Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hoje no Bahia Notícias


Terremoto seguido de tsunami deixa cinco mortos nas Ilhas Salomão
Um terremoto de 8 graus na escala Richter causou a morte de pelo menos cinco pessoas e destruiu dez casas nesta quarta-feira (6), nas Ilhas Salomão, no sul do Oceano Pacífico. Segundo o Globo, o tremor causou uma onda de aproximadamente 1,5 metro, que atingiu o lado ocidental das Ilhas de Santa Cruz, parte do país arquipélago. O aeroporto da cidade de Lata ficou inundado e um menino de quatro anos está entre as vítimas fatais, de acordo com os médicos. Um alerta geral foi emitido para países do Pacífico, porém cancelado duas horas depois. A previsão é de que a onda chegue à Costa Leste do Japão com 50 centímetros, mas autoridades aconselharam aos moradores que deixem a região e fiquem atentos aos comunicados do governo.


Prefeito de Feira de Santana se reúne com governador de Pernambuco


Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), esteve na última sexta-feira (1º) em Recife para um encontro com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Esta foi uma das visitas que o democrata tem feito a várias cidades brasileiras para estudar projetos locais bem sucedidos com o objetivo de adaptá-los à realidade de Feira de Santana. O prefeito da capital pernambucana, Geraldo Júlio (PSB), também participou do encontro. “Temos muitas coisas em comum com outros centros da região e experiências bem sucedidas podem sim ser aproveitadas. Essa foi uma das visitas mais interessantes dentre tantas que já fiz nos últimos meses. Estamos em busca de soluções para Feira de Santana. Esses contatos são muito importantes, na medida em que observamos projetos que estão sendo adotados em grandes cidades e que podem ser adaptados à nossa realidade”, afirmou Ronaldo.


Gurgel ainda analisa para onde enviar depoimento contra Lula



O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira (5) que ainda avalia para qual primeira instância do Ministério Público enviará o depoimento no qual o empresário Marcos Valério, operador do mensalão, acusou o ex-presidente Lula de participação no esquema. O procurador-geral argumentou que o atraso para encaminhar o material aconteceu porque ele precisou analisar novamente o destino, já que há braços do processo do mensalão em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. Inicialmente, Gurgel havia prometido encaminhar o depoimento para procuradores paulistas. “Fiquei examinando, e não consegui concluir hoje, uma questão da remessa. Pode ser que não seja para São Paulo. Ele [Valério] se refere a coisas que começam em um determinado Estado, mas o pagamento é efetuado em outro. Isso gera uma perplexidade quanto ao local”, declarou após sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Informações da Folha.


Prefeituras-bairro oferecerão cerca de 450 serviços

As subprefeituras (ou prefeituras-bairro) da administração de ACM Neto oferecerão aproximadamente 450 serviços municipais à população, como negociação de dívidas com o município e base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), segundo A Tarde. O cidadão que ainda desejar, por exemplo, solicitar documentos ou fazer denúncias não precisará se deslocar até as sedes dos órgãos municipais, a maior parte delas localizadas no Centro. As quatro primeiras unidades das subprefeituras serão instaladas em Cajazeiras, no Subúrbio, Centro Histórico e Itapuã. De acordo com o coordenador de descentralização da prefeitura, Reinaldo Braga Filho, o prazo para implantação das primeiras sedes é de 120 dias. Os imóveis onde funcionarão os estabelecimentos já foram alugados: a prefeitura-bairro do Subúrbio ficará em Paripe, na Rua Pará; a do Centro Histórico, no Edifício Ranulfo Oliveira, localizado na Praça da Sé; a de Cajazeiras, na Rua Estrada do Coqueiro Grande, em Fazenda Grande II; e a de Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi, número 17.


Mabel questiona 'amor' de Bacelar e Marcelinho Guimarães: 'Quem se serviu do cargo?'

por Evilásio Júnior


Foto: Beto Oliveira/ Agência Câmara

Após entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF)para pedir a anulação da eleição que definiu Eduardo Cunha (RJ) como líder do PMDB na Câmara Federal, o deputado Sandro Mabel (GO) questionou a articulação feita entre os baianos João Carlos Bacelar (PR) e Marcelo Guimarães Filho, presidente do Esporte Clube Bahia. De acordo com o parlamentar, a vitória do correligionário fluminense só foi possível graças à manobra protagonizada pela dupla e por Lázaro Botelho (PP-TO). Devido às chapas formadas na eleição de 2010, a saída de Botelho e Bacelar resultou no ingresso dos suplentes peemedebistas Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Marcelinho, ambos empossados no último sábado (2), na véspera do pleito realizado no domingo (3). "Eles fizeram um jogo que não é correto. Eles deram posse de forma fraudulenta. Isso daí é um negócio que não se pode admitir. É uma judiação usar desses e de outros expedientes. O deputado Eduardo pode ficar de líder, mas não pode com uma fraude", condenou Mabel, em entrevista ao Bahia Notícias.

Políticos sentaram juntos durante posse de novo presidenteNo caso específico de Bacelar, há dúvidas do goiano sobre a alegação do republicano em seu pedido de licença. "Ele ia fazer um curso no exterior, mas estava na eleição [domingo], estava lá ontem [segunda-feira, 4] e estava lá hoje [terça, 5]. O que o João [Carlos Bacelar] fez foi entregar o seu mandato para interferir em assuntos de outro partido. O que eu posso pensar é que ele saiu por quê? Deve ter rolado ilegitimidade. Quem se serviu do cargo? Só por amor ao quê?", indagou. Escolhido líder do PMDB após dois turnos – no primeiro venceu Sandro Mabel e Osmar Terra (RS) por apenas um voto (40-26-13) –, Eduardo Cunha teria sociedade com Bacelar em obras e acordos em relatorias da Câmara.


Para Bacelar, ação é 'choro de derrotado'; Deputado deve voltar antes de 120 dias

por Evilásio Júnior


Foto: Renato Araújo/ Agência Câmara

O deputado federal João Carlos Bacelar (PR-BA) considerou a ação movida pelo colega de Congresso Sandro Mabel (PMDB-GO), no Supremo Tribunal Federal (STF), como "choro de derrotado". Ele argumenta que tirou a licença de 120 dias "conforme o que determina o regimento" e admite que gostaria de ajudar o novo líder peemedebista na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). "Não sei como Marcelinho [Guimarães] votou, mas se eu fosse do PMDB, votaria em Eduardo, que é o homem mais inteligente do Congresso e não é um paraquedista de liderança como o Sandro, que já está querendo ir para o PSD para ocupar o cargo de Eduardo Sciarra (PR)", acusou Bacelar, em entrevista ao Bahia Notícias, ao apontar que já haveria uma movimentação no PMDB para expulsar Mabel, que já teria sido desfiliado do PR por infidelidade partidária. "Quem é Sandro para dizer algo sobre mim? Ele foi expulso do meu partido por não cumprir um acordo partidário. Fechamos questão há dois anos para a eleição de Marco Maia [ex-presidente da Câmara] e ele quebrou o acordo. Em 1994, depois da tragédia no Rio com o prédio de Sérgio Naya, que foi cassado por isso, meu pai, que era muito amigo dele, mandou um telegrama se solidarizando. A TV Globo mostrou o telegrama de meu pai e o dele. Ele disse que foi um equívoco e mandou demitir a secretária. Isso aí já mostra tudo", rememorou. Bacelar nega ter feito qualquer acerto com Guimarães para a escolha do líder do PMDB e, sobre a sua ligação com Cunha, diz que é "apenas parlamentar". "Ele é do ramo de telefonia, foi presidente da Telerj, e eu não tenho negócios no setor", argumentou. Em relação à licença, entretanto, o republicano reconhece que não deverá cumprir o período de quatro meses de afastamento. "Realmente estou no Brasil, mas viajo para os Estados Unidos amanhã [quarta, 6]. Vou ficar um mês ou 40 dias na Califórnia. Vou aprimorar meu inglês e adquirir alguns conhecimentos, até porque ano que vem é ano eleitoral e eu não vou ter tempo", justificou. Diretamente envolvido no episódio, o presidente do Esporte Clube Bahia não atendeu às ligações nem retornou o contato.


Sessão da Câmara desta quarta deve ser derrubada

por Evilásio Júnior / Aparecido Silva


Fotos: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Salvador desta quarta-feira (6) poderá ser derrubada por motivo de impasse nas definições dos comandos das comissões da Casa. O prazo-limite para a instalação é a terceira sessão, exatamente o que deveria ocorrer nesta quarta. Mas os líderes da oposição, Gilmar Santiago (PT), e do governo, Joceval Rodrigues (PPS), além do presidente Paulo Câmara (PSDB), não chegaram a um consenso sobre quem deve presidir cada colegiado, após reunião ocorrida na noite desta terça (5). Uma das comissões com problemas na definição é a de Transporte, que foi garantida a Henrique Carballal (PT), mas outros vereadores cobiçam o colegiado ou questionam o envolvimento do petista com o setor. O que já está certo é que a ala da minoria presidirá quatro comissões. Segundo Santiago, outro encontro ocorrerá na manhã desta quarta para tentar definir os presidentes. Se a indefinição prosseguir, a sessão poderá não acontecer. “Pessoalmente, acho muito difícil, porque a cidade já está toda em clima de carnaval”, estimou o petista, em conversa com o Bahia Notícias.


Go Brazil Go: ACM Neto é entrevistado por Spike Lee para documentário

por Aparecido Silva


Diretor norte-americano estará no carnaval de Salvador |Foto: Divulgação

O prefeito de Salvador, ACM Neto, será entrevistado na tarde desta quarta-feira (6), no Palácio Thomé de Souza, pelo diretor norte-americano Spike Lee para o documentário Go Brazil Go, que retratará o país com personagens próprios como artistas, líderes políticos, atletas e atores sociais. A produção do longa está a cargo da Paranoid Filmes. O Brasil, segundo a produtora, foi escolhido devido ao momento enfrentado pelo qual tem passado. “[O Brasil] passa por um momento decisivo e transformador, pautado pelos dois grandes eventos esportivos (Copa e Olimpíadas), por uma economia aquecida e um fato histórico na política: Dilma Roussef como primeira mulher a comandar o país”, explica a Paranoid, que diz pretenteder fazer um retrato “positivo sem, no entanto, deixar de mostrar os problemas” e os desafios a serem superados. Na Bahia, a equipe trabalhará no período de carnaval. Até o momento, Lee já entrevistou figuras como a presidente Dilma Roussef; o ex‐presidente Lula; Joaquim Barbosa; Benedita da Silva; Caetano Veloso; Criolo; os deputados Luiz Alberto e Romário; Gilberto Gil; Junior (Afroreggae); Lázaro Ramos; Marisa Monte; Matilde Ribeiro; Neymar; Os Gêmeos; Tom Zé; Wagner Moura; Zezé Motta; Zózimo Bulbul; entre outros. A previsão de estreia é 2014, antes da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário