Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 1 de junho de 2010

Principais matérias do estado do Paraná

Reajuste dos servidores vai ser depositado em junho retroativo ao pagamento de maio

aO governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (31), durante reunião com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que o reajuste geral de 5% será depositado na folha de junho. O pagamento, por outro lado, será retroativo ao mês de maio, explicou o governador. Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Paraná vai corrigir os salários, aposentadorias e pensões do funcionalismo. O reajuste geral acumulado no período 2007-2010 chega a 20,5%. A medida beneficia 252,5 mil pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

Pessuti pede aos chefes regionais do IAP mais rapidez nos licenciamentos ambientais

aO governador Orlando Pessuti se reuniu nesta segunda-feira (31), em Curitiba, com chefes regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para discutir licenciamentos ambientais. “Dentro de alguns dias vamos iniciar centenas de obras e precisamos de uma agilidade maior dos nossos técnicos ambientais. Determinamos a eles que dêem a devida atenção às questões legais”, explicou Pessuti. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, explicou que serão analisadas não apenas as questões ambientais, mas também as sociais e econômicas.

Nova sede de farmácia especial vai descentralizar atendimento

aO secretário de Saúde, Carlos Moreira Junior, inaugurou nesta segunda-feira (31) a sede da Farmácia Especial Metropolitana II, que funcionará no prédio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Kennedy, Portão, em Curitiba, a partir de 1.º de julho. Atualmente, 20 mil pacientes estão cadastrados para receber medicamentos excepcionais na Farmácia Especial da Barão do Rio Branco, anexa à 2.ª Regional de Saúde Metropolitana. A expectativa é que 25% dos pacientes sejam remanejados para a nova farmácia.

Copel instala equipamento para dar mais agilidade a atendimentos na falta de luz

aNova tecnologia aplicada pela Copel dá mais agilidade ao atendimento nos casos de falta de luz, que agora podem ser solucionados por comando digital. Dezenas de chaves, equipamentos da rede elétrica que possibilitam alterar e redirecionar o fluxo de energia elétrica pelos condutores conforme a necessidade, recebem equipamentos de automação e comunicação por fibra óptica. Com isso, tais chaves poderão ser operadas a partir de centrais em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

Bancos de leite humano do Paraná são homenageados pela Secretaria da Saúde

aO secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, entregou na manhã desta segunda-feira (31), em Curitiba, placas de honra ao mérito aos oito bancos de leite humano (BLH) do Paraná. O Estado teve a maior produtividade na coleta de leite humano, em 2008, e foi homenageado pelo Ministério da Saúde. Em 2009, foram coletados mais de 16 mil litros de leite dos oito bancos do Estado, que foram doados por aproximadamente 13 mil mulheres. “Esse número possibilitou que oito mil crianças tivessem acesso ao leite materno”, lembrou o secretário.

Site mostra medidas do governo de apoio a municípios do Paraná

aA população agora pode acompanhar as liberações de recursos do governo do Estado para os municípios do Paraná. O sitewww.governonosmunicipios.pr.gov.br divulga diariamente notícias e informações sobre decisões, medidas, autorizações de obras, repasses financeiros e lançamento de programas sociais que beneficiam as cidades do Paraná. A atualização do site é feita pela equipe da Casa Civil.

Paraná quer prorrogar campanha de vacinação contra febre aftosa

aA Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná está pleiteando ao Ministério da Agricultura a prorrogação da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa para até dia 12 de junho. Segundo explicou o diretor do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária), Marco Antonio Teixeira Pinto, a medida se faz necessária em função da falta de vacinas no mercado. Segundo levantamento feito por técnicos da Divisão de Sanidade Animal (DSA), a defasagem é de 200 mil doses, o que corresponde a aproximadamente 5% do rebanho a ser imunizado.

Jornalistas participam em Paranaguá de seminário sobre operações portuárias

aA Assessoria de Comunicação dos portos de Paranaguá e Antonina promoveu nesta segunda-feira (31) o 3º Seminário para Jornalistas. O tema desta edição foi “Operações Portuárias”. Ao todo, 34 profissionais de todo o Estado participaram e puderam ver, no cais e também no mar, o processo de carga e descarga de mercadorias, a infraestrutura e logística dos terminais paranaenses.

Governador discute regularização de obras com prefeitos da região do Vale do Ivaí

aPessuti solicitou um levantamento de obras não concluídas e que necessitam de licitação a todos os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). “Estamos equacionando a questão da liberação de recursos para o recape asfáltico, para construção de Bibliotecas Cidadãs, Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança e quadras cobertas para escolas estaduais”, explicou o governador. O presidente da Amuvi e prefeito de Cruz Maltina, Maurício Bueno, disse que a reunião com o governador foi uma oportunidade para apresentar suas principais necessidades.

Pessuti recebe lideranças estudantis e representantes do Fórum Estadual da Cultura

Durante a reunião, alunos do Colégio Estadual do Paraná agradeceram ao governador pela decisão de estabelecer eleições livres para a escolha da direção da instituição. Também foram discutidos projetos de incentivo à cultura, como o que aumenta para 1,5% do orçamento estadual os recursos destinados à área. “Daremos todo o apoio para projetos que visem a valorização da nossa cultura”, disse o governador.

Procon dá dicas para compra dos presentes para o Dia dos Namorados

Mais uma data de troca de presentes se aproxima. O Dia dos Namorados, em 12 de junho, exige cautela na hora das compras e, para evitar problemas, o Procon-PR dá algumas dicas. Uma das principais é exigir sempre a nota fiscal, para fins de conferência e garantia. Em caso de dúvida ou problema, consulte o Procon-PR, pessoalmente, na Alameda Cabral, 184, Centro, em Curitiba, ou pelo telefone 0800-41-1512.

Jogos Colegiais do Paraná têm os primeiros campeões de 2010

aA fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) entrou no terceiro dia de disputa nessa segunda-feira (31), com três das 15 modalidades encerradas - ginástica rítmica, natação e taekwondo, todas da sede Campo Mourão, onde estão sendo realizadas também as modalidades de handebol e xadrez. Sobre esta última, já foram conhecidos os campeões das provas relâmpago e rápido para os alunos de ensino regular e todos entre os alunos com necessidades educacionais especiais. A competição vai até sábado (5) em Apucarana, Ibiporã, Marialva, Maringá, Rolândia e Campo Mourão.

Quarto Festival de Cinema da Lapa é lançado em Curitiba

aA Cinemateca de Curitiba foi o local escolhido nesta segunda-feira (31) para o lançamento oficial da quarta edição do Festival de Cinema da Lapa 2010, que será realizado entre os dias 9 e 13, juntamente com as comemorações do aniversário do município da Lapa. O evento, que é organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, já reuniu mais de 30 mil participantes, desde a primeira edição, em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário