Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 3 de junho de 2010

Caminhadas na Natureza celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Governo do Estado promove neste sábado (5) mais dois circuitos do projeto Caminhadas na Natureza. Um deles será em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, o outro, no município de Turvo, na região de Guarapuava.

As duas caminhadas fazem parte também da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrada no dia 5 de maio. As caminhadas, além de proporcionar aos participantes contato direto com a natureza, beneficiam diversas famílias de agricultores, buscando a valorização do meio rural, a geração de renda complementar e o aumento da qualidade de vida da comunidade.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, o projeto está incentivando cada vez mais o turismo rural na agricultura familiar. “Estamos contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Além das atividades turísticas integradas ao meio urbano e rural, incentivamos também a comercialização dos produtos cultivados pela agricultura familiar”, afirmou.

Segundo a responsável pelo setor de Turismo Rural na Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura, Clarice Bastarz, as caminhadas auxiliam na integração entre as comunidades regionais e também no fomento e conhecimento da economia local. “Estamos estimulando a prática de atividades saudáveis ao corpo e à mente”, disse.

O projeto conta com a participação da Emater, da Secretaria de Estado do Turismo, e apoio do Ministério de Desenvolvido Agrário (MDA), a ONG Anda Brasil e prefeituras do Paraná.

As Caminhadas - A caminhada de Pontal do Paraná, com percurso de 10 quilômetros, começa às 8h30. No trajeto, remanescentes de ocupação indígena com trilhas de conchas, sambaqui, ruínas de forno, terminando na comunidade Guarani M'bya. Aos participantes será oferecido, pelas mulheres do Guaraguaçu, o Café Caiçara. Eles também vão encontrar produtos locais e artesanato. Haverá ônibus de apoio para o retorno ao local de início da caminhada.

Em Turvo, distante 295 quilômetros de Curitiba, o percurso escolhido da caminhada será de 14 quilômetros passando por propriedades típicas da agricultura familiar, belas paisagens rurais com de florestas de pinheiros Araucária, além de vistosas cachoeiras. Serão oferecidos pela comunidade café-da-manhã e almoço. Haverá ainda concurso de fotografia da caminhada. Confira o regulamento no link: www.turvo.pr.gov.br/index.php?sessao=77c7cd3138vf77&id=107202

Neste ano foram programados 42 circuitos sendo que 16 deles pertencem aos chamados “Territórios da Cidadania”, áreas com baixos IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, que possuem prioridade para a realização de projetos sociais, de acordo com o Governo Federal.

Serviço: Caminhadas na Natureza

Em Pontal do Paraná

Circuito Ecocultural do Guaraguaçu

Início: 8h30

Local de início: PR-407 ao lado da Ponte do Rio Guaraguaçu (estrada que liga BR-277 e Praia de Leste)

Inscrições: Prefeitura Pontal do Paraná no email:

cultur_ppr@hotmail.com, ou ainda pelos fones: (41) 3975-3102 e (41) 8882-0041, com Francisca.



Em Turvo

Circuito Terra dos Pinheirais

Início: 8h30

Local de Início: Pesque Pague Vale do Sol na PR-460, km 37.

Inscrições e informações: Prefeitura de Turvo no telefone (42) 3642-1145.



Próximas caminhadas confirmadas

Colombo - 13/06 - Circuito Italiano de Caminhada

Tibagi - 13/06 - Circuito Rota do Barreiro

Ourizona - 20/06 - Circuito Festa do Milho

Apucarana - 27/06 - Caminhada do Juruba

Capanema - 27/06 - Circuito Doce Iguassu



Mais informações sobre as Caminhadas na Natureza podem ser obtidas também através do fone (41) 3313-4009, setor de Turismo Rural na Agricultura Familiar, da Seab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário