Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 18 de abril de 2011

MST ocupa fazendas em 17 Estados para marcar Abril Vermelho

Desde o início de abril, mais de 70 latifúndios em 17 Estados foram ocupados por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. As ações fazem parte do Abril Vermelho que o MST realiza todos os anos para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás. Há 15 anos, 19 sem-terra mortos em uma estrada no Pará e até hoje os dois condenados continuam em liberdade. O MST diz que 100 mil trabalhadores rurais participam das ocupações. Na semana passada, dirigentes do MST se encontraram com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Os trabalhadores também se reuniram com os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Brasil ganha 11 milhões de pessoas com excesso de peso em 5 anos

O Brasil engordou nos últimos e os novos dados apresentados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, dia 18 de abril, mostram que hoje quase metade da população está com o excesso de peso. A pesquisa que monitora os fatores de risco em todas as capitais e no Distrito Federal, chamada de Vigitel, mostra que 48% das pessoas estão com sobrepeso, situação que ocorre quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior do que 25 – para calcular o seu IMC é só dividir o peso pela altura ao quadrado. Em 2006, primeiro ano em que o estudo federal foi realizado, a taxa de pessoas que viviam com os quilos extras era de 42%. O aumento indica que, nestes cinco anos, o País ganhou 11 milhões de pessoas que convivem com os ponteiros da balança acima do limite considerado normal, uma situação que põe em risco a saúde.

Brasil deve olhar com cuidado normas para controle de capital, diz Meirelles


Henrique Meirelles
O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles afirmou nesta segunda-feira, que o Brasil deve olhar “com cuidado” normas que possam vir a ser que adotadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no que se refere ao uso de controle de capitais. Ele reconheceu que o papel do FMI vem “mudando substancialmente” e que o debate é importante, mas lembrou que o País tem feito sua lição de casa. “O Brasil tem de olhar com muito cuidado medidas que possam diminuir capacidade do País de se proteger contra os desequilíbrios. É um debate válido, mas o Brasil vai deixar claramente sua posição”, afirmou a jornalistas, após palestra no “2011 Brazil Summit”, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, com apoio da Agência Estado, em Nova York.

Governo quer usar extrativismo contra pobreza extrema

Com um laptop sempre à mão, o presidente do Conselho Nacional de Populações Extrativistas da Amazônia, o ex-seringueiro Manoel Cunha, não tem dúvida sobre se é possível viver da floresta sem derrubá-la. – Dá sim, as famílias vivem bem e aprendem que não podem sair daqui. Ele é um dos moradores da reserva do Médio Juruá, que explora sobretudo produtos não madeireiros, como a castanha do Pará, o açaí e o óleo da andiroba. O pesquisador Paulo Amaral, do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), estima que o extrativismo empregue na Amazônia 1,5 milhão de pessoas, que buscam legalizar sua produção, competir com a atividade ilegal e ter acesso a mercados. As estatísticas são muito frágeis.

Codesal recebe cinco solicitações de emergência

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou boletim da Operação Chuva, nesta segunda-feira. O órgão recebeu, até as 11h21, cinco solicitações de emergência. Foram duas ameaças de desabamento de móvel, uma ameaça de deslizamento de terra, uma avaliação de imóvel alagado e uma orientação técnica. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário