Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sem acordo, Congresso deixa votação do Orçamento para último dia

O governo não conseguiu acordo para votar o Orçamento da União para 2012 nesta quarta-feira, reforçando a tese de que não há interesse do Executivo em aprovar o texto neste ano. Com isso, o governo ganharia tempo e escaparia das pressões para aumentar gastos em meio a crise financeira internacional. O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), marcou uma nova tentativa de votar o texto nesta quinta-feira, às 9h, último dia de trabalho no Congresso. Se o Orçamento não for votado neste ano, a presidente Dilma Rousseff começa 2012 podendo gastar menos que um décimo das receitas previstas para o ano que vem. Como 2012 é um ano eleitoral, os congressistas têm pressa na votação, uma vez que três meses antes da eleição não é mais permitido liberar dinheiro para novas obras. O impasse na votação continua sendo o reajuste para aposentados e pensionistas do INSS. O aumento para o Judiciário já saiu da pauta dos congressistas.

Dilma não achou a ‘pedra filosofal do crescimento’, diz PSDB

O PSDB divulgou nesta quarta-feira um relatório de 13 páginas em que faz um balanço do primeiro ano do governo Dilma Rousseeff. “A alquimista Dilma Rousseff ainda não achou a pedra filosofal do crescimento sem investimento”, diz trecho do documento ao afirmar que, apesar do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), o investimento não passa dos 18% do PIB. Os tucanos ainda criticam os resultados da economia, a “anestesia geral” do Ministério e as acusações de corrupção que atingiram membros do governo. “Esse documento mostra para a sociedade que o PSDB segue cumprindo seu papel de oposição responsável”, afirma o presidente da sigla, deputado Sérgio Guerra (PE). Para os tucanos, o governo Dilma está entregando parte do estado “a partidos e facções políticas para serem usados como agências arrecadadoras”. “Ninguém entregou mais o estado brasileiro ao apetite desmedido de sua base política do que o atual governo”, afirma o partido em outro trecho. O PSDB diz que a economia está sem rumo, que o investimento patina e que há uma desindustrialização.

Agente de limpeza de hospital é morto a tiros na Estrada das Barreiras

Um jovem identificado como Thiago Basilio de Oliveira, 20 anos, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula. Segundo a polícia, ele estava com um crachá do Hospital da Cidade que o identificava como agente de limpeza da unidade hospitalar. O crime ocorreu por volta de 15h20. Policiais da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves) foram acionados, mas quando chegaram ao local, o jovem já estava morto. Moradores da região não souberam informar quem cometeu o crime. A motivação do homicídio é investigada pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Ainda na tarde de hoje, Roberto Baraúnas Silva, 30 anos, foi morto no final de linha do bairro de São Caetano. De acordo com o DHPP, ele foi atingido por dez tiros em diversas partes do corpo. O crime ocorreu em frente ao Supermercado Todo Dia. O autor do crime e a motivação ainda são investigados.

Unidade de Pronto Atendimento é inaugurada no Subúrbio

O Subúrbio Ferroviário de Salvador ganhou uma Unidade de Pronto Atendimento com 35 leitos na tarde desta quarta-feira. A unidade foi instalada no bairro de Escada e vai atender pacientes em situação de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos moradores conferiram o lançamento de perto. “As pessoas que dependem do SUS têm muita dificuldade. E aqui no Subúrbio, como é discriminado, todo mundo sabe disso, aí realmente vai ser muito benéfico”, relata o morador e funcionário público Neivaldo Correia. A unidade vai funcionar em plantão de 24 horas, com capacidade para atender a até 500 pessoas por dia.

IBGE: 882 mil vivem em ocupações irregulares em Salvador

A Bahia tem cerca de 970 mil pessoas morando em ocupações irregulares. Este dado foi divulgado nesta quarta, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o resultado do Censo Demográfico – Aglomerados Subnormais de 2010. Doze das 50 maiores favelas estão localizadas no Pará, estado que concentra a maioria dessas ocupações. Em seguida estão São Paulo e Bahia, cada uma com oito das favelas e similares com maior população do País. No mapeamento feito pelo órgão apenas dez cidades baianas (Camaçari, Candeias, Ilhéus, Itabuna, Itaparica, Lauro de Freitas, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz) abrigam os 280 conjuntos de moradias em condições pouco favoráveis no Estado. Salvador concentra 86,4% desse total. São 882 mil pessoas morando em 242 aglomerados subnormais, o equivalente a 33,07% da população da capital. O termo técnico é utilizado pelo IBGE para definir regiões que possuam, no mínimo, 51 unidades habitacionais sem acesso aos serviços básicos e foram construídas de forma desordenada e densa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário