Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Hoje no Bahia na Política



Oposição poderá dificultar votação que exija dois terços


Foto: Bancada do PT composta dos vereadores Beldes, Pablo e Alberto Nery

Eleitos em 7 de outubrode 2012 pela oposição ao prefeito de Feira de Santana José Ronaldo,vereadores do PDT, PSD,PPB, PT e PP somam 7nomes. Apesar de nãoestar formalizada, a lutaé para manter unida essacomposição, hojemajoritariamentecontrolada pelo PT, que tem três vereadores.Prevalecendo essa composição, projetos de lei de autoriado Poder Executivo que exijam dois terços poderão terdificuldade na tramitação.
Composição

Nos bastidores é dado como certo que o PRB, que tem o vereador Eli Ribeiro, já está de malas prontas para a base governista. Caminho idêntico vem sendo cortejado junto à vereadora Gerusa Sampaio (PSD). Faz parte da bancada de oposição a vereadora Eremita Araujo (PDT) e Edvaldo Lima (PP).





Para Jonas qualquer militante pode ser candidato a governador da Bahia


Foto: Presidente do PT da Bahia Jonas Paulo

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, negouque o governador JaquesWagner (PT) tenhareduzido o número decandidatos à suasucessão no governo daBahia. Segundo ele, “nãoexiste possibilidade deisso ser decidido assimde uma hora pra outra”. Segundo ele, todos os 95 mil petistas filiados naBahia podem secandidatar ao governo do estado. “Tenho dialogadoconstantemente sobre esse assunto ”. (Raio Laser)




Vereador petista reafirma oposição a José Ronaldo na Câmara


Foto: Vereador Beldes Ramos (PT)

O vereador Beldes Ramos (PT) não tem perdido aoportunidade de dizer quesua bancada faráoposição ao governo JoséRonaldo de Carvalho,condição que o eleitoradode Feira de Santana lhecolocou em 7 de outubro. Em conversa com o site Bahia na Política, Beldesfez questão de dizer queapesar da sua posiçãopessoal em relação aoPoder Executivo o diálogocom as demais legendas que elegeram vereadores naoposição será de fundamental importância.




Hoje, 42 anos da primeira prisão da presidente Dilma Rousseff

Foto: da ficha de Dilma Rousseff no DOPS de São Paulo, tirada em janeiro de 1970

Uma série de prisões demilitantes conseguiucapturar José Olavo LeiteRibeiro, que encontrava-se três vezes por semanacom Dilma. Conforme orelato de Ribeiro, apósum dia de tortura, revelouo lugar onde seencontraria com outromilitante, em um bar naRua Augusta. Em 16 dejaneiro de 1970,obrigado a ir ao localacompanhado de policiaisdisfarçados, seu colegatambém foi capturado e,quando já se preparavampara deixar o local,Dilma, que não estavasendo esperada, logochegou. Percebendo quealgo estava errado, Dilma tentou sair do local sem sernotada. Desconfiados, os policiais a abordaram eencontraram-na armada. "Se não fosse a arma, é possívelque conseguisse escapar", ressalta Ribeiro.
Foi, então, levada para a Operação Bandeirante (Oban), no mesmo local onde cinco anos depois Vladimir Herzog perderia a vida. Teria sido torturada por vinte e dois dias com palmatória, socos, pau-de-arara, choques elétricos. Relatou Maria Luísa Belloque, uma companheira de cela: “ A Dilma levou choque até com fiação de carro, fora cadeira do dragão, pau-de-arara e choque por todo o corpo.” (Wikipédia)



Vereador evangélico faz reunião com assessoria


Foto: Vereador Edvaldo Lima (PP)

Já com sua assessoriaformada na CâmaraMunicipal de Feira de Santana, o vereador esegundo vice-presidenteda Mesa Diretiva EdvaldoLima (PP) já teve suaprimeira reunião com oscolaboradores. Na manhãde ontem atendeu seuseleitores com a novaequipe e disse que essaserá a rotina durante todo o recesso, que acaba dia 15 defevereiro.




Memorial Chico Pinto ainda não saiu do papel


Foto: Saudoso líder político nacional Francisco Pinto

Criada ainda no governoTarcízio Pimenta, acomissão responsávelpelo Memorial Francisco Pinto, que será feito emuma praça do centro dacidade (João Pedreira oudo Sapateiro), ainda nãosaiu do papel. Está nasmãos do governo JoséRonaldo a efetivaçãodesse projeto, quehomenageia um nome derelevância na conjunturapolítica de Feira de Santana.



Personalidades de Feira de Santana que fazem essa cidade crescer




Foto: Jornalistas Raul Alves e Sérgio Jones, poetaIdeilton Ramos, assessora parlamentar Liu e o agentefunerário Raimundo Dias.



Nova diretoria da OAB de Feira de Santana toma posse




A nova diretoria da OAB - Subseção de Feira de Santanatomou posse nesta terça-feira (15), em solenidade noFórum Desembargador Filinto Bastos. Assumiram cargospara o triênio o triênio 2013/2015 os advogados PedroMascarenhas, presidente; Carlos Guimarães, vice; LíviaFreitas, secretária geral; Mussolini Ferreira, secretáriogeral adjunto; e Marcus Weber, tesoureiro.
Ao transferir o cargo para Mascarenhas, o ex- presidenteOsvaldo Torres destacou, entre as conquistas da Ordem no triênio 2010/2012, a aprovação pela Assembleia Legislativa da Bahia do projeto de lei de autoria do Judiciário que equipara as principais comarcas do interior baiano à da capital. “Isso é um divisor de águas para a comarca de Feira de Santana”, frisou.




Feira precisa de uma grande maternidade pública


Foto: Deputado Estadual Carlos Geilson (PTN)

“Ou Feira de Santana temuma maternidade ampla emoderna, à altura domunicípio e damicrorregião, ou muitasgrávidas ainda vão viver ovexame e a falta derespeito na hora de dar àluz aos seus filhos”. Aafirmação é do deputadoestadual feirense CarlosGeilson (PTN), revelandoque, nos últimos 20 anos, o município não passoudos poucos mais de 150 leitos de obstetrícia parapacientes do SUS.
Campanha - Geilson, que é também radialista, estáconclamando os colegas de imprensa a fazer umacampanha em prol da construção de uma maternidadepública digna para Feira de Santana e região. Ele lembraque os problemas no atendimento são constantes e, sónos últimos oito dias, aconteceram mais três casos degrávidas batendo de porta em porta, tentando vaga paradar à luz.

O parlamentar destaca, ainda, que nos três hospitais da rede privada (Emec, São Matheus e Unimed), que não tem convênio com o SUS, o número de leitos, para todas as especialidades, não chega a 300.




Projeto proíbe venda de sprays de espuma usados no carnaval




A produção e a comercialização dos sprays de espumaartificial utilizados em festividades, como o carnaval,poderão ser proibidos em todo País. É o que determina oProjeto de Lei 4476/12, do deputado Júlio Campos (DEM-MT). Para o autor, as espumas expansíveis por aerossolnão trazem qualquer benefício à população; pelocontrário, põem em risco a saúde humana.
O autor afirma que a proibição já foi adotada preventivamente por diversos municípios brasileiros para proteger a saúde dos respectivos cidadãos. Entretanto, Campos ressalta que a medida não abrange determinadasespumas, como as de poliuretano, com ampla aplicação na indústria e na construção civil. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.



Secretaria de Saúde de Berimbau dá queixa na delegacia sobre sumiço de HD’s

A Secretária de Saúde do Município Orlandina juntamentecom prepostos da prefeitura deu queixa na Delegacia deConceição do Jacuípe sobre o sumiço de HD's,documentos e do Banco de Dados da Secretaria de Saúdede Conceição do Jacuípe.
A queixa foi dada nesta segunda-feira, 14 de janeiro de 2013. o Jacuípe Noticias fez matéria referindo a essesacontecimentos. As investigações sobre esses supostossumiço de dados e documentos cabe, a priori, a delegaciade Berimbau por crime contra o patrimônio público.



Prefeito mantém o Bolsa Família Municipal mas beneficiários terão que se recadastrar



A Prefeitura de SantoEstevão, através daSEMAS - Secretária deAssistência Socialinformou em nota àimprensa que o programaBolsa Família Municipalserá mantido, porém ospagamentos estãosuspensostemporariamente até a conclusão do recadastramento,que acontecerá do dia 1° a 28 de fevereiro.
De acordo com a Secretária Sued Abdon, "as famílias dasede devem dirigir-se à SEMAS. Para quem mora na regiãodo Sítio do Aragão, o recadastramento será feito no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, situada noSítio.

Com o recadastramento será possível a atualização de dados das famílias beneficiadas no sistema de gestão da Secretaria. O Bolsa Família Municipal é um programa de transferência de renda diretamente para as famílias para garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde. Mil famílias devem passar pelo recadastramento.



UFRB divulga edital para doação de terreno para a construção do campus


O deputado estadual e líder do governo na AssembleiaLegislativa da Bahia, Zé Neto (PT), comemorou adivulgação do edital para doação de terreno, que visa aconstrução do campus da Universidade da URFB em Feirade Santana.
O projeto, aprovado pelo Ministério da Educação ereferendado pelo Conselho Universitário da UFRB tem porobjetivo atender à população carente de estudantesdesse novo campus universitário; a necessidade deimplantação de um campo experimental visando darsuporte às atividades práticas curriculares dos cursos degraduação, bem como para atividades de pesquisa eextensão na área de Energia e Sustentabilidade dessenovo campus.

O edital, divulgado nesta segunda-feira (14), é voltadopara os interessados, no prazo de quinze dias úteis, acontar da divulgação do Edital, na doação de terreno paraa instalação do seu Campus Universitário em Feira de Santana.

Poderão participar pessoas físicas e jurídicas que estiverem habilitadas na forma disposta no edital; e Consórcios, grupos de empresas e/ou pessoas físicas, desde que satisfaçam as condições mínimas estabelecidas para o atendimento do objeto. As inscrições podem ser realizadas mediante remessa de proposta para a Comissão Especial de Licitação, à Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Campus Universitário, Cruz das Almas, Bahia.



Cartão de convocação do vestibular da Uefs está disponível na internet



A Universidade Estadualde Feira de Santana (Uefs) disponibilizou ocartão de convocação do vestibular 2013.1 (ProSel). O documento,que informa o endereçodo estabelecimento e asala em que o candidatofará as provas, pode seracessado no site www.uefs.br/portal, na seçãoProSel/Vestibular. É preciso que seja digitado o númerode inscrição ou o CPF do estudante.
As provas serão aplicadas de 27 a 29 de janeiro de 2013 (domingo a terça-feira), com inicio previsto para as 8h eduração de quatro horas. O vestibular será realizado no campus da Uefs e em estabelecimentos de ensino dediversos bairros de Feira de Santana.

O vestibular 2013.1 da Uefs inscreveu 14.453 candidatos que disputam 1.006 vagas distribuídas em 28 cursos, inclusive Medicina, Farmácia e Licenciatura em Música, que têm o processo seletivo realizado uma vez ao ano. O curso mais concorrido é o de Medicina, com 138,2 candidatos por vaga; o de menor concorrência é Licenciatura em Letras com Francês, com um candidato por vaga. A relação completa também está disponível na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário