Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Caminhões de combate a incêndio reforçam capacidade de aeroportos baianos

 
Elói Corrêa/SECOM
Entrega de caminhões de combate a incêndio para atender aeroportos do interior
Os aeroportos de Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana ganharam caminhões de combate a incêndio do tipo Ataque Principal 2 (AP2), que armazenam seis mil litros de água e mil litros de líquido gerador de espuma (LGE). Eles foram entregues nesta segunda-feira (15) pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, na sede da Seinfra, em Salvador.
Com os novos caminhões, os aeroportos passam a ter condições de receber aeronaves de maior porte, aumentando a capacidade da aviação regional na Bahia. “O governo vem atuando para atender ao aumento da demanda por voos regionais na Bahia. Nesse caso, com equipamentos exigidos para que as aeronaves maiores possam pousar com segurança”, disse Alencar.
A compra dos caminhões também vai beneficiar as cidades de Valença, Teixeira de Freitas e Lençóis, que devem receber os caminhões de menor porte que eram usados em Barreiras e Vitória da Conquista. “Com isso vamos ter condições de abrir voos regulares para Valença e atender melhor à demanda gerada em todas essas regiões”, afirmou o vice-governador e secretário de Infraestrutura.
O investimento total foi de R$ 4,5 milhões. Os caminhões têm as especificações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e são preparados para deixar as bases e chegar ao local do incêndio em, no máximo, três minutos. Eles possuem canhões de água e espuma em cima e embaixo, e todo o controle é computadorizado.
“Os jatos atingem uma distância de até 60 metros com o canhão central e podem despejar cinco mil litros de água em um minuto. Os caminhões usam tecnologia francesa, mas foram fabricados no Brasil”, explicou o diretor-geral do Derba, Saulo Pontes.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dalton Barbosa, destacou a modernidade e o fato de os caminhões possuírem tanque de LGE. “A espuma abafa e resfria, ajudando muito no combate ao incêndio. Isso garante as condições exigidas para o combate a incidentes nos aeroportos”.

Pioneirismo
Com 79 aeródromos, a Bahia é o primeiro estado do Brasil a apresentar um plano de desenvolvimento aeroportuário. A iniciativa tem o reconhecimento da Anac e vai fortalecer o setor de transporte aéreo baiano, de acordo com o diretor de Infraestrutura da agência, Rubens Vieira.
Segundo ele, é um marco histórico da Bahia, que sai na frente. “O setor aéreo precisa de planejamento e tenho certeza que isso mostra a boa intenção de fazer um projeto consistente e integrar o estado pelo modal aéreo, significando mais empregos e desenvolvimento”.
NoticiasdaBahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário