Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 1 de junho de 2010

Lula, Cabral e Paes inauguram UPA na Cidade de Deus

A união dos governos federal, estadual e municipal está trabalhando para recuperar uma antiga dívida social com parte da população residente em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Hoje, essa parceria que já acontece nas áreas de segurança pública e educação foi ampliada à saúde. A partir desta segunda-feira (31/5), os cerca de 65 mil moradores da Cidade de Deus passam a contar com os serviços da Unidade de Pronto-Atendimento Municipal (UPA 24 horas) inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
- Graças à eficiência da política de segurança pública do Cabral, a Cidade de Deus está sendo assistida, embora ainda haja muito por fazer. As UPAs vieram para dizer que o povo pobre deste país tem que ser tratado com respeito, decência e dignidade, com equipamentos modernos, de primeira qualidade - disse o presidente Lula, elogiando não apenas o programa de saúde idealizado e colocado em prática pelo governador Sérgio Cabral, mas, ao mesmo tempo, a segurança, com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) atuando em 17 outras comunidades antes dominadas pelo tráfico e milícia.
Cabral anunciou durante o evento a inauguração, no próximo mês de agosto, de um restaurante popular na Cidade de Deus, bairro que já registra desde o início das operações da UPP local um aumento de 30% no número de alunos matriculados nas escolas da rede pública, além do incremento da educação, com a abertura de 26 novos cursos profissionalizantes no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
- Estou muito feliz por mais esta conquista para a Cidade de Deus. As UPAs 24 horas fazem parte de um programa de Estado hoje exportado para todo o Brasil - festejou o governador, lembrando que o modelo de saúde que começou a ser implantado no Estado do Rio em maio de 2007, com a abertura da primeira UPA, no Complexo da Maré, já foi adotado pela União que, até o fim deste ano, instalará 500 Unidades de Pronto-Atendimento no país.
A UPA Cidade de Deus é a quinta administrada pela Prefeitura do Rio. As outras funcionam na Vila Kennedy, na Rocinha, no Complexo do Alemão e em Manguinhos. Até o fim de 2012, serão inauguradas mais 15 unidades na cidade.
A unidade administrada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil oferece serviços de urgência e emergência e deve realizar, em média, 9 mil atendimentos por mês. O investimento de R$ 4 milhões beneficiará 150 mil pessoas do bairro e regiões próximas.
A UPA conta com serviços de acolhimento e classificação de risco para agilizar o atendimento médico e odontológico de urgência e emergência para crianças e adultos. Esse modelo melhora o atendimento e otimiza as emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. Hoje, apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs é transferido para hospitais.
A unidade tem nove leitos de observação adulta, quatro de emergência, quatro de observação infantil e dois de observação individual; seis consultórios de atendimento médico, um odontológico, dois de classificação de risco e um de atendimento social; sala de reanimação e emergência; salas de imobilização e de sutura; e laboratório de análises clínicas com raios-x e eletrocardiograma. A UPA da Cidade de Deus também conta com sala de procedimentos, higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e setor para coleta de sangue.
O programa UPA 24 horas, do Governo do Estado, já conta com 31 unidades em bairros da capital e municípios do interior. A primeira foi inaugurada no Complexo da Maré. Depois, vieram as de Irajá, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Ricardo de Albuquerque, Botafogo, Vila Sarapuí, Marechal Hermes, Cabuçu, Realengo, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Penha, Campo Grande, Engenho Novo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Manguinhos, Rocinha, Belford Roxo, Três Rios, Queimados, São Gonçalo, Teresópolis, Cabo Frio e Araruama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário