Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hoje no Bahia na Política

Secretário

Luiz Caetano deverá assumir secretaria no governo Jaques Wagner

Foto: Ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT)

Já se espalhou pelos altos escalões do PT a notícia de que o governador Jaques Wagner (PT) convidou esta semana o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, para a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Agora, a decisão estaria nas mãos do ex-prefeito, que tem se colocado na condição de pré-candidato ao governo em 2014. Obviamente, que, para aceitar o novo desafio na administração estadual, Luiz Caetano tem que se convencer de abrir mão do projeto de ser candidato, reforçando no PT o time dos que apoiam a candidatura do chefe da Casa Civil, Rui Costa, à sucessão estadual. Por acaso, Rui é o preferido do governador Jaques Wagner às próximas eleições estaduais. (Raio Laser)


Zona AzuL

Processo licitatório para implantação do projeto

Foto: Prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho (DEM)
Parece que finalmente o projeto da Zona Azul sairá do papel. De acordo com o prefeito José Ronaldo (DEM), o processo licitatório será iniciado nos próximos dias. O objetivo da Zonal Azul é regulamentar o sistema rotativo de estacionamento no centro da cidade. “Existem algumas batalhas com o trânsito que precisam urgentemente ser resolvidas”, afirmou o prefeito, destacando que algumas experiências já estão sendo feitas com sinaleiras sincronizadas. “Estamos fazendo alguns testes, mas sem alardes. Não iremos tolerar filas duplas e transporte clandestino”, avisou. (Lorenna Nascimento)


Targino Machado

Deputado quer proibir pagamento de taxa de religação de energia

Foto: Deputado Estadual Targino Machado (PSC)

O deputado estadual Targino Machado (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição de cobrança de taxa de religação de energia elétrica em caso de corte de fornecimento por falta de pagamento por parte das empresas concessionárias.  

No caso de corte de fornecimento, por atraso no pagamento do débito que originou o corte, a concessionária tem que, no prazo máximo de vinte e quatro horas, reestabelecer o fornecimento de energia elétrica sem qualquer ônus ao consumidor. 


Proposta do PSDB
Imbassahy diz que PSDB quer fim do voto secreto e do 14º e 15º salários


Foto: Deputado Federal Antonio Imbassahy (PSDB)
O deputado federal e líder da minoria no Congresso Antonio Imbassahy (PSDB) comemora a decisão tomada na tarde de terça-feira, 19, pelo colégio de líderes do Legislativo federal: a partir de agora as matérias que deverão ser apreciadas em plenário, no decorrer da semana, serão definidas pela votação da maioria e não mais por consenso, como acontecia até então. 

 Imbassahy antecipa que, na reunião da próxima terça-feira, 26, o PSDB apresentará dois projetos considerados prioritários, pela oposição, para uma mudança na imagem do parlamento, que são o fim do voto secreto nas votações tanto da Câmara quanto do Senado, e o fim do 14º   e 15º salários dos parlamentares. Na opinião de Imbassahy, são dois temas que indignam a sociedade. 


CET cobram do Governo maior discussão sobre a atua
Conjuntura política da estratégia de Desenvolvimento Territorial

Para reafirmar o compromisso com a consolidação da estratégia de Desenvolvimento Territorial no Estado da Bahia e após inúmeras tentativas de diálogo e pactuação com o Governo Estadual, a Coordenação Estadual dos Territórios (CET) publica, em nome dos 27 Territórios de Identidade, uma nota pública onde cobra do Governo medidas mais efetivas de apoio.

A Nota Pública acusa o Governo Estadual de provocar o arrefecimento da estratégia de desenvolvimento territorial em função da descontinuidade das ações de incentivo a um modelo democrático e participativo na gestão pública. A CET cobra ainda a materialização do discurso de apoio e custeio da abordagem territorial na Bahia por meio da implementação da estratégia por parte das secretarias e órgãos do governo.


Setor evangélico
Silas Malafaia em Feira de Santana em março


Foto: Pastor Silas Falafaia
No dia 5 de março próximo Feira de Santana deverá receber o pastor evangélico Silas Malafaia. A investida pretende reunir 5 mil pessoas dos mais diversos segmentos evangélicos no Município. Na eleição de 2010 Silas Malafaia ficou com José Serra e criticou Dilma Rousseff (PT), por considerar que a mesma defendia o aborto. Feira de Santana é uma cidade que o seguimento evangélico tem crescido muito, inclusive na Câmara de Vereadores, hoje com nove membros. 


Folha de pagamento
Demissões para reduzir o quadro de servidores

Questionado pelo site Bahia na Política sobre a quantidade de demissões já no início do mandato do prefeito José Ronaldo, o secretário da Fazenda, Expedito Eloy, informou que foi necessário tomar esta atitude principalmente devido ao grande número de cooperados. “O quadro estava inchado, e por isso foi necessário enxugar a folha de pagamento. Muitas pessoas recebiam salários, mas não compareciam”, declarou.

Ele ainda informa que no mês de janeiro houve um desequilíbrio muito grande, porque a cota do ICMS, que deveria ter entrado no mês de janeiro, entrou no mês de dezembro. “Como o recurso entrou na gestão anterior, foi utilizado, o que é normal. Porém acarretou um déficit na receita do Município”, pontuou. (Lorenna Nascimento)


Deputado Alan Sanches
Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na AL


Foto: Deputado Estadual Alan Sanches (PSD)
 O deputado estadual Alan Sanches (PSD), membro da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa e médico por formação, requereu à Mesa Diretora da AL a criação da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia. Defensor contundente da continuidade dos serviços “de tamanha relevância para a população e que há muito vem sofrendo pela instabilidade dos repasses de recursos”, Alan Sanches busca reforçar a luta para que as essas entidades não fechem as portas. A Frente já existe na Câmara Federal (presidida pelo deputado federal Antônio Brito) e foi proposta na Câmara de Salvador pelo vereador Edvaldo Brito (PTB).


Doutorado
Professora da FTC Feira defende tese na UFBA

“Sentido da vida: vivências dos cuidados de enfermeiros à pessoa no processo de morte e morrer”. Este é o tema da tese de doutorado da professora da FTC Feira, Elaine Guedes Fontoura, que será defendida na quinta-feira 28, às 9h, no auditório Nilza Garcia, 2º pavimento da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. A orientadora é a professora Doutora Darci de Oliveira Santa Rosa.

Foi campo de investigação um hospital público em Feira de Santana. O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e aprovado em 2010, antes de iniciar a coleta de dados. A pesquisa envolveu um enfermeiro e treze enfermeiras que atuam na clínica médica e Unidade de Pacientes de Longa Permanência.


Carlos Geilson
Deputado volta a defender construção de maternidade estadual em Feira


Carlos Geilson (PTN) voltou a defender a construção de uma maternidade pública estadual em Feira de Santana. Durante entrevista neste domingo (24) no programa Fala Bahia, da Sociedade AM, o deputado frisou que são inadmissíveis apenas 154 leitos para atender o município e mais outros 28 da região pactuados pelo SUS. 

A sugestão do parlamentar é que o espaço ocioso do Hospital Estadual da Criança seja aproveitado para isso. Esta medida e também a construção de um hospital regional na cidade vão suprir, de acordo com Geilson, a demanda de pacientes que atualmente sobrecarrega o Hospital Geral Clériston Andrade. 


Violência
Fechamento da escola Fabíola Vital em Feira de Santana

Estudantes da Escola Fabíola Vital, em Feira de Santana, que moram nos bairros Campo Limpo e George Américo estão preocupados com o fechamento da unidade de ensino. Os mesmos argumentam que sem a escola terão que estudar longe e aí o risco de violência é maior. O protesto é de um internauta atento.


Micareta de Abril
Zé Neto afirma que governo estado vai novamente investir na Micareta de Feira


Como fez nos últimos quatro anos, o governo do estado vai mais uma vez investir na Micareta de Feira. A garantia foi feita pelo deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT) em entrevista ao programa Esquenta Micareta, da rádio Subaé AM, na manhã de domingo (22).

Zé Neto lembrou que a Micareta de Feira era conhecida pela presença marcante da violência, mas que a ação do governo do estado nos últimos quatro anos reduziu significativamente os índices negativos na área de segurança.  O deputado ressaltou que investimentos substanciais em saúde também foram feitos, além de aporte para mídia televisiva, radiofônica, impressa, digital com o objetivo de que festa fosse bem divulgada. De acordo com Zé Neto, para a transmissão da Micareta de 2012 feita pela TVE foram investidos R$ 200 mil e o programa Ouro Negro em Feira recebeu investimentos da ordem de R$ 350 mil.

Com apresentação de Paulo Silva e comentários de Girlanio Guirra, o Esquenta Micareta deste domingo contou com participação musical de Marizélia e os Coisinhos. Valdomiro Silva, secretário municipal de Comunicação; Edilson Veloso, professor e radialista; Firmino de Itapoan, sambista; Jorge Time, cantor e Edy Sider, estilista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário