Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Hoje no Bahia na Política


Comissões permanentes da Câmara definem cargos

Já estão definidos os ocupantes dos cargos das comissões permanentes da Câmara Municipal de Feira de Santana. A escolha foi feita na sessão de hoje, a segunda da 17ª Legislatura. Veja a composição:

Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor

Marcos Lima (PRP): presidente
Eli Ribeiro (PRB): vice-presidente
Pablo Roberto (PT): membro

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização

Robeci da Vassoura: presidente
Cíntia Machado: vice-presidente
Isaias de Diogo: membro

Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Isaias de Diogo: presidente
Robeci da Vassoura: vice-presidente
David Neto (PTN): membro

Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Desporto

Neinha: presidente
Eremita Mota: vice-presidente
Beldes Ramos: membro

Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura

Alberto Nery: presidente
Correia Zezito: vice-presidente
Tonhe Branco: membro


Senhores legisladores

O papel é fazer leis, fiscalizar e ser o elo do povo com o Executivo


Abertos os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Feira de Santana e mais 416 municípios, deveremos encontrar uma situação atípica na correlação das forças políticas no Legislativo feirense. Na eleição de 7 de outubro a “oposição” a José Ronaldo elegeu sete vereadores, o que lhe permitia ter um terço dos vereadores, já que foram eleitos 21. Nem bem começaram as atividades e esse número poderá estar reduzido a quatro vereadores.

Não há nenhum pecado, nada antiético ou de posição espúria um vereador resolver mudar seu posicionamento político quanto a ficar a favor ou contra determinado prefeito, governador ou presidente da República. O fundamental é entender que o papel do vereador é fazer leis (quando necessárias) fiscalizar o Executivo Municipal e ser o elo entre o cidadão e o poder público.

Por ser uma Câmara que traz na sua composição 12 vereadores de primeiro mandato, nunca é demais esclarecer que todos têm vida pública sujeita a observação e questionamentos. A conduta, pessoal e pública, claro, deve ser motivo de observação pelos cidadãos, a imprensa, as autoridades e a opinião pública. Evidentemente, essas regras servem para todos, mas o Legislativo, que tem o papel de fiscalizar, denunciar, investigar – quando o assunto for de interesse público – não poderá estar exposto às mazelas da política e do seu comportamento pessoal.

O mais importante é que no regime democrático a Casa da Cidadania é de vital importância, por ser o mais legítimo poder de representação popular e essa posição deve refletir  nas  ações de cada um. Da nossa parte, desejamos que as Câmaras Municipais da Bahia possam ter a capacidade de assimilar as necessidades da coletividade e poder fazer com que o Poder Executivo Municipal concretize esses sonhos e desejos.

Jair Onofre


Já como líder

Em 45 dias José Ronaldo não disse para o que veio

Foto: Lider do PT na Câmara, vereador Alberto Nery
Foto: Lider do PT na Câmara, vereador Alberto Nery
Já como líder da bancada do PT, o vereador Alberto Nery comentou a mensagem do prefeito José Ronaldo lida na Câmara Municipal de Feira de Santana na sexta-feira (15) e disse que em 45 dias de governo o prefeito não disse para o que veio. Em 2001 José Ronaldo começou anunciando um pacote de obras com recursos próprios. Hoje ele disse que vai fazer obras, mas com recursos do PAC, do Governo Federal. “Vejo que se os governos Federal e Estadual não ajudar o Poder Executivo Municipal ficará engessado e inviabilizado”, observou Alberto Nery.




Partido da sustentabilidade

Marina lança seu partido político que se chamará "Rede"

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva ao lado da vereadora Heloisa Helena (AL) lançaram sábado (16/2) o embrião de um novo partido voltado para a sustentabilidade total.

Com o slogan Rede Pró-Partido, Marina acredita que, em três meses, será possível coletar as 500 mil assinaturas necessáriaspara dar entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o pedido de registro definitivo da nova sigla, cujo nome deverá ser Rede Sustentabilidade.

De acordo com Marina, a base do programa do futuro partido será a sustentabilidade em todas as áreas: ambiental, política, econômica etc. Ela disse que, para fazer parte da nova agremiação, as pessoas podem ter posições diferentes em alguns temas, mas devem estar conectadas na rede voltada para a sustentabilidade. Sobre possíveis alianças com outras legendas para disputar eleições, a ex-ministra disse que o partido estará aberto para alianças que tiverem coerência programática.




PMDB Histórico

Fernando Lyra e Chico Pinto, nomes do PMDB autênticos

A morte ocorrida quinta-feira (14) de Fernando Lyra aos 74 anos, pernambucano aguerrido, deixa enlutado o país. Ao lado de muitos companheiros, participou da bancada de Deputados Autênticos na Câmara Federal e com Francisco Pinto, líder político feirense e brasileiro, compunham um grupo de combate direto à Ditadura Militar (1964/85), tanto no Congresso Nacional como fora dele, expondo sua vida e liberdade em defesa da democracia. Como Francisco Pinto, Fernando Lyra foi um dos articuladores da campanha de Tancredo Neves que marcou o fim do ciclo militar no Brasil. 

Tem no seu currículo preciosas frases sobre a política brasileira, dentre elas: "Sarney é a vanguarda do atraso!".  Poucos vanguardistas da luta anti-ditatorial ainda sobrevivem para contar a história da resistência tenaz e honrosa pela liberdade, pela democracia e pela cidadania brasileira. (Hosannah Leite)




Antecipação

Deputado defende antecipação da candidatura petista

Foto: Deputado federal Josias Gomes (PT)
Foto: Deputado federal Josias Gomes (PT)
O PT deve antecipar a definição de seu candidato a governador em 2014 ainda neste primeiro semestre. É o que defendem quadros do partido como o deputado federal, Josias Gomes para os quais a legenda pode perder o timing correto para se posicionar se atrasar a escolha ou deixar embolá-la com as eleições que renovarão sua direção, o chamado PED.

Movimento

Aliás, por falar em PT, cresce o número de quadros petistas que passam a migrar para a pré-candidatura de Rui Costa, atual chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner. O movimento tem uma única explicação: a expectativa, para alguns já muito concreta, de que Rui é, de fato, o preferido do governador Jaques Wagner para sucedê-lo em 2014. (Raio Laser)




No centro de Feira de Santana

Feira do Rolo, conhecida como “Feira do Roubo”

Foto ilustração da Feira do Rolo (Policia e Viola)
Foto ilustração da Feira do Rolo (Policia e Viola)
É de conhecimento das autoridades estaduais e municipais a existência de um espaço no centro de Feira de Santana, conhecido como “Feira do Rolo”, onde as pessoas comercializam todo tipo de produto, de quinquilharias a eletrodomésticos e, acredita-se, até armas e drogas. Tem sido comum os marginais que são presos por homicídios na cidade informarem que a arma do crime foi comprada na Feira do Rolo, ou melhor, “Feira do Roubo” como é conhecida, por conta do grande volume de produtos roubados comercializados no local. Está na hora de uma investida das autoridades




Governo Tarcízio Pimenta

Ex-secretário Nivaldo Vieira vai ao gabinete de José Ronaldo

Foto: Atualmente radialista Nivaldo Vieira
Foto: Atualmente radialista Nivaldo Vieira
Quem visitou o prefeito de Feira de Santana sexta-feira (15) à tarde foi o ex-secretário e orientador político do ex-prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) Nivaldo Vieira. Ao site Bahia na Política Nivaldo informou que a audiência foi solicitada por ele e que de imediato o prefeito lhe atendeu. Na pauta assuntos administrativos e particulares. Os dois, segundo Nivaldo Vieira, ficaram de ter outro encontro.

Assunto

“Fui informar ao prefeito José Ronaldo que no governo Tarcízio Pimenta eu estive com o governador Jaques Wagner e propusemos trocar a área do Centro de Convenções, pertencente ao município por uma área do Derba, para construção do Centro Administrativo do Município. Como o prefeito deverá a qualquer momento se reunir com o governador, pedi a ele que levasse esse pleito adiante”, afirmou Nivaldo.




Abertura do Legislativo

Prefeito diz que município enfrenta sérias dificuldades administrativas


O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), afirmou, durante pronunciamento dos trabalhos do Legislativo feirense, que o Município encontra-se com sérias dificuldades administrativas. “Não estou aqui para atacar gestor A ou B. Feira de Santana estava e ainda está irregular em relação à Previdência Municipal. Em 2001 tínhamos 400 servidores municipais aposentados, hoje temos 2.300”, afirmou. (Lorenna Nascimento)




Filiada ao PSD

Indicação de Gerusa Sampaio para vice-líder gera mal-estar

Foto: Vereadora Gerusa Sampaio (PSD)
Foto: Vereadora Gerusa Sampaio (PSD)
A indicação da vereadora Gerusa Sampaio (PSD) para a vice-liderança do governo José Ronaldo de Carvalho, anunciada pelo próprio prefeito sexta-feira (15), na abertura dos trabalhos legislativos, veio com duas situações: Gerusa Sampaio ficou numa saia justa, já que é liderada do deputado federal Fernando Torres, hoje oposição ao Governo Municipal, e José Ronaldo mostrou que não está para brincadeira com Fernando Torres. Primeiro cooptou seu pupilo Sebastião Bastinho para o governo e agora traz talvez a mais fiel entre os vereadores do grupo de Fernando Torres.

Retrospectiva

Gerusa Sampaio, que iniciou seu trabalho político junto a Fernando Torres quando o mesmo era deputado estadual, logo foi convidada a ser candidata a vereadora, sendo eleita pelo PDT com apoio absoluto do parlamentar. Mais adiante foi conduzida à Secretaria de Desenvolvimento Social, também por Fernando Torres, onde segundo analistas políticos ampliou suas bases eleitorais graças aos espaços conquistados na pasta. Hoje filiada ao PSD, partido de Fernando Torres, poderá ter dificuldades de convivência por conta da relação existente hoje entre José Ronaldo e Fernando Torres.




Fazer xixi

Urinar em via pública é um ato obsceno e depreda o patrimônio público


As cidades de Rio de Janeiro e Salvador no carnaval estiveram na mídia nacional para tratar de um assunto interessante: o ato de urinar em vias públicas durante a festa. No Rio de Janeiro o Poder Executivo advertiu: “Quem urinar em via pública passará o Carnaval na delegacia”. O ato é obsceno e promove a depredação do patrimônio público. Em tempo: no mês de abril teremos a Micareta de Feira de Santana, evento que reúne centenas de milhares de pessoas. Fica o alerta desde já.





Bairro Rua Nova

Vereador abre escritório político na sua principal base

Foto: Vereador Correia Zezito (PTB)
Foto: Vereador Correia Zezito (PTB)
Eleito praticamente com os votos do populoso bairro Rua Nova, em Feira de Santana, na eleição de outubro de 2012, o vereador José da Costa Correia Filho (PTB), conhecido como Correia Zezito, inaugurou ontem (17) pela manhã o seu escritório político. Segundo ele, o espaço tem como objetivo atender os moradores do bairro e região e encaminhar as reivindicações aos setores competentes. Começou bem, Zezito.





ACEFS/FEBRABAN

Horário de verão trouxe transtornos para o comércio de Feira de Santana

Foto: Presidente da ACEFS Armando Sampaio
Foto: Presidente da ACEFS Armando Sampaio
Para o comércio de Feira de Santana, o horário de verão, que acabou ontem, não deixará saudade. É que apesar da Bahia não ter aderido à mudança,  Feira de Santana ficou submetida à compensação bancária do horário de verão e com isso provocar transtornos para os lojistas da cidade. Para o próximo horário de verão, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Armando Sampaio, promete buscar uma solução junto à FEBRABAN, entidade que representa os banqueiros.




Clima tenso

Dois grupos na disputa interna dentro da base do governo na Câmara

Foto: Vereador Reinaldo Miranda (PSDB), conhecido Ronny
Foto: Vereador Reinaldo Miranda (PSDB), conhecido Ronny
A eleição para a corregedora da Câmara Municipal de Feira de Santana, Cíntia Machado (PSC), foi marcada pelo tumulto e a realização de duas votações serviu para definir que existem dois grupos hoje dentro da base do governo no Legislativo. Um liderado pelo vereador Ronny (PSDB) e outro, pelo vereador Carlito do Peixe (DEM). Nesse primeiro momento Ronny sai na frente, mas Carlito promete que haverá o troco. Na eleição para a Corregedoria Carlito do Peixe apoiou Neinha (PMN), que perdeu a eleição por três votos.





Metrópole

Prefeito diz que foi “julgado” pelo eleitor feirense

Foto: Prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM)
Foto: Prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM)
Na eleição de outubro de 2012, segundo avaliação do prefeito José Ronaldo, o eleitorado feirense julgou quem estava no governo e queria continuar e quem estava chegando. “Para minha felicidade e honra o eleitor confiou em mim”, afirmou. Ele disse ainda que não é fácil administrar uma metrópole do porte de Feira de Santana. Momento quando discursava na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Feira de Santana sexta-feira (15).




Concurso público

Câmara de Feira de Santana deverá fazer reforma administrativa

Com o anúncio feito pelo presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Justiniano França (DEM) da necessidade de realizar concurso público ainda esse ano, a reforma administrativa será fundamental. É que além da falta de vagas em algumas funções,  será necessário criar novos cargos.





Definições

PSD deverá ter duas Comissões Permanentes na Câmara Federal


Partido criado depois das eleições de 2010, o PSD tem tido dificuldades para ocupar espaços na Câmara Federal, mesmo tendo 53 deputados. Após as eleições da nova mesa diretora, quando foi eleito Henrique Eduardo Alves, coube à legenda um cargo na mesa, mas em relação as comissões a saída encontrada é criar duas novas comissões com desmembramentos de outras. O problema está nas mãos da Mesa Diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário