Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hoje no Bahia Notícias

Secretário diz que data de entrega da Fonte Nova não foi definida
por Rodrigo Aguiar


Foto: João Gabriel Galdea / Bahia Notícias

O secretário estadual da Copa, Ney Campello, não definiu a data de entrega ou de inauguração da Arena Fonte Nova, apesar de especular que o primeiro evento no estádio pode acontecer “um ou dois dias antes ou depois” do dia 29 de março. “O próprio governador declarou que se estabeleceu uma falsa polêmica com a questão da data, que foi sugerida originalmente por mim para o dia 29, para aproveitar uma data simbólica da cidade”, afirmou nesta quinta-feira (28), em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. Campello reconheceu, por fim, que o calendário de entrega não foi definido. “O governador sequer anunciou a data efetiva de entrega. É natural que haja especulações”, disse, ao comentar reportagem do jornal A Tarde, que revelou a ausência até o momento da parte de acesso ao estádio, instalação elétrica, pintura externa e interna, colocação dos assentos e edifício garagem. “O que acontece no interior da obra é próprio de qualquer equipamento novo. Talvez isso se prolongue até depois do dia 20 [de março]. Não estou negando a existência desse fino processo de acabamento do estádio”, declarou. O titular ainda informou que uma equipe da Fifa estará em Salvador no próximo dia 13 de março para a última inspeção e outra, ligada ao posicionamento de câmeras, já chega à capital baiana nesta sexta-feira (1º).

Acordo militar entre Brasil e EUA supera US$ 400 milhões

Foto: Divulgação

O subsecretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, conversou nesta quarta-feira (27) com o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, sobre o acordo militar entre os dois países no valor de US$ 427 milhões, através da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Pelo cronograma do acordo, denominado Diálogo de Cooperação na Defesa dos Estados Unidos e Brasil, eles devem se reunir para “continuar a cooperação de defesa". Em comunicado, o Pentágono detalhou o termo.“É fundamental para dar apoio às forças afegãs de segurança nacional, como parte do apoio a longo prazo dos Estados Unidos ao país após a conclusão da missão da Força Internacional de Assistência para a Segurança [da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan] no fim de 2014", disse o porta-voz do órgão, George Little. Vinte unidades do avião de ataque leve A-29 Super Tucano serão vendidas à Força Aérea dos Estados Unidos e enviadas às bases aéreas no Afeganistão em 2014, para as tarefas de "treino avançado de voo, vigilância, apoio aéreo e missões de interdição aérea". Informaçõe da Agência Brasil.

Prefeito de Aporá é encontrado morto; há suspeita de suicídio


O prefeito de Aporá, Zé Raimundo (PT), foi encontrado morto por familiares em sua residência. Segundo o site Acajutiba News, há suspeita de que o gestor tenha se enforcado. Natural do município, ele foi eleito pela primeira vez para um cargo público. Zé Raimundo deixa esposa e dois filhos.

STF derruba liminar de Fux sobre vetos


A liminar que determinava a obrigatoriedade do Congresso Nacional votar em ordem cronológica os mais de 3 mil vetos presidenciais que aguardam análise há mais de dez anos antes de apreciar o veto à lei da nova partilha dos roayalties do petróleo foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na prática, a derrubada da liminar, de autoria do ministro Luiz Fux, possibilitará ao Congresso votar também o Orçamento Geral da União de 2013. Segundo o Globo, o placar da votação que anulou o efeito da liminar foi de seis votos a quatro. Os parlamentares dos estados não produtores de petróleo querem votar o veto relativo à nova distribuição dos roayalties na próxima semana, com o objetivo de derrubá-lo.

Vereador questiona cobrança antiga de multas pela Transalvador

Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) deu entrada com um pedido no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para que o órgão investigue a publicação de multas de trânsito dos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012 no Diário Oficial. Segundo o vereador, que acusa a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) de “instituir novamente a indústria de multas”, a cobrança é irregular. O comunista argumentou que o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) estabelece o arquivamento de multas após 30 dias, caso a notificação não seja emitida ao condutor no período. “Nós queremos saber por que não houve essa cobrança anteriormente, e também por que as autuações foram publicadas novamente este ano”, disse. O diretor de trânsito da Transalvador, Marcelo Correia, rebateu as acusações e negou ilegalidade na cobrança das multas. “Nós temos 30 dias para processar as multas, e isso foi feito, seguimos todos os trâmites legais. Se as pessoas vão receber as autuações em 30, 40 ou 50 dias não é nossa competência, pois o órgão não entrega a correspondência”, afirmou. Informações do A Tarde.

PSD ganhará ministério novo, diz Folha
O PSD deve ficar com o recém-criado Ministério de Micro e Pequena Empresa em uma reforma ministerial realizada pela presidente Dilma Rousseff, segundo a Folha. De acordo com a publicação, a reforma deve ganhar força após a convenção do PMDB, prevista para este sábado (2). Ainda segundo a Folha, devem ser poucas as trocas. Isto porque a verdadeira reforma aconteceria somente em 2014, quando os ocupantes de pastas disputadas devem deixar seus postos para concorrer nas eleições, como Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio). Peemedebistas dizem que a indicação de Gabriel Chalita para o Ministério de Ciência e Tecnologia ficou complicada após denúncias que envolveram o seu nome. Ministros afirmam que a tendência é a manutenção da equipe econômica. Há a possibilidade de Dilma dar ao PR a pasta da Aviação Civil.

Arena Fonte Nova será entregue ainda incompleta ao governo nesta quinta

Foto: Elói Corrêa / Agecom / Divulgação

Após quase dois anos de obras, a Arena Fonte Nova será entregue ao governo baiano nesta quinta-feira (28), porém ainda incompleta, destaca reportagem do jornal A Tarde. A data estimada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia (Sintepav), Adalberto Galvão, para a finalização das obras civis da arena é o dia 20 de março. “Isso baseado no mapa de execução da obra que temos acesso. Pelo que me lembro falta a parte de acesso ao estádio, instalação elétrica, pintura externa e interna, colocação dos assentos e o edifício garagem. Vai dar pra terminar tudo, mas ainda precisamos de mais tempo”, afirmou o dirigente sindical. A data inicial prevista entre o consórcio OAS/Odebrecht e o governo para entrega da arena era o dia 31 de dezembro de 2012. Houve um acordo entre as partes para o adiamento do prazo, sem a cobrança de multas à iniciativa privada, como determinava o contrato assinado.

Radialista, vereador inicia guerrilha contra imprensa
por Rodrigo Aguiar


Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O vereador Leandro Guerrilha (PSL) subiu à tribuna na sessão desta quarta-feira (27) da Câmara Municipal de Salvador para criticar a imprensa e, no meio do seu discurso, não deixou de fora sequer programas da rádio na qual trabalha. Inicialmente, se juntou ao petista Moisés Rocha, que reclamou da declaração de uma jornalista que teria definido a sessão desta tarde como o início dos trabalhos legislativos em 2013. “Isto é mentira. Este ano, só ficamos um dia sem sessão. Eu aproveitei para dizer que o jornalista generaliza os políticos de forma negativa. Generalizar é perigoso”, afirmou Guerrilha, em entrevista ao Bahia Notícias. O vereador considerou a ênfase da cobertura política “equivocada” e saiu em defesa da sua nova classe. “Eu acho que, no geral, a política está melhor hoje. Hoje, tenho uma visão mais otimista”, disse, ao responder se havia mudado de opinião após ser eleito. Além de pedir que a imprensa coloque “também as coisas positivas que acontecem”, Guerrilha se voltou contra os “programas jornalísticos” da Rede Tudo FM 102,5. “Às vezes, os comentários são injustos. Durante a [última] campanha, colocaram jingle que dizia ‘vou ajudar o povo lá de casa’”, reclamou, em referência a uma música tocada frequentemente no programa Acorda pra Vida, apresentado por Uziel Bueno, Evilásio Júnior e Fernando Duarte.

Laudo sobre incêndio na Secretaria de Educação deve sair esta semana, diz DPT
por Evilásio Júnior


Foto: Valter Pontes/ Divulgação

A causa do incêndio que destruiu parte do prédio histórico onde funcionava a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed), no bairro do Engenho Velho de Brotas, no último dia 3 de janeiro, deve ser conhecida ainda esta semana, de acordo com a estimativa do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O diretor do órgão, Elson Jefferson, não antecipou ao Bahia Notícias detalhes sobre a investigação já que, primeiramente, o resultado será entregue à delegacia responsável por apurar o caso, a qual não soube informar. "O laudo está em fase de acabamento. Essa semana ainda vai ser entregue à autoridade policial. O laudo só é apresentado por autoridade policial", esclareceu o diretor. O fogo que consumiu o Solar Boa Vista, antiga residência do poeta Castro Alves, aqueceu não só as dependências do sobrado, mas também o meio político. Vereadores da ala de oposição ao prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara chegaram a cogitar a hipótese de incêndio criminoso, o que foi rebatido com o mesmo ardor pela bancada de governo. Na sessão desta quarta-feira (27), o discurso foi unificado em plenário. Tanto Arnando Lessa, do PT, quanto Geraldo Júnior, do PTN – mesmo partido do titular da Smed, João Carlos Bacelar –, cobraram do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o esclarecimento sobre o episódio, alvo de investigação do Ministério Público e Polícia federais.

Universidade para Todos: Líder do DEM alfineta petista e secretaria promete recurso na conta
por Rodrigo Aguiar


Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Líder do Democratas e vice-líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Léo Prates aproveitou o atraso no pagamento do salário de professores do programa Universidade para Todos, do governo estadual, para dar o troco no chefe da oposição, Gilmar Santiago (PT), que cobrou em sessão ocorrida no início do mês a quitação do débito com servidores terceirizados que atuam nas creches da prefeitura. Na ocasião, o petista chegou a classificar como “criminoso” o decreto que vetou o pagamento de dívidas da antiga administração. “Traga os professores do Universidade para Todos para cá, vereador Gilmar. Use a mesma expressão – caloteira – para o governo do Estado. Como denunciou o deputado Bruno Reis, outras áreas também estão sem receber, como os terceirizados da Sesab [Secretaria de Saúde do Estado]”, provocou Prates. Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado informou que o pagamento referente ao Universidade para Todos foi efetuado e que o dinheiro deve estar na conta bancária da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) – executora do programa – até esta sexta-feira (1º).

Líder da oposição rebate Florence e chama metrô de 'maior roubo da história da Bahia'
por Evilásio Júnior


Foto: Tiago Melo/ Bahia Notícias

A declaração do deputado federal Afonso Florence (PT), de que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), "não pode atrapalhar" a construção do metrô da Avenida Paralela, causou estranheza ao líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. De acordo com Elmar Nascimento (PR), a relação entre os atores envolvidos no processo de autorização do início das obras destoa do argumento do petista. "As demonstrações públicas, tanto do governador Jaques Wagner e do secretário Rui Costa [Relações Institucionais] quanto do prefeito ACM Neto e do secretário Aleluia, são de perfeita harmonia. Ele seria a pessoa menos adequada a comentar o assunto, pois passou um mandato inteiro como secretário de Desenvolvimento Urbano, inclusive quando o prefeito [João Henrique] era aliado, e não moveu uma palha para o metrô funcionar", opinou o republicano, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele lembrou da redução do percurso original do chamado "metrô calça-curta" de 12 para seis quilômetros ainda na gestão do ex-presidente Lula. "Ele tinha como líder do governo o deputado [Nelson] Pelegrino. Concordo com Florence que o metrô foi o maior roubo da história. Por isso tentamos implantar uma CPI que foi boicotada pela própria bancada do governo na Assembleia", acusou. O chefe da minoria questionou ainda a atuação de Florence na época em que foi ministro do Desenvolvimento Agrário. Para ele, a pasta não ajudou o estado a enfrentar a maior seca de todos os tempos. "Se alguma ação de prevenção fosse tomada à época, talvez não houvesse o prejuízo que houve. Ele, que gosta tanto de aparecer na imprensa, precisa inclusive explicar porque foi demitido, em situação inexplicável, tido como incompetente", julgou Nascimento. O oposicionista fez um convite ao ex-ministro e disse que a bancada de oposição está "à disposição" para ouvi-lo na Casa. "Para ele dizer o que fez para a mobilidade de Salvador. Aliás, também queremos ouvi-lo sobre a construção de unidades habitacionais, em convênio com o Instituto Brasil, assinado por ele, que era o secretário, e que ele até hoje não deu explicações sobre as denúncias de desvio de recursos públicos. Estamos aqui dispostos a debater com ele. Ele deve explicações não só aos deputados, mas sobretudo à Bahia", avaliou.

Instituto Baleia Jubarte critica Japão por manter caça de baleias
por Bárbara Affonso

A presidente do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Márcia Engel, comentou nesta quarta-feira (27) a afirmação do ministro da Agricultura e da Pesca do Japão, Yoshimasa Hayashi, de que não pretende interromper a captura de baleias no país. "O Japão se posiciona contra a opinião pública mundial, ao invadir águas australianas para capturar baleias, o que viola inclusive leis internacionais. Episódio ocorrido na semana passada, em que o navio baleeiro japonês Nissin Maru investiu contra as embarcações da [ONG de proteção dos mares] Sea Shepherd, que causou danos materiais e colocou em sério risco as vidas humanas ali presentes, demonstra o descaso do governo nipônico", declarou ao Bahia Notícias.

O ministro japonês afirmou nesta terça (26) que "pescar boas proteínas é muito importante para a segurança alimentar". "Em alguns países come-se cachorro, na Coreia por exemplo, na Austrália come-se canguru. Nós não comemos estes animais, mas não pedimos para que estes países deixem de fazê-lo porque entendemos que isso faz parte de suas culturas. Então eu peço: por favor, entendam a nossa", argumentou. No entanto, a presidente do IBJ acredita que a discussão ultrapassa a questão cultural. "Países como o Brasil e a própria Austrália há muitos anos reconheceram a iminência de extinção das grandes baleias dos oceanos do planeta e passaram a defender sua conservação para a manutenção da saúde dos mares e para a geração de riqueza para as comunidades costeiras através do turismo de observação", explicou. As embarcações da Sea Shepherd seguem a frota japonesa desde o início da campanha de caça desta temporada na tentativa de impedi-la de capturar cetáceos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário