Na definição do diretor afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot, ele é apenas um “boy”, um “estafeta” (mensageiro). Na prática, porém, Frederico Augusto de Oliveira Dias atua como assessor da diretoria-geral em reuniões com prefeitos e autoridades, apesar de nunca ter sido nomeado pelo governo. Fred, como é conhecido, tem sala própria e e-mail oficial do órgão, é filiado ao PR e foi indicado para o “cargo” pelo deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP). Ao menos uma vez, integrou comitiva do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Foi em novembro de 2010. Passos chefiava o ministério interinamente e foi a Salvador discutir obras do Dnit no Estado. Fred participou de encontro com a chefe da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon, e posou para fotos na mesa de reuniões. Ele não é concursado e não ocupa função comissionada (cargo preenchido por indicação política). Até a conclusão desta edição, o Ministério dos Transportes e o Dnit não informaram quem paga o salário do “boy”. A pasta disse apenas que ele está “afastado”.
Presidente do Ibama causa polêmica em entrevista a TV australiana
O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, causou polêmica ao dizer a uma equipe de TV australiana que seu trabalho não é cuidar do ambiente, e sim minimizar impactos ambientais. Depois, sem saber que estava sendo filmado, sugeriu que o Brasil faria com os índios a mesma coisa que a Austrália fez com os aborígenes, população nativa do país da Oceania. As declarações foram dadas à repórter Allison Langdon, do programa “60 Minutes”, que fazia uma reportagem sobre a licença de instalação da usina de Belo Monte, assinada por Trennepohl. Na entrevista, Langdon confrontou o presidente do Ibama. Disse que seu antecessor, Abelardo Bayma, renunciara devido à pressão pelo licenciamento da usina que, segundo organizações ambientalistas, afetará os índios do Xingu, no Pará.
Eunápolis: Liminar da Justiça da posse de terra para índia pataxó
A índia pataxó Vandeilta Alves Martins dos Santos, 40, da comunidade de Imbiriba, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, a 709 km de Salvador, no extremo sul baiano, ganhou a posse provisória da Ilha do Urubu, dada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, segundo liminar publicada anteontem no site do tribunal. Ela tinha entrado com uma ação de agravo de instrumento, pedindo a posse da terra contra o belga Philippe Ghislain Meeus e Dovyalis Participações S.A, empresa que pertence ao estrangeiro, no início deste ano, quando 50 índios ocuparam a Ilha do Urubu, uma área de pouco mais de 50 hectares situada em Trancoso.
Sarney dá prazo para votação de PEC das MPs
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse [ontem] que estabeleceu um novo prazo para a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de sua autoria mudando a tramitação das medidas provisórias . A proposta garante um prazo mínimo para que o Senado possa apreciar o texto das MPs. Se a PEC não for aprovada em agosto, o presidente do Senado reiterou sua disposição de não aceitar mais MPs que chegam à Casa com prazo de “três ou quatro” dias para serem votadas no plenário. Segundo ele, o tempo mínimo para se analisar uma medida provisória no Senado será de 10 dias. – Tomei a decisão de que não vou mais admitir – disse. Para Sarney, o Senado tem passado pelo “constrangimento” de analisar medidas provisórias com prazo de apenas um dia, em alguns casos. Ele lembrou também que já há um acordo prévio com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para que a votação da PEC das MPs seja rápida também na Câmara.
Agência interditada do Banco do Brasil reabre
A prefeitura autorizou a reabertura da agência do Banco do Brasil, na Liberdade, a partir das 13h de ontem, após reunião entre representantes da prefeitura e do banco, que asseguraram a tomada de medidas necessárias para agilizar o enquadramento da agência às determinações legais. A agência foi fechada nesta quarta-feira, por descumprimento da Lei nº 51.978/01, que prevê o atendimento dos clientes em, no máximo, 15 minutos. “O interesse do prefeito João Henrique não é fechar agências nem punir bancos, mas proporcionar bem-estar para a população e atendimento qualificado por parte de empresas prestadoras de serviços, incluindo as instituições bancárias”, disse o secretário de Serviços Públicos, Marcelo Abreu. O Banco do Brasil anunciou que está negociando com a Ouvidoria Geral do Município a reabertura de pontos de atendimento, os chamados correspondentes bancários, em algumas estações de transbordo e em ambientes das administrações regionais da prefeitura (atual Siga).
Nenhum comentário:
Postar um comentário