeno, você tá apenas começando.

QUER COMEÇAR JUNTO COM O RONALDO? BAIXE O APLICATIVO DO MEDIDA CERTA!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário