Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Hoje no Bahia Notícias


PGR pede abertura de inquérito contra Renan Calheiros no STF


A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a instauração de inquérito para apurar a conduta do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cotado para suceder José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa. O peemedebista é suspeito de cometer um crime ambiental. Ele teria ordenado a pavimentação de uma estrada de 700 metros dentro de uma reserva ambiental por meio de sua empresa, a Agropecuária Alagoas. Sua assessoria de imprensa disse que o parlamentar não comentaria as suspeitas. O pedido para investigar Calheiros foi encaminhado ao STF por ele ter prerrogativa de foro privilegiado como senador. O processo foi distribuído no último dia 2 ao gabinete da ministra Cármen Lúcia, mas a magistrada ainda não analisou o caso em função do recesso do Judiciário. Ela deve formalizar a abertura do inquérito no retorno das férias. Informações do G1.


Ala do PPS não quer Serra no partido para disputar Presidência da República


Uma ala do PPS não vê com bons olhos a possibilidade do tucano José Serra entrar para o partido e disputar a Presidência da República pela legenda, apesar do presidente da sigla, o deputado Roberto Freire, declarar que receberia o ex-governador de São Paulo “de braços abertos” caso ele queira se filiar ao partido. “O Serra é um retrocesso do ponto de vista de uma política inovadora que o PPS está buscando”, defendeu o vereador de São Paulo Ricardo Young, para quem o tucano representa a “velha política”. Ex-integrante do PV e ligado ao Movimento da Nova Política, da ex-senadora Marina Silva (sem partido), Young defende que o PPS coligue com um eventual novo partido de Marina ou participe da criação de uma nova sigla que agregue o grupo dela. “O Serra acabou de sair de uma disputa presidencial. Não teria sentido ele ser preterido no PSDB e virar candidato do PPS”, afirmou o deputado federal Arnaldo Jordy (PA). “Não há um projeto presidencial para o Serra dentro do partido”, disse o vereador de Recife e ex-deputado Raul Jungmann (PE). Informações da Folha.


Prefeito de Utinga pede instalação de companhia da PM na cidade

O prefeito de Utinga, Alberto Muniz (PSD), pediu nesta quinta-feira (10) a instalação de uma unidade da Companhia Independente de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) da Polícia Militar no município, após mais um assalto a uma agência bancária da cidade. Acompanhado pelo deputado federal José Carlos Araújo, o gestor foi recebido em audiência pelo vice-governador Otto Alencar, presidente estadual do PSD e secretário de Infraestrutura. “A instalação dessa base da CAESA em Utinga é mais do que necessária já que a cidade tem sido um alvo constante dos bandidos”, opinou o parlamentar. De acordo com ele, a instalação da base policial também beneficiaria outros municípios da região da Chapada Diamantina, como Lajedinho, Bonito, Rui Barbosa e Wagner, alvos frequentes da ação de bandidos.


Policial militar é morto a tiros em Miguel Calmon

Um policial militar foi morto a tiros nesta quinta-feira (10), no município de Miguel Calmon, de acordo com o 4º Pelotão da Polícia Militar, que atua na cidade. Identificado apenas como Ubiratan, o policial tinha cerca de 30 anos, era lotado na 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (Jacobina), mas vivia em Miguel Calmon e não estava a trabalho quando foi atacado. Testemunhas relataram que a vítima estava sentada em frente a uma lanchonete na Avenida João Shagun, no centro da cidade, quando os autores do atentado atiraram nele, de dentro de um carro. Duas mulheres que estavam próximas ao local também foram alvejadas de raspão: uma na mão e a outra na virilha. O corpo de Ubiratan foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina. O delegado titular da cidade, Tarcísio Túlio, assume a investigação nesta sexta (11). Informações do Correio.


Com Wagner na China, Otto, Rui Costa e Nilo puxam bloco do governo no Bonfim

por Evilásio Júnior


Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A ausência do governador Jaques Wagner na Lavagem do Bonfim 2013 – primeira vez desde que assumiu o Estado –, na próxima quinta-feira (17), desviará os holofotes para três pré-candidatos da base em 2014: o vice Otto Alencar (PSD), o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT). Apesar do destaque inevitável que terão no evento, o trio puxador do bloco governista negou, em entrevista ao Bahia Notícias, que usará o corpo-a-corpo com o povo para testar a popularidade. "Quando o governador viaja, sou sempre muito discreto. Ele vai viajar e eu vou ter que representá-lo na lavagem, que é uma coisa que os baianos fazem e eu também faço todos os anos, com muito prazer", esquivou-se Otto. "O vice está aí. O holofote vai para o vice-governador [risos]. Bonfim não passa por isso [campanha] não. Esse ano não é tom eleitoral. Eleição é ano que vem", escapou Rui Costa. "Eu não perco um ano, mas não para fazer campanha. Meu estilo é trabalhar na base", evadiu-se Nilo. Além do chefe do Executivo, outros possíveis postulantes à sucessão, o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli – integrante da comitiva oficial à China, segundo sua assessoria – e o senador Walter Pinheiro (PT) também ficarão de fora da maior festa religiosa baiana. "Não tenho nenhum problema, mas nunca nem fui ao Bonfim", argumentou Pinheiro, que é evangélico, em conversa com o BN. Wagner embarca para a Ásia, em missão de trabalho, na próxima segunda (14) para tentar atrair mais duas indústrias automobilísticas chinesas para a Bahia. Na sua última participação em uma celebração popular, o fatídico 2 de Julho do ano passado, ele foi hostilizado em todo o trajeto e chegou a ser agredido por um manifestante. Na época, os professores da rede estadual de ensino estavam em greve.


Por indicação de Otto, Paulo Magalhães Jr. assume cargo na Agerba

por David Mendes


Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Sem um desempenho satisfatório nas urnas no pleito de outubro último, o que garantiria o seu terceiro mandato como vereador de Salvador, Paulo Magalhães Jr. (PSC) deixou o Legislativo soteropolitano no final de dezembro, mas, a partir desta sexta-feira (11), já tem uma nova ocupação. O político, que é formado em Administração de Empresas, será integrado aos quadros da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), vinculada à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O cargo no Executivo baiano é o de diretor de Tarifas do Departamento de Tarifas e Pesquisas Sócioeconômicas. O setor é comandado atualmente pelo diretor geral Cássio Moreti Carneiro. “Estou me interando para conhecer e enfrentar esse novo desafio, junto com Dr. Otto [Alencar], para impulsionar a Agerba e ajudar o governo a prestar um serviço cada vez melhor”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias. Conforme apurou o BN, a sua indicação foi uma escolha pessoal do vice-governador e chefe da Seinfra, Otto Alencar (PSD), que justificou a indicação por ser “um jovem bom quadro técnico”. Questionado se a sua escolha já visa 2014, Magalhães Jr. negou já ter tido qualquer conversa sobre o assunto com o seu novo padrinho. “A relação com Dr. Otto é muito maior do que apenas uma relação de partido. É uma relação de amizade e confiança. E a maior demonstração disso é essa confiança e oportunidade que ele está depositando em mim”, declarou, sobre a relação do vice-governador com o seu pai, o deputado federal Paulo Magalhães, que entrou no PSD após deixar o DEM.



Segundo o social-cristão, a participação na Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara, que tratava de questões relacionadas ao transporte urbano na capital baiana, ajudará no seu desempenho à frente do cargo. "Eu tive a oportunidade como vereador de Salvador de participar de todos os estudos que foram feitos na época do reajuste de tarifas. Não é uma novidade. É um assunto que a gente já conhece e sabe que requer muita atenção, com estudos minuciosos e bastante cuidado para que seja uma coisa dentro da razoabilidade. (...) É uma área delicada, porque ninguém gosta de aumento de tarifa. Então, tudo terá que ser analisado com cuidado", previu.


'Já existe uma lei de cotas para o serviço público municipal', diz Gilmar

por Bárbara Affonso


Foto: Max Haack/ Ag.Haack/ Bahia Notícias

O líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, Gilmar Santiago (PT), comentou nesta quinta-feira (10) o decreto assinado pelo prefeito ACM Neto (DEM) para implantar um programa de cotas no serviço público municipal. Em entrevista ao Bahia Notícias, o vereador lembrou que já existe um projeto, aprovado pela Casa em 2011, que cria a reserva de 30% das vagas de concursos públicos municipais para afrodescendentes. "Inicialmente, o texto, de minha autoria, foi vetado pelo então prefeito João Henrique. Mas a pressão da sociedade foi tão grande, que foi enviado logo depois um projeto semelhante pelo Executivo, aprovado no dia 18 de novembro de 2011, já sancionado pelo prefeito, que precisa apenas de regulamentação para ser executado", informou. Gilmar não questiona o decreto de Neto, já que, para ele, "todas as iniciativas de criar políticas públicas para a população negra são positivas", mas destaca que não é necessário voltar à estaca zero. "É uma gestão nova na Secretaria da Reparação, talvez querendo demarcar espaço na questão racial, já que existe um ambiente politico no pais indicando que a inclusão é o caminho mais eficiente de políticas públicas para qualquer gestão. Mas, regulamentar a lei aprovada já é uma boa iniciativa", afirmou.


Ilha dos Frades: Pescadores protestam contra obras da Petrobras

por Aparecido Silva


Foto: Divulgação

Os pescadores e as marisqueiras da Ilha dos Frades, em Salvador, preparam uma manifestação marítima a ser realizada na próxima segunda-feira (14), a partir das 7h, na Ponta de Nossa Senhora. O motivo é a construção de uma plataforma marítima para o Terminal de Regaseificação GNL da Petrobras. Os moradores pretendem reunir 200 embarcações no protesto, cujo objetivo maior é abrir um canal de diálogo com petrolífera para buscar compensações e contrapartidas para as ilhas da Baía de Todos-os-Santos. De acordo com Antonio Jorge Teixeira dos Santos, presidente da Colônia Z3, da Ilha de Bom Jesus dos Passos, e membro do Fórum da Pesca da Bahia, a extração artesanal tem sido prejudicada com a construção do terminal. “Os barcos que trabalham na obra trafegam em alta velocidade, passam e viram os menores, levantam ondas que atrapalham o trabalho das marisqueiras, principalmente as que trabalham à noite”, relatou. “Teve gente que perdeu rede e todos os apetrechos de pesca porque eles não respeitam nada nem ninguém”, contou Teixeira dos Santos, ao informar ainda que a Petrobras fez audiências e nenhum pescador concordou com os termos. “Ninguém assinou a ata de reunião, mas mesmo assim eles estão construindo o terminal, acabando com tudo, sem oferecer nenhum programa que garanta a sustentabilidade das atividades dos pescadores e marisqueiras”, denunciou. “Queremos que eles façam um programa de sustentabilidade para as atividades da pesca artesanal e ofereçam contrapartidas para requalificação e melhorias para as ilhas de Bom Jesus dos Passos, Frades e Maré”, reivindicou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário