Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 1 de junho de 2010

Combate ao tráfico de Pessoas é reforçado

enfrentamento_trafeco_pessoas_foto_angela_peres_02.jpg
Campanha de informação será divulgada por panfletagem, rádio e televisão. (Foto: Angela Peres/Secom)
enfrentamento_trafeco_pessoas_foto_angela_peres_03.jpg
Posto de atendimento vai receber denúncias e orientar população. (Foto: Angela Peres/Secom)

A atenção e o combate ao tráfico de pessoas no Acre ganhou mais um reforço. Um Posto Avançado de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi instalado sexta-feira em Assis Brasil, no prédio da Alfândega. O município faz fronteira com o Peru e a Bolívia e registra a entrada e saída de muitas pessoas. É, possivelmente, rota do tráfico internacional de mulheres e crianças.
A problemática do tráfico de pessoas é difícil de ser enfrentada, pois não encontra registros oficiais e tem poucas informações. Um dos papéis do posto de atendimento é difundir informação aos moradores locais, aos turistas e às pessoas que estão deixando o país. "O tráfico acontece com base num engano. Às vezes a pessoa deixa o país porque vontade própria, quer morar em outro lugar. Mas as vezes ela deixa o Brasil iludida com a promessa de um bom emprego, de dinheiro fácil e de uma situação que não existe. Chegando ao destino ela descobre que vai ser explorada sexualmente e que as promessas não vão se cumprir. Muita gente também não sabe que isso configura crime. Então, a idéia é informar as pessoas, cada vez mais, sobre estas situações e tentar melhorar os registros de informações oficiais", explicou a secretária de Estado de Segurança Pública, Márcia Regina.
O posto de atendimento instalado em Assis Brasil também vai receber denúncias sobre o tráfico de pessoas. Quem quiser denunciar ou passar alguma informação que possa ser útil ao trabalho da polícia pode usar o telefone gratuito Disque 100. A ligação é sigilosa. Epitaciolândia dispõe de uma unidade e outra será instalada em Cruzeiro do Sul. A ação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

 
Serviço: Posto Avançado de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, localizado na Anfândega Brasil Peru, em Assis Brasil. Tem o papel de receber denúncias e orientar a população e os turistas.
Telefone para denúncias: 100
 
Para a instalação do Posto Avançado de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Assis Brasil houve a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que cedeu a sala utilizada na Alfândega. "Para o nosso trabalho era mais estratégico ocuparmos o posto policial localizado na entrada do município de Xapuri, que foi cedido pelo Governo do Estado, que tem sido um grande parceiro da PRF. A secretária de Segurança Márcia Regina tem, inclusive, se empenhando pessoalmente para o Acre deixe de ser uma delegacia de Porto Velho e ganhe sua própria superintendência, o que vai melhorar ainda mais o nosso trabalho", disse Getúlio Azevedo, da PRF.
Os casos de tráfico de seres humanos ocorrem para manter o mercado do sexo, turismo sexual, retirada de órgãos para comercialização, trabalho escravo, adoção ilegal ou rituais religiosos.
"Nós sabemos que este tráfico ocorre, pois moramos num município pequeno, onde as informações se espalham rápido. Mas não há registros oficiais e tudo que sabemos são boatos, informações extra-oficiais ou depoimentos de pessoas que foram e conseguiram voltar. O principal problema é a falta de conhecimento. Tenho certeza que poucas pessoas sabem que esta prática é um crime. A falta de informação gera novas vítimas", disse a prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário