Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sábado, 9 de outubro de 2010

CNBB prega para combater o preconceito contra a hanseníase no Brasil


Em 2009 foram registrados mais de 37 mil casos novos de hanseníase no Brasil. A doença tem cura etratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, mas ainda não foi erradicada por falta de informação. Para tentar driblar esses problemas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mobilizou 10,2 mil paróquias de todos os estados para esclarecer a população e superar o preconceito e o estigma sobre a doença.

No próximo domingo, dia 10, o Evangelho do dia falará sobre “a cura de dez leprosos” em uma das peregrinações de Jesus Cristo. A coincidência motivou a CNBB a organizar a campanha de conscientização. Segundo o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara, o objetivo é tentar melhorar os índices da doença. “Durante as homilias, os padres vão poder falar sobre como identificar precocemente os sintomas da hanseníase e, principalmente, dizer que a doença tem cura”, explicou.

Coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, destaca a importância em mudar o olhar das pessoas sobre a doença. “A hanseníase não é transmitida por um aperto de mão ou um abraço, e, se tratada no início, não deixa sequela alguma”, explica.

A Pastoral da Criança também se envolveu na campanha, já que 7% dos casos novos da doença registrados no último ano são de crianças. Diretora do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Maria Aparecida Grossi explica que, se as crianças apresentam a doença, significa dizer que adultos sem tratamento estão em convívio com elas. “A situação é grave e precisa ser melhorada o quanto antes”, alerta.

Filhos
Entre 1923 e 1986, portadores de hanseníase foram forçados ao isolamento em hospitais-colônias específicos para os portadores da doença. O pânico das pessoas perante a enfermidade, que à época não tinha cura, levou à marginalização dos doentes. Nas colônias, as mulheres que engravidaram tiveram seus filhos retirados do convívio familiar e encaminhados para instituições. No início da década de 1980 foi descoberta a cura para a doença e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou o tratamento. Mais de 12 milhões de pessoas foram curadas, mas o preconceito ainda persiste em algumas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário