Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Antes da festa, cúpula do PT se reúne para substituir dirigentes

Antes da festa marcada para comemorar os seus 31 anos de fundação, o PT reúne nesta quinta-feira sua cúpula para mudanças na direção do partido. Como alguns dirigentes assumiram cargos no governo federal, terão que deixar o posto no partido e dar lugar a aliados na Executiva. O órgão, composto por 21 membros, é uma espécie de poder executivo do partido, que cumpre as ordens aprovadas pelo Diretório, instância “legislativa” da legenda, com mais de 80 membros eleitos pelos filiados. No encontro de hoje, deverão deixar a Executiva o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, hoje secretário-geral nacional da legenda, e a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Iriny Lopes, secretária de relações internacionais do PT. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, apenas muda de cargo: sai da vice-presidência da Executiva e assume como representante do Senado no órgão, que tem assento privativo. As trocas serão feitas por votação e a tendência é que sigam divisões internas do PT, formado por várias correntes. 

Estudantes bloqueiam o Dique em protesto contra aumento de tarifa de ônibus


Estudantes fecham a pista a cada cinco minutos
Estudantes do movimento “Exu Tranca Ruas” ou “Revolta do Buzu 2011″ bloqueiam o trânsito, na região do Dique do Tororó, nesta quinta-feira, em protesto contra o reajuste da tarifa de ônibus, que no mês de janeiro passou de R$ 2,30 para R$ 2,50. O grupo fecha a pista a cada cinco minutos, liberando a passagem dos carros em seguida. Os ônibus, no entanto, não são lilberados e fazem uma longa fila na região. Diferentemente do que aconteceu em mobilizações anteriores, populares reclamam da ação dos estudantes e demonstram insatisfação. “Isso é uma falta de respeito, fui pego de surpresa. Não vai adiantar nada e a reivindicação não é válida”, reclamou o motorista Gilberto Alves, que estava em carro próprio, preso no congestionamento. Várias pessoas resolveram descer dos ônibus e seguir a pé. Algumas consideram o movimento justo, mas discordam da ação no Dique dizendo que os estudantes deveriam protestar em frente à prefeitura de Salvador.

Polícia confirma que bebê morto em Ilhéus sofreu violência sexual

A delegada Ângela Regina Lopes de Ilhéus, no sul da Bahia, confirmou na manhã desta quinta-feira, que o Departamento de Polícia Técnica da região, mesmo com o laudo ainda não tendo sido divulgado, afirmou que a menina de um ano que morreu no sábado, sofreu abuso sexual. Shauana Araújo de Jesus foi deixada no hospital pela mãe. Quando as enfermeiras foram colocar uma sonda, descobriram que o ânus da criança estava dilacerado. Ainda de acordo com a delegada, os seis médicos que prestariam depoimento hoje não compareceram. “Os médicos que poderiam ter atendido o bebê não vieram. Acho que por terem sido muitos médicos chamados, acabou que teve essa ausência. Mas já conversei com o diretor do hospital e teremos de chamar um a um em dias diferentes”, informou.

Senado acaba com contratos de emergência firmados sem licitação

A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta quinta-feira acabar com os contratos de emergência firmados pela Casa sem licitação. Em uma tentativa de moralizar a instituição depois da crise ética que atingiu o Senado em 2009, a nova Mesa Diretora eleita na semana passada tomou medidas para reduzir gastos. O comando também extinguiu as horas extras pagas aos diretores do Senado, como anunciado por José Sarney (PMDB-AP). A Casa não sabe informar a quantidade de cargos atingidos pela medida, nem a economia que será provocada com a mudança. “Em todos os níveis de direção está cortada a possibilidade de hora extra. Isso está sendo levantado. Economia não se pode dizer porque hora extra é o que vai acontecer. Mas o importante é a determinação de serem cortados”, disse o primeiro-secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDB-PB).

Secretário e delegado-chefe mudam cerca de 10 chefias na Polícia Civil na esperança de melhorar operação


Secretário Maurício Barbosa
Com o aval do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o novo delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge Oliveira, promoveu no Diário Oficial de hoje uma verdadeira chacoalhada na estrutura da instituição, mudando quadros de cerca de 10 chefias. Na prática, Oliveira substituiu os chamados cardeais da Polícia Civil por gente mais jovem, de sua própria geração, ou mais sintonizada com os novos tempos que, junto com Barbosa, pretende imprimir na polícia baiana.
Os delegados que mudaram de função ou perderam cargos de direção não foram surpreendidos com as mudanças. Antes das alterações, o delegado-chefe teria comunicado diretamente a cada um deles sobre o projeto que as justifica, recebendo apoio da grande maioria. As decisões da cúpula da SSP mostram que na gestão anterior muito pouca gente havia sido transferida de posição na estrutura da secretaria de Segurança Pública com relação ao governo passado, o que, num certo sentido, serviu para garantir a estabilidade na instituição.
Agora, com as exigências novas que se colocam, principalmente com relação ao enfrentamento do crime organizado, que parece não dá trégua aqui, como em outras partes do país, as mudanças são alvissareiras e indicam, no mínimo, que há forte interesse em mudar o status quo que tanto apavora a população, uma sinalização clara, diga-se de passagem, oferecida pelo próprio governador Jaques Wagner (PT), com a nomeação do novo comando da SSP no bojo da reforma de seu secretariado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário