Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 27 de julho de 2010

Reuniões para criação de Instâncias de Governanças mobilizam municípios turísticos do Maranhão


Depois do Pólo São Luís e Chapada das Mesas, agora, os pólos Munim e Lençóis se organizam para a criação das Instancias de Governanças. No Pólo Munim, a reunião de sensibilização para a institucionalização foi realizada, nesta segunda-feira (26), no município de Icatu, distante 110 km de São Luís. Contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-Ma), gestores municipais que compõem o pólo turístico, trade local, além de representantes da sociedade civil.
         De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, os 10 pólos turísticos do Maranhão estão em processo de criação de sua instância. “A criação das instâncias é fundamental para a integração dos setores envolvidos nas atividades turísticas. É a partir das instâncias que os pólos devem criar condições para o desenvolvimento de atividades de forma planejada”, explicou.
         Segundo Palácio, até o final de agosto, serão realizados workshop de roterização para os profissionais do turismo nos pólos Munim e Lençóis. “Estamos trabalhando todo o percurso que vai desde o Munim até os Lençóis de forma a estimular o turismo em todo este corredor”.  
         O objetivo das Instancias de Governanças é desenvolver o turismo de forma articulada, criando ambientes favoráveis para discussões políticas, sociais, econômicas e ambientais.
         Os trabalhos fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que integram o Projeto de Constituição da Instância de Governança dos Pólos Munim e Lençóis, o que fomenta e fortalece os setores do trade turístico dentro de uma visão empreendedora, sistemática e ampla ao alcance regional.
         De acordo com a diretora de Turismo do e Icatu, Michele Santos, a criação da instancia deve cooperar no sentido de todos os governos se voltarem às necessidades do turismo.  “Estamos empenhados para acelerar o processo da criação, e partir daí, juntos, criarmos mecanismos sustentáveis e viáveis para o desenvolvimento de todo o pólo” afirmou.

         A Instância
         A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e de empresários dos municípios das regiões turísticas. Tem o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional. Podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário