Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Hoje no Bahia Notícias

Bonfim: ‘Libera o bicho’, diz Mangueira
por Evilásio Júnior / Bárbara Souza



Na sua 25ª participação na Lavagem do Bonfim, o vereador Alfredo Mangueira (PMDB) disse que “é importante” ter a participação da carroça com o jegue na festa porque “é a tradição e a cultura da Lavagem e não existe melhor do que o Senhor do Bonfim”, disse ao Bahia Notícias, ao completar: “Libera o bicho”. O edil disse ainda que na próxima semana, as lideranças da Câmara Municipal de Salvador se reúnem para discutir as mudanças na formação das comissões permanentes da Casa, que passou por uma renovação de mais de 50% na sua composição.

Bonfim: Lacerda e ônibus ainda estão parados; Vice irá vestida de baiana de acarajé
por Evilásio Júnior / Bárbara Souza


Foto: Evilásio Júnior

A movimentação em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio , onde acontece a missa que precedo o cortejo rumo à Colina Sagrada, ainda é pequena e poucos políticos marcam presença no local. A expectativa é grande em torno da chegada das autoridades política, especialmente do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e da vice-prefeita, Célia Sacramento (PV). Segundo fontes do Bahia Notícias, ela participará da Lavagem do Bonfim a caráter: vestida de baiana de acarajé. O acesso à imprensa ainda não foi liberado porque a equipe da Agecom ainda não chegou ao Comércio. As cabines do Elevador Lacerda ainda não entraram em operação e os ônibus que fazem o transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa também ainda não começaram a trafegar, ou seja, o percurso entre os dois pontos é feito a pé, via Ladeira da Montanha.

Primeira mulher a ocupar o cargo, Eliana Calmon assume presidência do STJ nesta quinta



Ministra do Superior Tribunal de Justiça, a baiana Eliana Calmon será a primeira mulher a assumir a presidência do STJ nesta quinta-feira (17). Ela ficará na função até o final de janeiro. Eliana, que é vice-presidente da Corte, substituirá o presidente Felix Fischer, que está de férias, informa o Correio Braziliense. Nesse período, Eliana Calmon também acumulará a diretoria-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Eliana Calmon é ministra do STJ desde de 1999 e vice-presidente desde novembro do ano passado. As férias coletivas dos ministros acabam em 1º de fevereiro, quando os trabalhos recomeçam.

Lula tem encontro com Haddad e dá diretrizes a seus secretários


Um dia depois de retornar de férias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou nesta quarta-feira (16) reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e parte do seu secretariado, e falou sobre o que espera do governo da capital paulista. Na mesa de reuniões do gabinete de Haddad, sentou-se por uma hora entre ele e a vice-prefeita, Nádia Campeão (PC do B). Onze dos principais secretários da administração petista ouviram diretrizes de Lula. "O presidente voltou de viagem, me ligou e pediu para nos encontrarmos. Eu o convidei para vir à prefeitura e ele se colocou à disposição", disse Haddad. Ele resumiu o encontro como uma "visita de cortesia". Com informações da Folha.

ACM Neto estreia em eventos populares como prefeito e 'batiza' secretário da Fazenda
por Evilásio Júnior


Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Se no lado estadual os holofotes ficarão fixados sobre os três pré-candidatos da base à sucessão do governador Jaques Wagner – que está na China –, os secretários Otto Alencar (Infraestrutura e vice-governador) e Rui Costa (Casa Civil), além do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, na ala da prefeitura de Salvador o bloco estará completo na Lavagem do Bonfim deste ano. O prefeito ACM Neto (DEM) estreará na festa – da qual nunca deixou de participar desde que iniciou na política – ao lado da maioria dos secretários municipais, inclusive o paulista Mauro Ricardo Costa, que se preparou até fisicamente para ser "batizado" em eventos populares da Bahia. O grupo, que terá ainda a presença de vereadores, deputados estaduais e federais, presidentes dos partidos aliados e demais lideranças – a exemplo de Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) e os irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima (PMDB) –, se concentrará a partir das 8h na Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. O início do desfile da ala de Neto no cortejo de 8km até a Colina Sagrada tem previsão de início às 9h. "Para mim, será uma emoção diferente, já que vou participar da primeira Lavagem do Bonfim como prefeito da capital que tanto amo e pela qual estou trabalhando muito para enfrentar os problemas e melhorar a cidade", afirmou o prefeito ao Bahia Notícias. De acordo com o democrata, a prefeitura tomou todas as providências para garantir uma festa "organizada, alegre e tranquila", por meio das pastas envolvidas diretamente nos preparativos da maior celebração religiosa do estado.

Candidatura de Neto nasceu no Bonfim, diz Azi; Lúcio compara Wagner a JH
por Bárbara Souza


Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Há dois anos, os partidos de oposição ao governo de Jaques Wagner (PT) marcharam juntos e posaram para fotos na Lavagem do Bonfim. Em 2012, o cenário foi outro. As lideranças do PSDB, por exemplo, não deram o ar da graça. Já os democratas cumpriram o ritual e percorreram os 8 km do percurso entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada, na Cidade Baixa, ao lado de populares. “Aliás, foi na Lavagem do Bonfim que o prefeito teve clareza da receptividade do povo”, confirmou ao Bahia Notícias o presidente do DEM na Bahia, deputado Paulo Azi. De acordo com o parlamentar, quando o então prefeiturável ACM Neto dizia, durante a campanha, que sua candidatura tinha nascido “das ruas”, ele se referia a esse episódio. “A expectativa é a de que os partidos parceiros estejam ao nosso lado”, afirmou Azi, ao informar que não houve combinação prévia entre as legendas de oposição no sentido de caminharem juntas. Questionado se a aproximação entre o prefeito ACM Neto e o governador Jaques Wagner diminuiria a intensidade do antagonismo entre os blocos oposicionista e governista, Azi ponderou que “a aproximação é administrativa e institucional” e a oposição se dá no plano ideológico. “Vamos caminhar com o prefeito”, antecipou ao BN o presidente estadual do PMDB, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, ao qualificar como “excelente” a expectativa para os festejos desta quinta-feira (17). O peemedebista criticou a ausência do governador Jaques Wagner na Lavagem. “Osmodus operandis dele (Wagner) e de João Henrique (PP) são muito parecidos”, comparou, ao se referir ao ex-prefeito de Salvador. Sobre o relato de Paulo Azi de que a receptividade a ACM Neto no ano passado teria sido decisiva para que ele resolvesse disputar a prefeitura de Salvador, Lúcio disse não poder endossar porque não caminhou ao lado dos democratas no último cortejo. “Naquele momento estava se discutindo a união das oposições. O que se via é que as oposições eram bem recebidas em função do desgaste do governo de JH e de Wagner. E a união se deu no segundo turno”, lembrou.

PRB, partido da Iurd, faz camisas e vai sair na Lavagem do Bonfim
por Aparecido Silva / Rodrigo Aguiar


Foto: Divulgação

O PRB deve desfilar sozinho durante a Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (17), segundo o deputado estadual e presidente da legenda na Bahia, Sidelvan Nóbrega. O parlamentar havia informado à reportagem do Bahia Notícias que a decisão do partido sobre com quem sairia seria tomada em reunião com integrantes da sigla, mas na noite desta quarta (16) afirmou que não foi possível devido a ausência dos vereadores Luiz Carlos, que viajou para visitar familiares, e Tia Eron, também em viagem. “A minha opinião é de que, se tiver que sair amanhã, que saia sozinho”, enfatizou o deputado, que preferiu não problematizar a possibilidade de sair no desfile com a base governista do estado, da qual a legenda faz parte, ou com a base do prefeito ACM Neto. “Acho que a Lavagem não deve ser usada como palanque político. Acima de qualquer partido está a Bahia, não é o momento de criar animosidade entre partidos”, disse. Perguntado se poderia haver situação desconfortável pelo fato de o PRB apoiar os governos estadual e municipal, o parlamentar contou que não vê problema. “Isso é muito tranquilo [postura do partido], porque o PMDB é base do governo federal e oposição no estado”, comparou. "Já estamos aqui até com as camisas. Amanhã estaremos lá", concluiu Nóbrega. No ano passado, o partido da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) não desfilou no cortejo que tem início na Igreja da Conceição da Praia e vai até a Colina Sagrada.

Lavagem do Bonfim deverá expor caráter duplo do PR
por Rodrigo Aguiar


Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A Lavagem do Bonfim poderá expor nesta quinta-feira (17) uma situação no mínimo estranha do PR, devido à postura dupla do partido. Enquanto o presidente estadual da legenda, o ex-senador César Borges, se aproximou do governador Jaques Wagner, após ganhar um cargo no Banco do Brasil, metade da bancada da sigla na Assembleia Legislativa da Bahia tem ligações próximas com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). O gestor conta, inclusive, com Maurício Trindade, também integrante do PR, como um dos seus secretários. “Vou participar, sim [com ACM Neto]. Depois, vamos para uma feijoada no abrigo Dom Pedro II”, afirmou ao Bahia Notícias o titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Sobre Borges – com quem tem travado uma batalha há bastante tempo – Trindade disse não saber a programação do ex-senador. “Ele sempre esteve presente. Se estiver em Salvador, deve ir”, apostou. A reportagem não conseguiu falar com Borges, mas foi informada pelo partido que ele estava em Brasília. O deputado Sandro Régis, que já entrou na Justiça para deixar o PR, também estará com o democrata. “Vou ao lado de meu prefeito. Elmar [Nascimento] também deve ir. Reinaldo Filho com certeza vai”, apostou, em referência ao diretor de Descentralização Administrativa da Prefeitura, Reinaldo Braga Filho. Tido como governista na AL-BA, seu pai, o deputado Reinaldo Braga, disse que não vai ao cortejo. “Estou em São Paulo há cinco dias”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário