Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bahia é o estado que mais denuncia abusos sexuais no país

A Bahia é o estado que mais registra denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes através do Disque 100, revelam dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). No entanto, para a promotora de Justiça Marcia Guedes, o número não indica que o Estado tenha mais ocorrências que outros, e sim que a população tem recorrido aos órgãos competentes com mais frequência.


Segundo ela, o índice também é parte do resultado das campanhas publicitárias do Ministério Público, realizadas com artistas consagrados para a população baiana, a exemplo de Ivete Sangalo e Claudia Leitte.

A promotora informa ainda que, em Salvador, das 5.757 denúncias de violência sexual registradas na Derca (Delegacia Especializada em Crime Contra Criança Adolescente) de 2008 a 30 de março de 2011, apenas 479 foram apuradas. Deste total, apenas 56 procedimentos foram finalizados. Diante do cenário, ela reforça que há necessidade de estruturação das delegacias e das políticas de acompanhamento para que os agressores não fiquem impunes.

Nesta quarta-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em todo o país. Vítimas e familiares podem relatar os casos através do Disque 100, pertencente à SEDH.

O "Seminário 18 de Maio. Esquecer é permitir. Lembrar é Combater" está sendo realizado pelo Ministério Público da Bahia, no auditório da sede da instituição, no bairro de Nazaré.

Atendimento

Em Salvador, vítimas e familiares de abuso sexual podem recorrer ao Projeto Viver, que oferece atendimento semanal de assistência social, jurídica, psicológica, além de atendimento médico. De acordo com Débora Cohim, diretoria da entidade, a maioria das pessoas atendidas são mulheres de classe socioeconômica desfavorecida. "Isto não significa que elas vivenciam mais. É porque existe uma cultura no país de que quem procura serviço público são estas pessoas. Temos vítimas da classe média, porém em números muito menores", informa.

O projeto Viver está localizado na Avenida Centenário, s/n, prédio do Instituto Médico Legal, em Salvador ou na rua Doutor Almeida, s/n, na praça Pôr do Sol, no bairro do Periperi. O telefone para contato é (71) 3117-6700 ou (71) 3117-6702.






Ex-presidente da Gregório de Mattos critica MEC por causa de livro “com erros”

O ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos, o escritor Antônio Lins, criticou o Ministério da Educação (MEC) por causa do episódio do livro que defenderia erros gramaticais, utilizados na língua oral, dizendo que não se deve utilizar os conceitos de certo e errado, mas sim, de adequado e inadequado. “Corrigir o certo é preconceito, segundo ele (o ministro Fernando Haddad). O pior e mais grave é que o livro publicado pelo MEC que adimite erro de português não é uma obra de linguistíca, mas uma publicação pedagógica. É o fim do mundo!!! O livro foi escrito para o professor de português ensinar a ler e escrever corretamente. Como o nosso País tem um padrão de ensino muito baixo, o MEC deveria ter o mínimo de responsabilidade na escolha dos livros didáticos. O que esse governo está praticando é crime contra a Educação!!, de uma irresponsabilidade sem precedente, canalhice pura”, afirmou


Brasil tem mais de 30 mil crianças vivendo em abrigos

Atualmente, mais de 30 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos ou estabelecimentos mantidos por ONGs (organizações não-governamentais), igrejas ou outras instituições no Brasil. Os números são do CNCA (Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos), instituído pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em outubro de 2009 para reunir informações sobre crianças e jovens que, por alguma razão, deixaram de conviver com suas famílias. Ao todo, de acordo com o cadastro, 1.876 entidades espalhadas por todo o país acolhem um total de 30.546 crianças. São Paulo é o Estado com o maior número de unidades de abrigo: 346, que oferecem 6.509 vagas. Em seguida, vem Minas Gerais, com 314 estabelecimentos e um total de 5.611 vagas disponíveis. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição apenas em relação ao número de vagas disponíveis: são 2.754 no total, distribuídas por 158 abrigos.


Falta clareza ao Código de Conduta do governo

O entendimento básico da Comissão de Ética é que as autoridades, para não levantarem dúvidas sobre as atividades exercidas, devem evitar conflitos de interesses reais ou aparentes. É dentro desse contexto que a comissão recomenda que os ministros não tenham empresas de consultoria. A recomendação é clara, mas o Código de Conduta da Alta Administração Federal não é explícito sobre a proibição. Por isso, anteontem, o presidente da Comissão de Ética, Sepúlveda Pertence, após dar por encerrada qualquer nova discussão em relação à empresa do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, acrescentou que o ministro havia sido orientado a mudar a referência da consultoria. Ele disse que “uma consultoria pode tudo”, o que causa conflito de interesses.


Assembleia Legislativa e Museu Eugênio Teixeira Leal lançam 3º volume da coleção Memória da Bahia

A Assembleia Legislativa e o Museu Eugênio Teixeira Leal lançam o 3º volume da coleção Memória da Bahia, hoje, a partir das 16h30, no espaço Versátil do Ondina Apart Hotel. Trata-se da publicação em livro do ciclo de palestras organizado pelo professor José Calazans entre 1985 e 1995, no Museu. O livro agora lançado enfoca os temas Economia, Comércio e Finanças da Bahia e Política, foi prefaciado pelo presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro, e contém 24 textos extraídos de palestras proferidas por empresários, historiadores, escritores, economistas e acadêmicos – personalidades como Ruy Simões, Thales de Azevêdo, Renato Berbert de Castro, Cláudio Veiga, Norberto Odebrecht, Consuelo Pondé de Sena, Kátia Mattoso, Ronald Lobato, Mário Calmon, Ary Guimarães, Luís Henrique Dias Tavares, Josaphat Marinho, Wilson Lins e Renan Baleeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário