Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Professores da FTC Feira publicam artigo sobre o tema


“Processo de implementação do SUS:Uma Análise das Dificuldades”Este é o tema do artigo de autoria dos professores da FTC FeiraHayana Leal Barbosacoordenadora do curso de EnfermagemTécia Maria Santos Carneiro e Cordeiro, Carmen Lieta Ressurreição dos Santos e Vamberto Ferreira Miranda Filhopublicado na Revista  Texturada Faculdade Maria Milza (Famam), Cruz das Almas.
 De acordo com Hayana Barbosatrata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa,  com o objetivo de analisar  as dificuldades para implementação do Sistema Único de Saúde (SUScomo sistema de saúde brasileiro.
 
As fontes de análise constituíram os artigos publicados no período de 1994 a 2010, com abordagem do tema em estudo. A amostra é composta de 12 artigosobservados segundo as técnicas de Análise de Conteúdo de Laurence Bardinprofessora-assistente de Psicologia na Universidade  Paris V.
 
Os  resultados do estudo indicam  as  dificuldades  no  processo  de  implementação  do SUS, a exemplo do  descumprimento  dos  princípios  e diretrizes, o subfinanciamento, as desigualdades sociais, raciais e no acesso aos serviços de saúde, o mix público  / privado, problemas de gestão, o não cumprimento da Constituição Federal de 1988 e as Leis Orgânicas de Saúde, além dos problemas com os  recursos humanos e materiais.
 
Desse modo, conclui-se que o SUS avançou pouco em  relação ao processo de implementação  e  necessita  superar  os  desafios  que  constituem  as  dificuldades  para  melhorar  os  serviços prestados à saúde da população brasileira.
BlogdoJairOnofre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário