Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 19 de junho de 2013


Manifestações representam mudanças no comportamento da sociedade, diz senador
Foto: Divulgação
O senador Walter Pinheiro (PT) comentou no plenário, nesta terça-feira (18), as manifestações que ocorreram nos últimos dias em diversas capitais do país. Segundo o parlamentar, o que foi iniciado como um movimento reivindicatório em relação ao aumento do preço das passagens de ônibus e metrô, foi ampliado para outras demandas da sociedade. O petista destacou avanços em diversas áreas no Brasil nos últimos anos, contudo reiterou que é preciso continuar com os avanços na área, principalmente nas questões sociais. “A população quer mais saúde e educação. Portanto, esse é um momento em que, mais do que a preocupação ou o temor, o poder público tem que ir ao encontro desse clamor”, afirmou. Na avaliação de Pinheiro, as manifestações de rua representam a síntese das mudanças no comportamento da sociedade brasileira, que surge a partir da consolidação da democracia e a garantia ao acesso universal e igualitário de serviços públicos. Ainda segundo o senador, as manifestações que ganharam as ruas nos últimos dias atentam para a necessidade da população de dizer não só que está atenta, como também que precisa participar cada vez mais dos atos, fatos e decisões do país.

   
Quarta, 19 de Junho de 2013 - 00:00

Preocupação agora é definir comando do PT na Bahia, diz Rui Costa

por David Mendes
Preocupação agora é definir comando do PT na Bahia, diz Rui Costa
Foto: Tudo FM
O secretário da Casa Civil do governo da Bahia e pré-candidato do PT à sucessão estadual em 2014, Rui Costa, garantiu nesta terça-feira (18) que o partido ainda não tomou nenhuma decisão sobre o nome do futuro postulante ao cargo de mandatário baiano. Segundo o petista, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM, apresentado por Samuel Celestino e Daniela Prata, a preocupação agora é definir quem comandará a legenda no estado a partir do ano que vem. “Dentro do PT, o primeiro passo é resolver o problema das eleições internas do partido. O PT é um partido democrático que elege, diretamente, a direção e nacional, estadual e municipal, com o voto direto de cada filiado do partido, no país inteiro”, afirmou. Costa já declarou apoio à candidatura do ex-sindicalista Everaldo Anunciação à presidência estadual da sigla. Anunciação é ligado à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). Já Costa pertence à corrente Reencantar, liderada na Bahia por ele e pelo governador Jaques Wagner (PT). Ainda segundo Rui Costa, o nome do futuro candidato para disputar o pleito de 2014 só será oficializado em dezembro. “Quem fará a coordenação desse processo será o governador Jaques Wagner. Ele será o maestro desse processo, democraticamente, como é o seu perfil, ouvindo os partidos, o PT, e ele já está fazendo isso. (...) Esse processo será decidido, evidente, pelo conjunto das forças políticas que hoje governam o estado", despistou.

   
Sinduscon defende diretor da entidade pela derrubada do ISS
Foto: Marcela Gelinski/ Bahia Notícias
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Alberto Lima, negou, através de nota, que o empresário Vicente Mattos, atual diretor de Relações Institucionais da entidade, se manifeste contra o posicionamento do setor, o mesmo seguido pela Federação das Indústrias do Estado (Fieb) e pelo Fórum Empresarial. O representante sindical afirma que a entidade e o conselho confiam na atuação do diretor, e não acredita que ele atuaria junto ao Município em favor do artigo da reforma tributária que taxa em 5% as transações imobiliárias. O empresário já presidiu o Sinduscon-BA por dois mandatos e atualmente é vice-presidente da Fieb. “Seu comportamento pessoal, profissional e como dirigente de entidade representativa empresarial, tem como marca a coerência e a afinidade com a pauta definida pelas entidades que representa”, defende Lima. 

   
Quarta, 19 de Junho de 2013 - 00:00

Adversário da seleção, México inspirou pratos culinários em Salvador

por Lucas Franco
Adversário da seleção, México inspirou pratos culinários em Salvador
Mexicanos torcem pela sua seleção em Salvador | Foto: Divulgação/ Me Gusta
O processo de adaptação de uma culinária tradicional a diversos paladares faz surgir diversos pratos modernos, a exemplo da comida japonesa no ocidente. Tão próximo do Brasil, o México, que é adversário da seleção na Copa das Confederações nesta quarta-feira (19), inspirou diversos restaurantes pelo mundo todo e até “se misturou” a outras gastronomias. “A adaptação [da culinária mexicana] já começou nos Estados Unidos. Chamam de texana. Mas aqui no Brasil tem muita variação, alguns restaurantes tem o estilo texano, outros estão nos moldes de fast food. A gente pegou a comida de lá e adaptou em alguns pratos, como o burrito 'Oxente', que tem recheio de carne do sol com pirão de leite”, conta a gerente do restaurante Tijuana, localizado na Pituba, Daniela Soares. Seu marido, Flávio, morou um ano em San Diego, nos EUA, cidade próxima de Tijuana, no México, o que a fez conhecer o tempero local. Apesar de apreciadores de pimenta, os baianos não se adaptaram tanto a ardida iguaria da terra de Chicharito, é o que analisa o proprietário e chefe de cozinha do restaurante Me Gusta, no Rio Vermelho, Jorge Moura. “A comida mexicana é muito bem aceita pelos brasileiros, mas no começo nós colocávamos um pouco mais de pimenta e os clientes se queixavam, acharam muito ardida, e diminuímos o teor”, explica. Amigo de mexicanos, Jorge conheceu o produto com o qual trabalha em um curso do Senac e já sabe para quem vai torcer na partida válida pela segunda rodada da Copa das Confederações, em Fortaleza, nesta quarta. “Vou torcer para o México. Vivo nessa área há 10 anos, já que antes de abrir o restaurante eu trabalhei em outros. Tenho contato com uns 40 mexicanos. Domingo alguns deles assistiram o jogo aqui [derrota por 2 a 1 para a Itália, no Maracanã] e vão assistir nesta quarta. É a cultura mexicana que me sustenta”, justifica. A dificuldade de se encontrar os mesmos ingredientes, segundo ele, são os maiores responsáveis pela adaptação. “Os queijos são diferentes. As pimentas deles são muito mais picantes, embora compremos a nossa de São Paulo ou da Perini, que é importada. O milho mexicano tem um pigmento esverdeado, e o daqui é amarelo”, conta. No entanto, o proprietário do Cienfuegos, também no Rio Vermelho, Newton Garin, diz que a comida do local em que administra é a mais fiel possível a do país que vai enfrentar a Seleção Brasileira. “Como o restaurante existe há 18 anos, a cozinha é tradicional. A cozinheira morou no México, e cozinhou para famílias de mexicanos e cubanos, já há 40 anos. Aqui a comida não é brasileira ou baiana, mas como em Salvador as pessoas gostam muito de bolinhos fritos, temos porções aqui para servir, que são adaptações”, conta.

   
Governador de Minas pede apoio da Força Nacional; Tropas desembarcam na Bahia ainda nesta terça
Tropas embarcaram na noite desta terça |Foto: Divulgação
O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), pediu nesta terça-feira (18) ao governo federal o envio da Força Nacional para ajudar na segurança do estado, por conta dos tumultos provocados pelas recentes manifestações. De acordo com informações da Agência Estado, o governo aceitou o pedido e enviará 150 homens. O Ministério da Justiça também informou na noite desta terça ter enviado tropas da Força Nacional aos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. De acordo com a pasta, essas unidades da federação receberam os efetivos nas últimas horas. O órgão não divulga a quantidade de homens enviados, alegando razões de segurança. "Os oficiais vão reforçar a segurança nos jogos da Copa das Confederações", diz uma nota divulgada pelo ministério. O ministério alega a decisão não está ligada aos protestos pelo país. Apesar disso, a justificativa oficial não se aplica a Brasília, já que a cidade abrigou apenas o jogo de abertura do torneio, e não terá mais partidas da Copa das Confederações.

   
Os deputados estaduais aprovaram, na tarde desta terça-feira (18), a urgência para a votação do Projeto de Lei 20.284/2013, de autoria do Executivo estadual, que estabelece os princípios de elaboração do orçamento para 2014 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A matéria já pode voltar ao plenário na próxima semana. De acordo com o o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Zé Neto (PT), projeta-se para 2014 a recuperação "mais sólida" do Produto Interno Bruto (PIB), com crescimento de 4,4%, ultrapassando as estimativas para 2013 que prevêem um crescimento econômico de 2,5%.

   
MP exige que governo do DF devolva R$ 2,8 mi em gastos com ingressos para jogo Brasil e Japão
Regalia foi bancada com dinheiro público |Foto: Divulgação
O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) enviou ofício ao governo do DF solicitando a devolução aos cofres públicos de R$ 2,8 milhões gastos em ingressos e camarotes para a abertura da Copa das Confederações, no último dia 15 em Brasília, no estádio Mané Garrincha, quando o Brasil derrotou o Japão por três a zero. Para o MP-DF, "a distribuição de ingressos para personalidades da Capital configura a utilização de cargo público para autopromoção, o que viola o princípio da impessoalidade da administração pública". O governo do DF havia comprado os camarotes em fevereiro deste ano. Na ocasião, a administração recusou-se a explicar para quem eram as entradas. Na segunda (17), a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social do MP-DF solicitou informações ao governo sobre como e quando será feita a devolução do dinheiro. O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), o secretário extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro, e o presidente da Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília), Antônio Carlos Lins, têm o prazo de 48 horas para responder o ofício. De acordo com o MP, a ausência da devolução do valor ao erário poderá ser caracterizada como ato de improbidade administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário