Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Hoje no Bahia Notícias

Rose de Freitas: Câmara deve escolher presidente que não a envergonhe

“Os deputado não podem escolher um presidente que coloque a Casa sub júdice amanhã, sem que a sociedade saiba o que vai acontecer com seu Parlamento”, disse em discurso em plenário da Câmara Federal a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), atual vice-presidente e candidata à presidência da Casa, cuja eleição acontece nesta segunda-feira (4). “Não rasguem a Constituição”, pediu a peemedebista aos deputados. “Não traiam o povo brasileiro”, declarou, ao ressaltar que os parlamentares devem escolher hoje um(a) presidente que não a envergonhe perante a sociedade brasileira. Ela reiterou que a candidatura do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) não é oficial, já que o partido não realizou eleições internas para escolher o candidato. Alves é o favorito para vencer a eleição. Além dele, disputam a sucesão de Marco Maia (PT-RS) os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Servidores da Câmara recolhem dossiê apócrifo contra Henrique Alves distribuído na Casa

Servidores da limpeza da Câmara Federal recolhem na manhã desta segunda-feira (4) cópias de um dossiê apócrifo distribuído nos gabinetes dos deputados sobre Henrique Eduardo Alves, candidato do PMDB à presidência da Casa. Distribuído em envelopes com um carimbo de “sigiloso”, o documento é formado por uma sentença judicial e reportagens que colocam o peemedebista sob suspeita, segundo a Folha. A sentença citada é do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que condenou o parlamentar por improbidade administrativa em maio de 2011. A corte deve decidir até o final de fevereiro se confirma ou derruba a decisão. Caso a determinação seja mantida, o tribunal porde suspender os direitos políticos de Alves por três anos, o que o impediria de disputar as próximas eleições. O peemedebista foi condenado em primeira instância, junto com seu primo, o ex-governador e atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, por fazer promoção pessoal em propagandas institucionais quando era secretário de Governo.

Chefe da Sucom compara incêndio na boate Kiss a 11 de setembro: 'É um paradigma histórico'


Superintendente Sílvio Pinheiro | Foto: Tiago Melo/ Bahia Notícias

Em meio ao alerta para a fiscalização de casas de show motivado pela tragédia em uma boate em Santa Maria (RS), uma borracharia funciona como danceteria e um camarote de carnaval é construído sobre um posto de gasolina em Salvador. Depois de um mês à frente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), o advogado Sílvio Pinheiro conta ao Bahia Notícias como têm sido feitas as vistorias nos estabelecimentos da capital baiana e que mudanças devem ser implementadas nos próximos anos no órgão municipal. Segundo ele, o incêndio na boate Kiss “é um paradigma histórico, um evento que muda conceitos, como o 11 de setembro” e que, em Salvador, “como quase todas as cidades menos desenvolvidas”, há poucos ambientes projetados para serem casas noturnas. Sobre o carnaval, o superintendente pediu aos fiscais da Sucom que tenham um olhar mais crítico em relação aos camarotes este ano. “Posso dizer que irei aos camarotes, onde sempre fui, e me sentirei seguro. E, se tiver de ir ao que está em cima do posto de gasolina, eu irei”, declarou.

Fidel reaparece em público para votar em eleição cubana


Foto: Reprodução/Lusa/EPA

O líder revolucionário cubano Fidel Castro fez uma aparição surpresa neste domingo (3) em Havana para votar nas eleições parlamentares. A visita de Castro ao local de votação no bairro El Vedado, de Havana, foi o principal evento no pleito deste domingo, quando os cubanos escolheram 612 deputados da Assembleia Nacional, além de deputados de legislaturas locais, noticia o jornal A Tarde. "Eu estou convencido que os cubanos são realmente um povo revolucionário", afirmou Castro, de 86 anos, a jornalistas, que o rodeavam, no posto de votação. "Eu não tenho que provar isso. A História já provou isso e 50 anos de bloqueio dos EUA não conseguiram e não conseguirão nos derrotar.". Fidel Castro não era visto em público desde 21 de outubro, quando acompanhou Elías Jaua, o atual ministro venezuelano de Relações Exteriores ao Hotel Nacional. Suas longas ausências da vista do público alimentaram rumores de que sua saúde se agravou, que ele estava morto, ou em seu leito de morte.


Site do TJ-BA é alvo de hackers e fica fora do ar

por Cláudia Cardozo



O site do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) está fora do ar nesta segunda-feira (4). De acordo com a assessoria de imprensa do TJ, o site foi alvo de quatro ataques hackers na madrugada desta segunda. O assessor do tribunal, David Lobo, afirmou que a empresa responsável pelo site recomendou que, por questões de segurança, o site fosse retirado do ar. Até o final do dia, o tribunal disse que a página será normalizada. Até lá, a corte baiana disponibilizará uma página provisória com acesso aos principais links, salvaguardados aos processos sigilosos, que possivelmente foram os detonadores dos ataques.


Governo ‘corre’ para fazer leilão de 4G antes das próximas eleições


Foto: Divulgação

Nas próximas semanas, o governo deve se mobilizar para dar início ao processo que culminará na licitação que tem como objetivo a implantação da internet móvel de quarta geração, ou 4G, na frequência 700 MHz.


Deputada diz que não disputaria presidência da Câmara se fosse Henrique Alves



Candidata à presidência da Câmara, a deputada federal Rose de Freitas (PMDB-ES) afirmou nesta segunda-feira (4) que, se fosse o correligionário Henrique Eduardo Alves (PMDB), não disputaria o posto. A peemedebista argumentou que o cargo exige de seu ocupante toda a idoneidade. “O fato de ele ser do meu partido e estarmos na mesma Casa não tira dele a responsabilidade de ter toda idoneidade necessária para ter disputado um cargo como esse. Eu, se fosse o Henrique, não teria feito isso”, declarou a parlamentar, que disse estar confiante no segundo turno. Rose não tem o apoio do seu partido, que colocou Alves como candidato da legenda. Além dos dois peemedebistas, disputam o comando da Casa Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Informações da Folha.

Fraude: Sites vendem diplomas falsos de universidades, inclusive da área médica

Diplomas falsificados de nível superior são vendidos livremente na internet. É o que revela reportagem do Estadão. A compra pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive por quem nunca pisou numa universidade. Entre os diplomas oferecidos para compra, estão até certificados da área médica. Um diploma de Enfermagem, por exemplo, custa R$ 6 mil. Falsificadores de diversos sites prometem entregar os diplomas de curso superior em até dez dias. Ainda de acordo com o Estadão, os falsários afirmam que o documento terá um suposto reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e será oficializado, com a publicação no Diário Oficial da União. Sem saber que se tratava de uma reportagem, um atendente do site Sucesso Corp (www.sucessocorp.com.br) explicou por telefone como funciona o esquema ilegal à Rádio Estadão. O comprador do certificado precisa enviar documentos à faculdade indicada pelo negociador e pagar dar um sinal de 60% do valor global cobrado pela fraude. Por um diploma de Pedagogia, ele cobrou R$ 4,5 mil. “Tudo legalizado em 15 dias. Reconhecido e publicado”, afirmou. “Você vai escanear os documentos e mandar por e-mail para lá. Eles vão fazer o encaixe e mandar para o MEC. Em dois ou três dias, o MEC deu OK. Você faz 60%. Mais oito dias, sai a publicação e eu mando levar.” Consultada pelo jornal sobre a suposta ajuda que os fraudadores mencionam ter na confecção dos diplomas, a assessoria de imprensa do MEC afirmou que as universidades são “inteiramente responsáveis” pelo documento e “não cabe ao MEC parte alguma no processo”.

Banco Mundial afirma que Bolsa Família não elimina a miséria sozinho


Foto: Divulgação

Os programas sociais não devem ser enxergados como redentores segundo o estudo “A renda do trabalho é responsável pela redução da pobreza?”, desenvolvido pelo Banco Mundial e publicado nesta segunda-feira (4).

Pré-candidato ao governo, Gabrielli nega uso eleitoreiro de projeto da ponte Salvador-Itaparica

por Rodrigo Aguiar



Classificado como eleitoreiro por opositores do governo Jaques Wagner, o projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica foi defendido nesta segunda-feira (4) pelo secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, um dos pré-candidatos da base governista para disputar a sucessão de Wagner em 2014. Em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5, o titular disse que “qualquer baiano gostaria” de iniciar um projeto e depois observar o resultado como governador, mas negou a utilização da ponte como trunfo eleitoral. “Acho que não pode ser uma questão eleitoreira. Seria uma irresponsabilidade, até porque é um projeto. Não vai ter inauguração da ponte”, avaliou. O petista ainda aproveitou para provocar a oposição, ao avaliar o leque de opções de Wagner para disputar o governo em 2014, tanto dentro do PT como em partidos da base aliada. “A oposição é que não tem alternativa nesse momento”, disse.

Para Maia, sucessor deve continuar buscando consenso



O presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), disse que o desafio do próximo presidente da Casa será continuar “na construção do diálogo pelo consenso”, ao se referir a propostas polêmicas que ainda não foram votadas por falta de acordo, como a reforma política, o fim do fator previdenciário e a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), noticia a Agência Câmara. “No meu mandato, conseguimos tirar muitos temas da gaveta dessa maneira”, disse Maia. O petista destacou ainda os principais temas que foram votados pela Câmara nos últimos anos. Entre eles estão o Código Florestal, a regulamentação da Emenda 29 e as PECs do Trabalho Escravo e das Empregadas Domésticas. A eleição para a sucessão de Marco Maia acontece na manhã desta segunda-feira (4).

Sócio da Kiss diz que sobreviventes atrapalharam resgate e nega ter autorizado uso de fogos


Foto: Reprodução / RBS TV

O empresário Elissandro Spohr, o Kiko, um dos sócios da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde um incêndio matou mais de 230 pessoas no último domingo (27), afirmou que as próprias vítimas atrapalharam o resgate. "E as pessoas, em vez de terem saído e 'abrido', ficaram na frente da boate, atrapalhando, ainda", declarou, em entrevista exibida na noite deste domingo (3), no Fantástico, da TV Globo e postada no Facebook pelo advogado do empresário, Jader Marques. A entrevista foi gravada pelo defensor dentro do hospital no qual Kiko está internado, informa o Jornal do Brasil. Na entrevista Kiko afirmou que a banda Gurizada Fandangueira, que acendeu o sinalizador que deu início ao fogo, não o consultou sobre a possibilidade de usar artefatos pirotécnicos dentro da boate, nem pediu autorização nesse sentido. "A banda nunca falou comigo sobre isso (queima de fogos dentro da boate). Eu nunca autorizei isso. Faz dois anos, eu acho, que a banda toca lá. Eu vi, no mínimo, 30 shows deles. Eles nunca fizeram isso, nem na Kiss e - vi shows deles -, em outros lugares, eles também nunca usaram isso. Se eu soubesse que iam usar isso, eu não deixaria usar", disse. A versão do o percussionista da banda Gurizada Fandangueira, Marcio de Jesus dos Santos, que tocava na Kiss na noite da tragédia, é diferente. “Nunca nos proibiram de usar (os fogos), nunca tinha ferido ninguém”, disse o músico também em entrevista ao Fantástico. Ele afirmou ainda que só conseguiu escapar da morte porque usou uma rota alternativa, ao sair do palco pela área Vip, que sempre reúne um menor número de pessoas. “Qualquer um de nós, mesmo conhecendo a casa, se saísse daquele corredorzinho que se formava entre o ferro e uma parede, que dava direto numa porta, não acharia mais. É um labirinto”, declarou.

'Contratamos a melhor do mundo', justifica Gabrielli sobre dispensa de licitação de R$ 40 mi

por Rodrigo Aguiar


Foto: Bahia Notícias

O secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, afirmou nesta segunda-feira (4) que os R$ 40 milhões pagos com dispensa de licitação à empresa americana McKinsey – classificada por ele como “a melhor do mundo” – para os serviços de consultoria do projeto de implantação da ponte Salvador-Itaparica estão dentro dos padrões de mercado. “Levamos seis meses discutindo esse processo, fizemos auditoria da relação dos preços com o mercado antes de fazer a contratação. Temos tranquilidade em dizer que o preço é alto, mas está em padrões bastante aderentes ao mercado”, defendeu o ex-presidente da Petrobras em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. Gabrielli repetiu a previsão dos prazos para a obra: licitação no primeiro trimestre de 2014, com duração de seis meses, e conclusão da ponte após mais quatro ou cinco anos. “Uma obra de 12 km é equivalente à ponte Rio-Niterói”, comparou. Ao avaliar a possibilidade do governador Jaques Wagner não fazer o seu sucessor, o secretário disse que seria uma irresponsabilidade se o próximo chefe do Executivo estadual abandonasse o projeto da ponte e apresentou o que considera garantias de que tal cenário não ocorrerá. “A principal garantia é ter um projeto detalhado e completo. A segunda é terminar o governo Wagner com as contratações realizadas. A obra não interessa ao governo; precisamos redefinir o crescimento de Salvador. A ponte não é para substituir o ferry boat. Ela vai levar a um deslocamento para a ilha, com a expectativa de que as pessoas morem lá”, opinou.

Saúde de Chávez apresenta melhora, diz presidente da Assembleia Nacional

O estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apresentou uma ligeira melhora, informou neste domingo (3) o presidente da Assembleia Nacional do país, Diosdado Cabello. Chávez recupera-se de uma cirurgia realizada em Cuba devido a um câncer, informa a Agência Brasil. Cabello disse ter visitado o líder venezuelano no hospital na última sexta-feira (1º) e disse que a saúde dele está "claramente melhorando". Chávez não é visto ou ouvido em público desde que passou pelo procedimento cirúrgico, há oito semanas. A natureza do câncer não foi revelada. O fato de todos os boletins médicos serem divulgados por membros do partido de Chávez e não pela equipe médica aumentou as especulações e rumores, na Venezuela e no mundo, sobre o estado de saúde delicado do presidente, conhecido como El Comandante. A oposição pede transparência sobre quem está, na prática, no comando do país, já que Chávez não apareceu na cerimônia de posse que marcaria o início de seu quarto mandato presidencial, no último dia 10 . A Suprema Corte da Venezuela determinou que ele poderá ser empossado em uma data posterior à oficial. No entanto, a oposição alega que, na ausência de Chávez, Cabello deveria assumir o cargo e novas eleições deveriam ser convocadas em até 30 dias.

Homem é morto em restaurante na Ribeira

Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo (3) em um restaurante no bairro da Ribeira, em Salvador. Jackson de Oliveira Machado, de 32 anos, foi alvejado por três disparos executados por um homem ainda não identificado. A vítima estava com seu primo no Restaurante Marina no momento do crime. O ataque a Jackson aconteceu quando seu familiar saiu para encontrar uma amiga, de acordo com a polícia. Socorrido para o Hospital São Jorge, em Roma, ele não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Informações do Correio.

Lula diz que Dilma precisa ouvir sindicatos



O ex-presidente Lula fez uma declaração neste domingo (3), nos Estados Unidos, que foi interpretada como um recado para a sua sucessora, Dilma Rousseff. Em discurso na conferência anual da UAW, a maior central sindical do setor automotivo americano, o petista afirmou que os governos precisam ouvir as entidades sindicais. “O presidente Obama têm de ouvir vocês, a Dilma tem de ouvir os sindicatos, e os argentinos...”, defendeu. Sindicalistas brasileiros têm reclamado que a presidente tem recebido empresários, mas dado pouca atenção a representantes do movimento sindical. Devido às queixas, Dilma deve se reunir esta semana com o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas. Lula ganhou o título de membro honorário do UAW e uma jaqueta. “Nunca me imaginei nem síndico, e acabei presidente”, afirmou. “Já disse à minha mulher: não vou morrer em casa, quero morrer no palanque”, completou. Informações da Folha.

Deputados elegem presidente da Câmara Federal nesta segunda



A eleição para a presidência da Câmara Federal acontece na manhã desta segunda-feira (4). A disputa deverá ser entre Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Rose de Freitas (PMDB-ES), Júlio Delgado (PMDB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). O peemedebista é favorito para vencer, por ser o candidato oficial do partido – maior da Casa – e ter o apoio do PT. Em caso de vitória de Alves, o PMDB comandará as duas Casas Legislativas nacionais, já que Renan Calheiros foi eleito na última sexta (1º) para presidir o Senado. A votação é secreta. Os líderes partidários já entraram em acordo sobre os deputados que devem ocupar os demais cargos da Mesa Diretora. Segundo o G1, os nomes indicados são André Vargas (PT-PR) para a primeira vice-presidência, Fábio Faria (PSD-RN) para a segunda vice-presidência, Márcio Bittar (PSDB-AC) na primeira-secretaria, Simão Sessim (PP-RJ) na segunda-secretaria, Maurício Quintella Lessa (PR-AL) na terceira-secretaria e Carlos Biffi (PT-MS) na quarta-secretaria.

Polícia prende suspeito de envolvimento em roubos de bancos

Policiais militares prenderam no último sábado (2), no município de Euclides da Cunha, um homem suspeito de envolvimento em roubos de bancos. Francisco Soares Rufino, de 48 anos, dirigia uma Nissan/Frontier cabine dupla e foi detido próximo à cidade de Tucano, após furar bloqueio policial na via de acesso e saída de Euclides da Cunha. Foram encontrados com ele materiais parecidos aos utilizados para explodir instituições financeiras, um notebook, vários carregadores e baterias de telefone celular, cartões de crédito em nome de diversas pessoas, fitas adesivas e um crachá dos Correios com a identificação em nome do acusado, além de uma máquina fotográfica que continha um vídeo com imagens de uma agência bancária de Euclides da Cunha. O suspeito e o material aprendido foram apresentados na 25ª Coorpin.

Idoso morre atropelado na Paralela ao trocar pneu

Um idoso morreu atropelado neste domingo (3) na Avenida Paralela quando trocava o pneu de seu carro, próximo à entrada de Narandiba, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). O espanhol Elio Batista Mouriño foi imprensado contra seu carro, um Fiesta, por uma Nissan Frontier branca de placa NNX 7766, de Feira de Santana. No momento do acidente, ele colocava o pneu furado de seu veículo na mala. Inicialmente, Nilson Oliveira da Silva, de 32 anos, foi apresentado à polícia como condutor da Frontier, porém reconheceu mais tarde que não dirigia o automóvel. O delegado Israel Aristides de Carvalho, plantonista da 9ª Delegacia (Boca do Rio), afirmou que Nilson tentou assumir a culpa pelo acidente por estar sóbrio. Quem dirigia o carro, na verdade, era um condutor de prenome Benício, que estava embriagado e fugiu. Segundo o Correio, o espanhol voltava, junto com a esposa, de uma festa no clube Rio Tea, em Lauro de Freitas, onde comemorava os 80 anos do Esporte Clube Galícia. A mulher não foi atingida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário