Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 1 de junho de 2010

Nova sede de farmácia especial vai descentralizar atendimento


O secretário de Saúde, Carlos Moreira Junior, inaugurou nesta segunda-feira (31) a sede da Farmácia Especial Metropolitana II, que funcionará no prédio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Kennedy, Portão, em Curitiba, a partir de 1.º de julho. Atualmente, 20 mil pacientes estão cadastrados para receber medicamentos excepcionais na Farmácia Especial da Barão do Rio Branco, anexa à 2.ª Regional de Saúde Metropolitana. A expectativa é que 25% dos pacientes sejam remanejados para a nova farmácia.

A mudança se torna necessária pelo aumento constante no número de pacientes atendidos. “Estamos descentralizando o atendimento da farmácia especial para dar mais conforto aos pacientes de Curitiba e Região Metropolitana. Muitas vezes, o próprio paciente vem buscar o medicamento e não é justo que ele espere por horas”, afirmou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior.

De acordo com Moreira, a Farmácia Especial reflete a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os medicamentos distribuídos são caros e de uso prolongado, que vão além do tratamento convencional. Poucas pessoas dispõem de R$ 30 mil por mês para bancar o tratamento para a doença de Gaucher, por exemplo”.

TRANSFERÊNCIA – A nova farmácia funcionará das 8h às 17h, a partir de 1.º de julho. “A transição será feita de maneira organizada. Os pacientes que residem próximo à região sul da cidade serão orientados pelos farmacêuticos, no próximo mês, a retirar os medicamentos na nova sede gradativamente”, explicou a diretora da 2.ª Regional de Saúde Metropolitana, Marinalva Gonçalves da Silva.

A diretora do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), explicou que a descentralização da farmácia metropolitana era planejada devido ao aumento do número de pacientes cadastrados no programa de medicamentos excepcionais. “Em 2003, eram 5 mil pacientes cadastrados na Farmácia Especial Metropolitana, hoje, são mais de 20 mil. Temos pacientes que recebem medicamentos desde aquela época”.

A Farmácia Especial distribui medicamentos de alto custo e uso contínuo aos pacientes cadastrados no programa de medicamentos excepcionais e programas estaduais. Hoje, mais de 68 mil pacientes estão cadastrados nas 22 Regionais de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário